Descrição de chapéu Bradesco

Inovação é prioridade no Grupo Bradesco Seguros

Grupo estimula e busca parceiros estratégicos na criação de novos produtos, serviços e soluções

Inovação é prioridade no Grupo Bradesco Seguros
Inovação é prioridade no Grupo Bradesco Seguros - Divulgação

No cotidiano das empresas, não basta ter uma ideia. É preciso desenvolvê-la, dar suporte desde a criação até a implementação. Nessa jornada, deve-se buscar parceiros estratégicos para fazer frente aos novos desafios.

Por isso, o Grupo Bradesco Seguros segue investindo em inovação e tecnologia. Tanto que, em 2023, a previsão é manter sólidos investimentos em ambas as áreas.

Em razão do papel de vanguarda que desempenha no mercado de seguros, o desafio de inovar em todas as frentes é ainda maior, e por isso, faz parte da estratégia do grupo trabalhar com o conceito de Inovação Aberta.

Essa ideia foi criada por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley (EUA). A inovação é aberta porque, diferentemente do método tradicional, inclui agentes de fora da empresa como parceiros na criação de novos produtos, serviços e soluções.

Trata-se, portanto, de uma mudança cultural por parte das empresas de ponta, que passam a usar conhecimentos internos e externos como forma de acelerar a inovação e dinamizar diferentes entregas que podem ser realizadas por meio de parcerias.

A Inovação Aberta gera ganhos de tempo e recursos para as empresas. Por exemplo, ainda que a empresa seja a capaz de desenvolver um produto ou ferramenta internamente, ela reduz o custo e o tempo de implantação caso sejam feitas parcerias mais focadas no que se deseja. Tal dinâmica se torna fundamental diante do cenário de rápida e constante evolução do mercado.

"No Grupo Bradesco Seguros contamos com um time de inovação que monitora e prospecta o mercado nacional e internacional de inovação, buscando empresas que estejam desenvolvendo produtos e serviços que possam contribuir com o nosso negócio", afirma Fabio Dragone, diretor de Inovação, CX, CRM e Digital do Grupo Bradesco Seguros.

E os resultados mostram o acerto da estratégia. Em 2022, o grupo prospectou mais de 145 empresas. Após análises, foram feitas dezenas de provas de conceito, conhecidas pela sigla PoC, que é uma etapa de testagem em processos de implantação de sistemas para detectar sua viabilidade.

Após essa etapa, a maioria dessas empresas foram contratadas para a realização de projetos internos do Grupo. "Por meio das startups, encontramos soluções para as dores que não conseguimos mitigar com os nossos times internos, ou seja, trazemos o conhecimento de fora para dentro", diz Dragone.

Em 2023, o conceito de inovação aberta segue como prioridade para o Grupo Bradesco Seguros. Até abril, cerca de 150 empresas foram mapeadas. Dessas, diversas tiveram "match" da área de negócios com a solução sugerida. Ou seja, as ideias apresentadas e desenvolvidas estavam de acordo com as necessidades e perspectivas do Grupo.

"Seguiremos ampliando e desenvolvendo os caminhos sob o conceito de inovação aberta, buscando parceiros estratégicos e dando suporte para o desenvolvimento de novas ideias", finaliza Dragone.