Descrição de chapéu Bradesco

'Autocuidado não é egoísmo, é uma obrigação', conta Bruna Lombardi

.

Bruna Lombardi, Atriz e escritora Divulgação

Aos 70 anos, a atriz Bruna Lombardi mostra que o melhor remédio para envelhecer bem é o autocuidado. "Não é egoísmo, é uma obrigação", diz. Criadora da Rede Felicidade, ela compartilha pílulas de conteúdo sobre como equilibrar corpo, mente e espírito para uma vida longeva e com propósito.

*

Temos a tendência a cuidar de todos, mas esquecemos de cuidar de nós mesmos. Ficamos em último lugar. E autocuidado não é egoísmo, é uma obrigação que você tem com você mesmo e com as pessoas.

Gosto de lembrar do aviso do avião: "Em caso de despressurização, coloque a máscara de oxigênio primeiro em você – só depois auxilie os outros". Sem se salvar, você não consegue ajudar ninguém.

Temos de estar em equilíbrio, começando pelo nosso primeiro círculo de afeto e amor: família, amigos, trabalho. Depois, expandir: rua, bairro, cidade, estado, país, planeta.

Quando falamos em saúde, é importante lembrar que muitas inteligências atuam, o tempo todo, no nosso corpo: física, mental, intuitiva, emocional e psíquica. E a energética, que te pergunta qual o sentimento que você coloca no mundo, como medo ou preocupação, e pode te levar a problemas de saúde mental. Por fim, a espiritual, que te acompanha aonde quer que vá.

Tudo está conectado. Somos energia, ela é uma força vital dentro de nós. Muitas vezes, deixamos no automático a administração dessa máquina extraordinária que é nosso corpo. Mas não podemos deixar de realinhar nossas inteligências de uma forma plena, doce, equilibrada e, sobretudo, funcional.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha