Aos 70 anos, a atriz Bruna Lombardi mostra que o melhor remédio para envelhecer bem é o autocuidado. "Não é egoÃsmo, é uma obrigação", diz. Criadora da Rede Felicidade, ela compartilha pÃlulas de conteúdo sobre como equilibrar corpo, mente e espÃrito para uma vida longeva e com propósito.
*
Temos a tendência a cuidar de todos, mas esquecemos de cuidar de nós mesmos. Ficamos em último lugar. E autocuidado não é egoÃsmo, é uma obrigação que você tem com você mesmo e com as pessoas.
Gosto de lembrar do aviso do avião: "Em caso de despressurização, coloque a máscara de oxigênio primeiro em você – só depois auxilie os outros". Sem se salvar, você não consegue ajudar ninguém.
Temos de estar em equilÃbrio, começando pelo nosso primeiro cÃrculo de afeto e amor: famÃlia, amigos, trabalho. Depois, expandir: rua, bairro, cidade, estado, paÃs, planeta.
Quando falamos em saúde, é importante lembrar que muitas inteligências atuam, o tempo todo, no nosso corpo: fÃsica, mental, intuitiva, emocional e psÃquica. E a energética, que te pergunta qual o sentimento que você coloca no mundo, como medo ou preocupação, e pode te levar a problemas de saúde mental. Por fim, a espiritual, que te acompanha aonde quer que vá.
Tudo está conectado. Somos energia, ela é uma força vital dentro de nós. Muitas vezes, deixamos no automático a administração dessa máquina extraordinária que é nosso corpo. Mas não podemos deixar de realinhar nossas inteligências de uma forma plena, doce, equilibrada e, sobretudo, funcional.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha