Descrição de chapéu Bradesco

Planejamento financeiro é essencial para uma vida longa

Para viver muitos anos com qualidade e bem-estar, é preciso cuidar da saúde, das relações afetivas e, não menos importante, da independência financeira. Para o economista Fabio Giambiagi, especialista em finanças públicas e previdência social, um passo fundamental para envelhecer bem é ter consciência da importância de realizar um planejamento financeiro desde cedo.

"Os jovens precisam se preparar para um futuro em que as pessoas viverão por mais tempo. É preciso saber quanto poupar e por quanto tempo. Não é uma conta fácil, mas ela é fundamental para se preparar para o aumento da longevidade", afirma Giambiagi.

.
Fernando Honorato, Fabio Giambiagi e Estevão Scripilliti - Divulgação

Para Fernando Honorato, economista chefe do Bradesco, a opção de acumular na previdência privada, com bons investimentos, de forma consistente, gera resultados. "O juro composto tem o poder de ajudar a construir a aposentadoria", afirma.

Segundo Giambiagi, a reforma da previdência pública, em 2019, foi importante para o país, mas uma nova reforma será inevitável. "Há uma agenda difícil à frente, para mexer de novo nos parâmetros, mas isso vai ter que ser feito em vista do envelhecimento da população", afirma.

Para Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência, hoje não é mais possível que as pessoas dependam exclusivamente da previdência pública. "Restam então a educação financeira e a complementariedade das finanças, mas essa é uma escolha individual e a previdência privada pode ser parte da solução", afirma Scripilliti.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha