Em maio de 2024, a Suzano, lÃder no segmento de papéis higiênicos no Brasil, percebeu a necessidade de ampliar a presença de suas marcas de personal care no universo digital (que além de papel higiênico incluem lenços de papel, papel toalha e lenços umedecidos), especialmente em marketplaces como a Amazon.
Naquele momento era necessário tornar as informações dos produtos mais claras, atrativas e otimizadas para atrair visitantes de forma espontânea para o catálogo da marca, e incentivá-los a colocar os produtos no carrinho e finalizar a compra. Ou seja, era preciso melhorar a experiência do cliente com o objetivo de aumentar o tráfego orgânico e impulsionar as conversões.
Foi então que a Unidade de Bens de Consumo da Suzano, dona das marcas Neve, Mimmo e Scala, e detentora do licenciamento das marcas Scott Duramax e Kleenex, procurou a Cadastra, empresa global que oferece serviços de marketing digital, consultoria e tecnologia. "O pontapé inicial da parceria ocorreu no inÃcio de junho, e a ideia era já obter resultados no Prime Day, evento da Amazon para membros Prime realizado entre 16 e 21 de julho", afirma Tiago Dada Soares, SEO & CRO Manager da Cadastra.
Para desenhar a estratégia, a Cadastra partiu de um estudo de concorrentes, tanto nacionais quanto internacionais, e analisou o conteúdo e posicionamento de marca no contexto de varejo. A decisão, então, foi otimizar as páginas de produtos da Suzano com as melhores práticas de SEO (que torna o conteúdo mais fácil de ser encontrado por mecanismos de busca como o Google) e CRO (que promove uma melhor experiência do usuário impulsionando conversões), especificamente desenhadas para o ambiente de varejo.
De acordo com a Suzano, entre as principais ações estava a criação de conteúdo com base no relatório de IDQ (Item Data Quality) da marca, indicador utilizado pela Amazon para avaliar a qualidade de um catálogo de produtos. A estratégia também incluÃa o desenvolvimento de conteúdo A+, que permite utilizar vÃdeos, carrosséis de imagens e tabelas comparativas, por exemplo, para compartilhar histórias exclusivas e mostrar informações de produtos no marketplace.
Além disso, foram lançadas novas lojas virtuais para as marcas de papel higiênico Neve e Mimmo. Para completar, a Cadastra tratou da melhoria de tÃtulos, pontos de destaque de produtos e imagens para aprimorar o desempenho das páginas.
Para produzir resultados com a agilidade esperada, foram utilizadas novas tecnologias generativas, sobretudo na concepção dos conteúdos textuais para as páginas de produto. "Com o uso estruturado de inteligência artificial foi possÃvel estabelecer uma esteira acelerada de produção", complementa Dada.
Ele conta que, em sinergia com o time Suzano, a empresa de marketing digital executou uma solução 360° que alcançou resultados consistentes em geração de receita orgânica, melhor experiência de compra do usuário e, sobretudo, rentabilidade dos esforços da companhia em varejo.
"No Prime Day de 2024, a marca Neve obteve o primeiro lugar em unidades vendidas na categoria papel higiênico. Foi um marco importante para a visibilidade e performance das nossas marcas", conta Karine Vianna, gerente de E-commerce da Unidade de Bens de Consumo da Suzano.
A Cadastra reforça que, comparando os perÃodos de janeiro a maio de 2024 com junho a setembro de 2024, foi observado um aumento de 1.755% em visitas à página de produtos da marca Neve. "Essa elevação no tráfego se refletiu também nas vendas, que registraram um crescimento de 617% no mesmo intervalo", avalia Dada. Além disso, houve uma melhora de 16% na qualidade do conteúdo de 36 produtos, medida pela métrica IDQ da Amazon. "Somo a esses números o prêmio de Melhor A+ Content, conquistado durante o evento Universidade do Fornecedor Amazon, premiação realizada na sede da empresa, em São Paulo, em agosto", acrescenta.
COLABORAÇÃO ENTRE TIMES
A Suzano define a parceria com a Cadastra como um sucesso. Segundo a companhia, a expertise da parceira em SEO e CRO teve um impacto significativo, especialmente na otimização de conteúdo e na criação de brand stores dedicadas.
A companhia afirma ainda que o foco da parceria em dados e resultados permitiu que cada etapa fosse executada com excelência, atendendo às suas necessidades e posicionando suas marcas de forma competitiva no marketplace. "A colaboração próxima entre os times foi essencial para impulsionar o potencial de conversão e engajamento das páginas de produto na Amazon", declara Karine.
Ana Luiza Cezere, UX Researcher Senior da Cadastra, concorda. Na sua opinião, o ingrediente essencial desse sucesso foi o relacionamento e a confiança construÃda em momentos de desafio para os dois lados. "Nos vemos como um time só, integrados e trabalhando juntos para o melhor resultado", afirma.
Principais pontos da parceria Cadastra + Suzano
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Foram 90 dias de projeto focando as marcas Neve, Mimmo, Scott Duramax, Kleenex e Scala.
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Equipes de SEO e CRO somaram forças com o time de Criação.
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3 documentos consultivos foram criados para compilar oportunidades detectadas por meio de diagnósticos, análise de concorrentes, benchmarkings, arquitetura de informação, reviews, sugestão de conteúdo e performance do projeto.
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36 páginas de produto foram otimizadas, com implementação de tÃtulo, descrição textual A+ e ficha técnica com uso de IA generativa.
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Foram produzidos e implementados 11 banners com estratégia de CRO e SEO.
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As marcas Mimmo e Neve ganharam novas brand stores, cada uma com 3 subpáginas.
Principais resultados
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Crescimento de 44.366% no tráfego orgânico (outubro x junho de 2024).
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Aumento de 2.754% nas vendas (outubro x junho de 2024).
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Neve ficou em 1º primeiro lugar em unidades vendidas na categoria papel higiênico durante o Prime Day de 2024, realizado entre 16 e 21 de julho.
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Aumento de 1.755% em visitas à página da marca Neve (janeiro a maio de 2024 x junho a setembro de 2024).
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Crescimento de 617% em vendas de produtos Neve (janeiro a maio de 2024 x junho a setembro de 2024).
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Melhora de 16% na qualidade do conteúdo de 36 produtos (segundo métrica IDQ da Amazon).
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Prêmio de "Melhor A+ Content", conquistado durante o evento Universidade do Fornecedor Amazon, em São Paulo, em agosto.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha