Cresce procura por profissionais de tecnologia no país

Estudante deve mapear expectativas e objetivos antes de optar por uma formação

A demanda por profissionais de TIC (tecnologia da informação e comunicação) deve crescer 34% de 2023 a 2025. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), que vai além: estima em 541 mil as vagas que devem ser abertas nesses três anos.

"O aumento na demanda por profissionais de tecnologia está diretamente relacionado à digitalização do cotidiano de uma forma geral e, por conta disso, ao maior uso de sistemas informatizados em todas as atividades profissionais", avalia Ronny Martins, gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos da ENS (Escola de Negócios e Seguros).

Acelerada pela pandemia, a integração entre real e virtual é uma realidade. E, na avaliação do especialista, a procura por profissionais que embarquem nessa combinação deve permanecer crescente nos próximos anos.

Ilustração para o caderno carreiras
Henrique Assale/Estúdio Folha

Atentos às necessidades das empresas e atraídos pela tecnologia e por altos salários, estudantes têm recorrido às instituições de ensino superior ao traçar um plano de carreira.

Entre as áreas mais procuradas nas universidades estão análise de sistemas, ciência da computação, automação, engenharia de software e games.

Quem quer ter uma experiência sobre o dia a dia na área pode fazer cursos ou estudar por conta própria JavaScript, Python, Java, PHP, C#, C/C++. "As linguagens de programação são muito procuradas, pois garantem colocação profissional muito rápida", afirma o especialista. Certificações podem atestar conhecimento e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

Mas, segundo o gerente da ENS, o ensino superior oferece "um conhecimento mais robusto, com um currículo estruturado e um ambiente com professores especialistas, garantindo uma formação mais valorizada". Também abre as portas para pós-graduações – especializações, mestrados e doutorados.

Como escolher, com tanta variedade? A recomendação é mapear expectativas e objetivos profissionais antes de optar por uma formação. Depois, a dica é investir em atualização constante: "Ter atenção às novas tendências, acompanhando as notícias especializadas nas publicações mais respeitadas, e às descrições e perfis profissionais mais demandados no mercado. Muito importante também é acompanhar lives e eventos", afirma Martins.

RUMO À LIDERANÇA

Profissionais dispostos a galgar postos até cargos gerenciais podem apostar em pós-graduações. Martins explica que o lato sensu em tecnologia foca habilidades necessárias em posições de liderança. Além disso, valoriza o currículo e aumenta o networking, possibilitando novas oportunidades profissionais e promoções.

Não por acaso, completa ele, uma das pós-graduações mais procuradas na ENS em 2023 é Negócios e Data Science. Desenvolvida em parceria com a IBM, "ela aprofunda a experiência em gestão de dados, abordando Inteligência Artificial, bem como os fundamentos de Big Data".