Descrição de chapéu tecnologia

FinOps ajuda empresa a gerenciar gastos com nuvem

Solução desenvolve previsibilidade de uso do serviço para evitar gastos desnecessários e obter melhores resultados, levando o negócio a um nível mais avançado de maturidade

FinOps ajuda sua empresa a gerenciar gastos com nuvem

FinOps ajuda sua empresa a gerenciar gastos com nuvem reprodução

Definir e gerenciar o investimento em computação e armazenamento em nuvem é um dos principais desafios de empresas do mundo todo. Na administração de um e-commerce, por exemplo, um salto na fatura do serviço pode tanto indicar que as vendas estão bombando quanto que o serviço está sendo mal provisionado, o que, muitas vezes, acaba dificultando a compreensão e a gestão de gastos.


Não por acaso, esse tema, a gestão de gastos na nuvem, foi apontado como um desafio por 82% dos 750 tomadores de decisão e usuários globais de cloud entrevistados pelo relatório Flexera 2020 State of the Cloud entre novembro e dezembro de 2020.


Ocorre que, depois de comprovarem que o uso de nuvem entrega agilidade, flexibilidade e escalabilidade ao negócio, as companhias descobrem que a fatura do serviço pode também ser flexível e escalável –e nem sempre por um bom motivo.


Quando a conta dobra de um mês para outro, ainda é complicado avaliar se houve demanda, desperdício ou simplesmente mau provisionamento. “A despesa com nuvem é diferente da despesa com aquisição de servidores, por exemplo”, afirma Gustavo Villa, gerente de portfólio cloud da Embratel. “A contratação de nuvem é variável, é on demand, e sua forma de cobrança não é simples.”


É justamente para ajudar as empresas a vencerem esse desafio, tendo maior visibilidade sobre o uso e o gasto com cloud e assim passar a agir de forma preventiva, que surge o FinOps, uma metodologia de gestão de nuvem com olhar financeiro.

“A solução FinOps da Embratel oferece domínio financeiro para o modelo de gasto variável, garantindo que inovação e gestão financeira caminhem lado a lado”

Andrezza Herrero, gerente de produtos cloud e multicloud da Embratel

De forma geral, a solução permite que a empresa entenda o que é usado na nuvem, por quem é usado, para qual finalidade, com que retorno e por qual preço.


“Como cada empresa tem necessidades específicas, cada uma escolhe se o FinOps irá agrupar custos de nuvem por projetos, produtos ou áreas, por exemplo”, explica Gustavo Villa. Com essas informações disponíveis, a empresa visualiza um painel de controle, no qual é possível comparar preços e avaliar rapidamente quais recursos estão adequados, quais estão em falta e onde há desperdício.


A partir dessa análise, ela pode criar objetivos e planos de otimização. Mas o FinOps não trata apenas da redução de custos.

“O FinOps é muito mais do que uma solução capaz de entregar a visão financeira do uso de nuvem. É ter pessoas e processos bem definidos para utilizar as ferramentas adequadas e gerar informações que antes a empresa não tinha”

Gustavo Villa, gerente de portfólio cloud da Embratel

Outra característica da metodologia é fazer com que os times de operações e finanças falem a mesma língua. No final do dia, quando o FinOps entra em operação, a empresa passa a focar a porcentagem que representa o custo da nuvem em relação ao retorno que ela traz e não mais o valor mensal que paga por ela. “O papel do FinOps Embratel é conduzir a empresa a esse próximo nível de maturidade”, afirma Gustavo Villa.