Descrição de chapéu tecnologia

Live discute como a tecnologia pode ajudar o varejo na era digital

Segundo episódio da série A Tecnologia no Próximo nível reuniu especialistas para discutir como aproveitar com segurança o crescimento do ecommerce

A pandemia de Covid-19 deu um impulso gigante em uma tendência que já era forte: o crescimento das vendas no universo digital.No Brasil, o comércio eletrônico cresceu 68% no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

No ano passado, mais de 13 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez, e 83% deles afirmam que vão continuar comprando.

São raras as empresas que hoje podem prescindir de vendas online. E, mesmo para aquelas que já nasceram no universo digital, houve grandes transformações. A concorrência aumentou, novas startups estão entrando no mercado, e a integração entre as operações físicas e online nunca foi tão necessária, para atender um consumidor que está cada vez mais exigente.

Homem de óculos vestido de termo azul
Devanil Rueda, Gerente de Tecnologia e Inovação da Embratel - Divulgação

A boa notícia é que a tecnologia caminha em conjunto com essas transformações. Com tecnologia, é possível conectar o varejo, criar experiências de compras online e offline e ainda garantir segurança, engajamento e atendimento personalizado. O cliente fica feliz e as vendas crescem.

Como se dão esses processos? Esse foi o tema do segundo episódio da série de lives promovida pela Embratel em parceria com o Estúdio Folha. A live A Jornada Digital do Varejo aconteceu terça-feira, dia 24, às 17h. Assista no vídeo acima.

Ana Helena Barone, head de e-commerce do Rappi
Ana Helena Barone, head de restaurantes do Rappi - Divulgação

Os debatedores foram: Devanil Rueda, Gerente de Tecnologia e Inovação da Embratel, Ana Helena Barone, head de e-commerce do Rappi, e Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP.

Homem de terno cinza e camisa azul
Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP - Divulgação

Clique aqui se quiser assistir ao primeiro episódio, que tratou dos desafios e oportunidades do open banking.