A pandemia validou a proposta de valor da nuvem, a rede global de servidores que podem ser contratados sob demanda para armazenar e processar informações. A afirmação de Sid Nag, vice-presidente de pesquisa do Gartner Group (consultoria especializada em tecnologia da informação), acompanha a projeção de que US$ 304,9 bilhões devem ser gastos mundialmente com serviços de nuvem neste ano, cifra 18,4% acima da alcançada em 2020.
Para o executivo, a capacidade de usar modelos de nuvens escaláveis e sob demanda para alcançar eficiência de custos e continuidade de negócios vem impulsionando organizações a acelerar seus planos de transformação digital.
Em muitas empresas, essa jornada para a nuvem ainda enfrenta obstáculos, representados por sistemas ultrapassados, processos engessados e falta de cultura para a inovação. Somados a esses fatores entram a dificuldade de entendimento sobre os custos e a confidencialidade dos dados na nuvem.
Para destravar esses impasses, uma boa estratégia é a adoção do que é conhecido como Centro de Excelência em Nuvem ou CCoE (sigla em inglês para Cloud Center of Excellence), que conta com uma equipe altamente qualificada e ligada a práticas ágeis que permitem elevar a qualidade das entregas, aumentar a governança e escalar a inovação dentro das empresas.
A criação de um CCoE deve começar pela obtenção do apoio do c-level da empresa. O alto escalão deve ser envolvido na criação de metas e objetivos do centro, já que a adoção da nuvem significa uma mudança na cultura corporativa. Em uma grande empresa, o CCoE pode ser formado por uma equipe interna multidisciplinar, mas esse papel também pode ser desenvolvido por um “service provider” externo.
Empresas que decidam seguir em voo solo devem recrutar profissionais que tenham conhecimento de nuvem e fazer um levantamento das competências que cada um leva para o CCoE. Assim é possível identificar lacunas e oferecer a capacitação necessária para o time alcançar o nível de excelência desejado.
Quando as empresas precisam acelerar utilização de um CCoE, a solução é contar com um parceiro especializado. Foi pensando nisso que a Embratel criou seu Centro de Excelência Cloud (CCoe), permitindo que as empresas utilizem uma estrutura de serviços preparada para atender diversas nuvens (Amazon, Google, Azure e IBM), elevando a agilidade em direção à inovação do negócio.
O parceiro disponibiliza um time de profissionais treinado para assumir a função consultiva, que irá mapear os pontos em que a nuvem pode ser mais bem trabalhada, além de implementar as melhores práticas para o seu gerenciamento e capacitar os funcionários.
Essa pode ser uma alternativa viável, pois em geral os parceiros conseguem atuar em larga escala e em múltiplos provedores, como é caso da Embratel, que reúne especialistas dos maiores provedores de nuvem pública (AWS, Microsoft Azure, Google e IBM) e também atu - am em soluções que cobrem todas as etapas da Jornada em Nuvem para os mais diferentes níveis de maturidade de seus usuários. Também é importante ressaltar que ainda que o objetivo final do CCoE seja bastante abrangente, é preciso iniciar a adoção da nuvem por etapas. Isso porque, só depois de finalizar os primeiros projetos, o CCoE terá como analisar os resultados e assim encontrar a melhor maneira de utilizá-los para evidenciar todos os avanços e benefícios da tecnologia.