Considerada a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 está no centro do momento mais tecnológico que as indústrias vivem em muito tempo. Conjunto de tecnologias que gera uma grande inovação nas linhas de produção, a indústria 4.0 está tornando a manufatura mais eficiente e ágil, ao permitir a conectividade entre as máquinas e a geração de dados em tempo real.
Os benefícios são muitos, mas os especialistas apontam o ganho de eficiência na produção como o maior deles. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estima que a indústria 4.0 deve gerar uma redução de custos de R$ 73 bilhões ao ano às empresas. A maior parte dessa economia vem dos ganhos de eficiência, seguidos por cortes de custos na manutenção de máquinas e no consumo de energia.
A indústria 4.0 é baseada em fábricas inteligentes, capazes de coletar, armazenar e usar dados para a tomada de decisões em tempo real, de maneira quase autônoma. Para muitas empresas, é a oportunidade de investir numa infraestrutura de automação capaz de transformar o negócio.
Mas o que é preciso para participar dessa revolução industrial? Como aderir à automação e às tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, como Cloud, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade?
As Transformações da Indústria 4.0 é o tema do quarto episódio da série A Tecnologia No Próximo Nível, uma iniciativa da Embratel em parceria com o Estúdio Folha.
Os debatedores serão Regiane Relva Romano, diretora de inovação da VIP-Systems, professora de universidades como Fundação Dom Cabral, FIA e FGV e head de Smart City do Centro Universitário Facens, Luiz Felipe Kazan Ferreira, Business Developer Manager de Indústria 4.0 da Embratel, e Paulo Omarini, Chief Information Officer da Transpetro – Petrobras Transporte S.A. e membro da Associação Brasileira de Líderes em Tecnologia e Inovação.
Quando: 8 de novembro, 17h
Como assistir: folha.com ou Youtube.
Acesse e se inscreva para ser lembrado minutos antes da live.