Relação com os bancos será cada vez mais interativa

Diretor de marketing da Embratel, Alexandre Gomes projeta futuro da relação de clientes e instituições bancárias com o 5G

Embratel - Estúdio Folha

Embratel - Estúdio Folha shutterstock

Imagine entrar em uma instituição financeira que utiliza dados biométricos para confirmar sua identidade e imediatamente oferecer serviços personalizados que realmente interessam para você naquele momento. Agora pense como seria a sua vida se sua agência bancária pudesse simplesmente "aparecer" no lugar e na hora que você precisa dela, esteja onde estiver.

Para Alexandre Gomes, diretor de marketing da Embratel, tudo isso pode ser possível quando a cobertura da rede 5G se expandir. Com 16 anos de empresa, o executivo formado em engenharia eletrônica e telecomunicações afirma que o futuro do segmento promete e que a Embratel está pronta para habilitar seus clientes a esse próximo nível. Confira.

Alexandre Gomes, diretor de marketing da Embratel
Alexandre Gomes, diretor de marketing da Embratel - Divulgação

Quais são as principais contribuições do 5G para o mercado financeiro?

O 5G é uma infraestrutura digital habilitadora cujo potencial poderá ser aproveitado pelo setor de serviços financeiros à medida que a sua cobertura se expandir. Devemos experimentar saltos relevantes em capacidades que poderão transformar nossa interação com bancos tradicionais, com investimentos, bem como transações e comércio.

Você acredita que o segmento financeiro possa oferecer serviços mais ágeis e personalizados para os clientes com o 5G?

O 5G nos leva a repensar os bancos como conhecemos hoje. Um consumidor, por exemplo, poderá optar por permitir que uma instituição financeira use seus dados biométricos ou recursos faciais para confirmar sua identidade. A caminho do caixa, os dispositivos conectados no balcão já poderiam verificar a identidade deste cliente e o funcionário teria acesso imediato ao seu histórico financeiro e informações da conta. O processamento em tempo real – devido aos níveis de latência ultrabaixos – também poderia dar a esse caixa informações que o ajudariam a recomendar produtos ou serviços mais adequados.

Além disso, as agências bancárias não dependerão da localização física. Com a tecnologia 5G, elas podem "aparecer" em qualquer lugar onde a conectividade estiver disponível. Ou seja, o 5G vai permitir que os bancos ampliem sua presença e atendam às necessidades dos clientes em qualquer lugar.

Quais serão as principais transformações fora das agências?

Temos os caixas eletrônicos e aplicativos móveis, por exemplo. Essas extensões bancárias, essencialmente, têm sido as mesmas por um longo tempo. Os caixas eletrônicos podem ficar muito mais inteligentes e adaptar sua tela para o cliente que estiver na sua frente naquele momento.

Outro ponto é a educação financeira. As gerações mais jovens adotam ferramentas digitais nativas. Basta olhar para o TikTok ou Instagram, que estão sendo usados para distribuição de conteúdo financeiro. O 5G vai abrir caminho para aplicações de realidade mista, que integram realidade aumentada (RA) com realidade virtual (RV), mais imersivas para expandir o acesso à educação financeira, permitindo que os mais jovens comecem com uma base financeira bem orientada e sólida.

Pense ainda em sentar-se com consultores financeiros holográficos ou criadores de conteúdo para discutir seu progresso em direção à aposentadoria na sala da sua casa. Estamos falando de uma jornada que está apenas no seu início. Com certeza o mercado financeiro tirará proveito da tecnologia, como sempre o fez. O futuro promete.

Devemos experimentar saltos relevantes em capacidades que poderão transformar nossa interação com bancos tradicionais, com investimentos, bem como transações e comércio

Alexandre Gomes

Diretor de marketing da Embratel

O 5G deve transformar completamente o segmento financeiro que conhecemos hoje?

Certamente. Note que a indústria financeira começou em edifícios. Podemos vê-los nos grandes centros financeiros e ruas das cidades. Mas o futuro dos bancos provavelmente será mais descentralizado, especialmente para os clientes. E as redes 5G podem permitir inovações e aumentar a mobilidade em todo o setor. Em última análise, a infusão do 5G em nossos principais serviços bancários – poupança, banco de varejo, institucionais e comércio – pode mover os bancos de transações para interações mais contextuais. Com isso, cada pessoa e pequena empresa poderá ser mais capacitada para assumir o controle da sua vida financeira.

Segurança é sempre uma grande preocupação no mercado financeiro. O 5G pode garantir maior segurança para as operações desse segmento?

Toda evolução tecnológica vem com mais qualidade e segurança. Quando tratamos de uma solução privativa, com certeza a segurança é superior, já que a solução foi desenhada para uma aplicação controlada. Quando vamos para o ambiente público, a tendência é que tenhamos soluções mais robustas e resilientes.