As tempestades com fortes ventos e raios que atingiram vários municípios da Região Metropolitana de São Paulo nos últimos dias provocaram severos danos ao sistema elétrico, com queda de mais de 700 árvores de grande porte e de galhos sobre a rede em apenas quatro dias. Para garantir o restabelecimento da energia dos clientes no menor tempo possível, a Enel Distribuição São Paulo montou em tempo recorde uma mega operação que envolveu diferentes áreas da companhia. O número de eletricistas em campo foi triplicado, com a concentração de equipes nos pontos mais críticos e o uso de tecnologia de última geração para a rápida identificação de defeitos na rede.
"É fundamental ressaltar que o impacto dessas tempestades foi muito grande e que estamos trabalhando com capacidade triplicada para atender nossos clientes no menor tempo possível", ressaltou o diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição São Paulo, Vincenzo Ruotolo.
Segundo ele, apenas em 2021, a Enel investiu mais de R$ 1,6 bilhão no fortalecimento do sistema elétrico de São Paulo, volume recorde nos últimos 10 anos. Desde que assumiu a distribuidora, em 2018, foram mais de R$ 4 bilhões investidos principalmente na modernização, automação e ampliação da capacidade da rede.
"Já construímos mais de mil quilômetros de cabos compactos mais resistentes às variações climáticas. Isso equivale à distância de São Paulo a Brasília. Além disso, instalamos quase 10 mil equipamentos de automação na rede de distribuição, que permitem isolar trechos da rede elétrica que estão com defeito e restabelecer a energia para a maior quantidade de clientes no menor tempo possível (menos de 3 segundos)", explicou Vincenzo. Neste ano, a Enel vai avançar ainda mais na automação, com a instalação de mais de 3.200 mil equipamentos adicionais telecomandados, e iniciará um projeto-piloto com um novo tipo de cabo compacto ainda mais resistente a interferências externas na rede. "A Enel São Paulo seguirá investindo fortemente para melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado aos seus clientes em São Paulo", afirmou o diretor de Infraestrutura e Redes.
Ele enfatizou, ainda, que o cenário de crise trazido pelas chuvas é extremamente desafiador para as equipes de emergência da Enel, já que as árvores de grande porte, quando caem sobre a rede elétrica, danificam postes e equipamentos e rompem grandes extensões de cabos, gerando ocorrências muito complexas. "Os eletricistas precisam aguardar a remoção dessas árvores e galhos pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil para iniciarem os trabalhos de reconstrução da rede. Geralmente essa reconstrução é demorada, dada a complexidade do estrago. É por isso que muitas vezes a resposta não chega na velocidade desejada, mas o cliente tem o nosso compromisso de trabalhar incessantemente pelo restabelecimento do serviço", disse.
Este mês de março já está entre os mais chuvosos dos últimos tempos. Os primeiros dias de março, de acordo com dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, acumularam um volume de chuvas 41% maior do que o esperado para o mês. "Estamos vivendo um dos verões mais chuvosos dos últimos anos, mas a Enel vai continuar mobilizando todos os recursos para garantir a qualidade do fornecimento de energia à população. Prezamos pela qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes e seguiremos investindo e trabalhando incansavelmente, dia e noite, para levar energia com mais qualidade para São Paulo", completa Vincenzo.
ATENDIMENTO
A companhia orienta os clientes a priorizarem os canais digitais no momento de registrar falta de energia. Para facilitar o contato com a Enel, os clientes podem acessar os seguintes canais digitais:
Aplicativo Enel São Paulo
SMS: enviar SMS para 27373 com o texto "LUZ + número da instalação"
Android: http://bit.ly/2ZmPaZS
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