Como uma empresa pode gerar valor para a sociedade e a comunidade onde atua? Para a multinacional norueguesa de energia Equinor, gerar valor envolve criar empregos, impulsionar o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, pagar royalties e impostos que impactam diretamente a economia das cidades, além de promover a disseminação local de tecnologias inovadoras, estimulando o crescimento das comunidades.
É o que a Equinor tem feito em duas décadas de atuação no Brasil, que começou com a exploração e a produção de óleo e gás e e que, desde 2018, conta também com a geração de energia solar. Nesses 20 anos, a empresa investiu mais de US$ 11 bilhões no paÃs, incentivou o desenvolvimento do setor de energia e da economia local.
A Equinor tem no Brasil um portfólio de óleo e gás diversificado, com licenças em estágios de exploração, desenvolvimento e produção,  nas Bacias de Campos e Santos . Está também no paÃs a primeira planta solar da Equinor no mundo. Localizada no Ceará, tem capacidade para gerar energia limpa para cerca de 200 mil famÃlias.
Uma das maiores operadoras offshore do mundo e força crescente em energias renováveis, a Equinor traçou uma estratégia global de negócios baseada em três pilares: sempre seguros, geração de alto valor e baixo carbono. Isso significa que todas as decisões da companhia priorizam o compromisso com o meio ambiente e os projetos que permitem contribuir com a economia local nos mais de 30 paÃses em que atua.
Parceria e visibilidade global
Para a Equinor, gerar valor é também apoiar fornecedores locais para que cresçam e se desenvolvam por meio de parcerias. A empresa traçou um Plano de Desenvolvimento Industrial no Brasil focado em duas vertentes: inovação vinda do mercado e atenção às necessidades das áreas técnicas da empresa.
A primeira pode gerar oportunidades para os fornecedores por meio da criação de novas soluções. Da mesma forma, ao compartilhar os desafios de suas áreas técnicas, a companhia oferece aos parceiros a oportunidade de participar do desenvolvimento de soluções para situações reais da empresa.
A atuação global da Equinor possibilita também que fornecedores locais sejam inseridos no mercado internacional de óleo e gás e energia. Um exemplo dessa parceria foi a contratação, em 2020, de 23 árvores de natal (sistema inteligente de válvulas para controlar o fluxo de extração de petróleo e gás) para o campo de Breidablikk, no Mar do Norte. O fornecedor escolhido é brasileiro e fabricará os equipamentos na sua fábrica de Curitiba. Os investimentos são estimados em US$ 264 milhões.
A Equinor desenvolveu recentemente um processo de qualificação de fábricas no Brasil e, como resultado, a companhia fechou um contrato global de tubos de aço com dois fornecedores de São Paulo e Minas Gerais. Isso representará mais de 90% de conteúdo local nesse segmento a partir deste ano, além da garantia de uso de mão de obra nacional em projetos atuais e futuros, como nos campos de petróleo de Peregrino, na Bacia de Campos, e Bacalhau, na Bacia de Santos.
Educação para jovens
No Brasil, a Equinor investe também em projetos sociais com foco na educação de jovens e patrocina iniciativas culturais. Um dos projetos apoiados pela companhia foi criado pela Dream Learn Work, uma organização sem fins lucrativos fundada por empresas norueguesas que atuam no paÃs. O projeto apoia a entrada de jovens de áreas menos desenvolvidas no mercado de trabalho. A intenção é promover a capacitação profissional, preparar esses jovens para o mercado e identificar anseios para o futuro.
Outro projeto que recebe apoio da Equinor é o Trilha Empreendedora, desenvolvido pela ONG Junior Achievement. Por meio do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a iniciativa estimula funcionários das empresas do setor a dedicar horas de seu tempo, de forma voluntária, para a troca de experiências com jovens sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo.
PatrocÃnio cultural
A Equinor acredita que permitir o acesso a iniciativas culturais é também uma forma de gerar valor local e desenvolver a sociedade. Por isso a empresa apoia vários projetos culturais, como o Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na zona portuária do Rio de Janeiro e patrocinado pela Equinor desde 2018. Outra iniciativa é o projeto Galpão Aplauso, que atua na profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo formação em artes plásticas, circo, dança, música e teatro. A Equinor patrocina ainda a associação Urece Esporte e Cultura para Cegos, que promove a inclusão por meio de oficinas, projetos e atividades esportivas, como o Goalball, futebol para pessoas com deficiência visual.
Ajuda na pandemia
No cenário desafiador da Covid-19, a Equinor investiu, em 2020, um total de US$ 360 mil em doações para ações humanitárias de apoio a grupos sociais impactados pela pandemia no Brasil. Parte da verba foi destinada ao projeto de monitoramento epidemiológico Dados do Bem, que visa ampliar estudos de profilaxia, aumentar a capacidade de testes e o gerenciamento de dados da Covid-19 nas cidades de Macaé, Campos e São João da Barra, localizadas em regiões de atuação da empresa.
A Equinor doou ainda materiais médicos e máscaras a hospitais filantrópicos fluminenses e à Secretaria de Saúde do Rio, além de vacinas para a Cruz Vermelha do Rio, kits de higiene e cestas básicas para instituições e comunidades da área de atuação da empresa.