Equinor incentiva a diversidade e a inclusão para moldar o futuro da energia

Em processo de transição energética e com a meta de zerar as emissões líquidas até 2050, companhia aposta em cultura aberta e inclusiva para enriquecer a tomada de decisão e inovar

Equinor tem políticas para ampliar a participação de mulheres na exploração de petróleo, em atividades offshore

Equinor tem políticas para ampliar a participação de mulheres na exploração de petróleo, em atividades offshore Divulgação

Com cerca de 20 mil colaboradores que atuam em mais de 30 países, nas áreas de petróleo e gás e em energias renováveis, a norueguesa Equinor acredita que manter uma cultura aberta e inclusiva é a chave para tomar as melhores decisões, inovar e se tornar uma empresa ampla de energia.

Por isso, a companhia estruturou uma política global que estimula a inclusão e prioriza a diversidade de gênero, raça, nacionalidade e orientação sexual. A Equinor apoia ainda a diversidade de experiências de seus profissionais, dentro e fora da empresa.

"Somos uma companhia de energia que está em pleno processo de transformação, com a ambição de gerar energia de uma forma sustentável, combinando as energias antigas com as mais novas. Isso demanda tecnologia, inovação e pessoas resilientes e diversas, acostumadas a se reinventar", afirma Ana Serrano Oñate, vice-presidente de subsuperfície da Equinor, responsável por exploração, desenvolvimento, produção e recuperação em áreas de subsolo.

Uma das maiores operadoras offshore do mundo,  com atuação crescente em energias renováveis e a ambição de zerar as emissões líquidas de CO2 até 2050, a Equinor traçou políticas globais de diversidade para que todos tenham voz e sejam respeitados. A companhia entende que a diversidade enriquece o desenvolvimento das equipes, a tomada de decisões e contribui para a criatividade e a inovação, elementos importantes para a estratégia da Equinor de moldar o futuro da energia.

Mais mulheres

A Equinor trabalha, por exemplo, para motivar mais mulheres a atuar em óleo e gás, um setor ainda muito masculino.

"Nosso maior desafio é atrair as mulheres, por isso precisamos sempre deixar claro que temos vagas e queremos mulheres no offshore. Quando elas entram e chegam a posições de liderança, estimulam outras mulheres a buscar o mesmo caminho"

Ana Serrano Oñate, vice-presidente de subsurperfície da Equinor

Os esforços têm gerado resultado. No Brasil, a atual presidente, Veronica Coelho, é a terceira liderança feminina consecutiva no comando da companhia. As mulheres ocupam mais de 36% dos assentos no comitê diretivo da Equinor no país, que tem ainda integrantes de diferentes países, idades e perfis profissionais.

Licença parental

A Equinor oferece globalmente, desde 2018, licença remunerada de 16 semanas para todos os funcionários que se tornarem pais, independentemente do sexo. Ao possibilitar que mulheres e homens tenham o mesmo período de afastamento, a empresa evita que mulheres sejam preteridas para cargos devido à licença maternidade. "Isso é inovador, porque permite o desenvolvimento profissional de forma igualitária e estimula a conciliação entre a vida familiar e a profissional", afirma Ana.

Para estimular a inclusão, a Equinor traça metas globais de recrutamento que podem ser adaptadas aos diferentes países em que atua. No Brasil, a seleção para o programa de estágio eliminou a exigência do conhecimento da língua inglesa, tornando as vagas acessíveis a um grupo maior e mais diversificado de candidatos. Após a admissão, a empresa oferece curso de inglês para os estagiários que precisarem aprender ou aprimorar o idioma.

Já o programa Aprendiz Equinor beneficia moradores de comunidades locais. "Esses jovens são geralmente negros e mulheres, que precisam ter uma oportunidade, porque a tendência é as empresas contratarem sempre pessoas com o mesmo nível social ou que estudam nas mesmas universidades", diz Ana.

Equipes inclusivas

Indicadores corporativos específicos, como o Índice de Diversidade de Equipe e o Índice de Inclusão, permitem à empresa acompanhar a evolução das metas de diversidade. O objetivo da empresa é ter todas as equipes inclusivas e diversas até 2025.

Outra iniciativa é o apoio a grupos voluntários de funcionários que atuam para conscientizar sobre a importância da diversidade e fortalecer a cultura de inclusão. No Brasil, esses grupos são engajados e incluem Mulheres na Equinor, Pessoas com Deficiência, LGBTQ+ e Black in Equinor.

A intenção da empresa, ao investir na diversidade e na inclusão, é fazer com que sua força de trabalho reflita a multiplicidade de seus negócios e a cultura dos países onde está presente. A Equinor completou neste ano duas décadas de atuação no Brasil, com um diversificado portfólio de óleo e gás em diferentes regiões e estágios, e projetos de energias renováveis em desenvolvimento.