A frota de veÃculos tem grande importância para o bom funcionamento do paÃs, já que parte significativa de nossa economia depende e é movimentada sobre rodas, com impactos sobre os desenvolvimentos regionais, sobre a geração de empregos e renda, e sobre a melhoria das condições de vida da população da cidade e do campo. Segundo o documento Transporte m ove o Brasil, lançado em 2022 pela Confederação Nacional do Transporte, o modal rodoviário, na matriz de transportes brasileira, por exemplo, é responsável por cerca de 64,9% de todas as cargas transportadas no paÃs e mais de 90,0% do total de passageiros, por exemplo.
Nesse cenário, o consórcio de caminhões se destaca. De acordo com a Abac, a adesão aos planos para compra desse tipo de veÃculos – incluindo dos extrapesados, que fazem os longos percursos e rodam pelas estradas, aos leves, que têm acesso à s áreas urbanas – , cresceu 94% de março de 2021 para o mesmo mês de 2022. Para Rodrigo Clemente, diretor comercial do Consórcio Scania, esse crescimento se justifica, em primeiro lugar, pelo custo financeiro da modalidade. "Se compararmos a taxa de juros dos financiamentos com a taxa do consórcio, a segunda é muito menor. Além disso os financiamentos geralmente são feitos em no máximo 60 meses, contra 100 meses do consórcio – isso resulta em uma parcela menor, impactando menos o fluxo de caixa do cliente. O cenário macroeconômico também influencia: com a retomada da economia pós-pandemia muitos empresários voltaram a investir na frota para atender à demanda que estava reprimida", avalia. Ele relata, ainda, que o Consórcio Scania, que existe há 40 anos, registra um crédito médio acima de R$700 mil e cerca de 400 contemplações mensais. "Quem compra como pessoa fÃsica é, em sua maioria, o transportador autônomo ou pequeno transportador. Como trabalhamos em um segmento muito especÃfico, a maioria das vendas ocorrem para pessoas jurÃdicas", narra Rodrigo.
Com relação ao perfil de quem contrata consórcios para acessar veÃculos leves ou motocicletas, Marcos Zaven Fermanian, presidente da Honda Serviços Financeiros, diz que de forma geral, trata- se de consumidores que buscam uma compra programada, com parcelas acessÃveis, que cabem no orçamento, e que preferem não disponibilizar capital para dar entrada em um financiamento. O Consórcio Honda já disponibilizou mais de 7,2 milhões de cartas de crédito e mantém uma carteira de 1,5 milhão de clientes ativos no Brasil. Um dos diferenciais que ele adota é a venda porta a porta, em que equipes das concessionárias tem a oportunidade de oferecer as soluções para aquisição de uma motocicleta em todo o território nacional, democratizando o acesso à mobilidade ao alcançar regiões remotas do paÃs. Um dos destaques da empresa é justamente a sua participação no mercado de duas rodas. Segundo Marcos, o Consórcio Honda é lider do segmento de motocicletas no paÃs, com cerca de 80% de market share.
Instrumento de trabalho para milhões de brasileiros, mas também paixão de outros tantos, as motos e as scooters conquistam adeptos em razão da agilidade que proporcionam para deslocamentos, bem como pela economia de combustÃvel e baixos custos de manutenção. Já o apetite dos brasileiros por adquirirem veÃculos leves, novos ou usados, não é uma novidade e se mantém forte. Isso se traduz na ampliação do número de adeptos, mas também no incremento tÃquete médio, que bateu recorde em 2021, superando os R$ 50 mil. No ano passado, mais de 585 mil pessoas puderam comprar seus veÃculos ao serem contempladas, sendo que a enorme maioria optou por adquirir usados (79,4%). A possibilidade de escolher entre um veÃculo novo ou não existe sempre que isso estiver previsto no contrato de adesão.