O segmento que movimenta o país

A frota de veículos tem grande importância para o bom funcionamento do país, já que parte significativa de nossa economia depende e é movimentada sobre rodas, com impactos sobre os desenvolvimentos regionais, sobre a geração de empregos e renda, e sobre a melhoria das condições de vida da população da cidade e do campo. Segundo o documento Transporte m ove o Brasil, lançado em 2022 pela Confederação Nacional do Transporte, o modal rodoviário, na matriz de transportes brasileira, por exemplo, é responsável por cerca de 64,9% de todas as cargas transportadas no país e mais de 90,0% do total de passageiros, por exemplo.

Nesse cenário, o consórcio de caminhões se destaca. De acordo com a Abac, a adesão aos planos para compra desse tipo de veículos – incluindo dos extrapesados, que fazem os longos percursos e rodam pelas estradas, aos leves, que têm acesso às áreas urbanas – , cresceu 94% de março de 2021 para o mesmo mês de 2022. Para Rodrigo Clemente, diretor comercial do Consórcio Scania, esse crescimento se justifica, em primeiro lugar, pelo custo financeiro da modalidade. "Se compararmos a taxa de juros dos financiamentos com a taxa do consórcio, a segunda é muito menor. Além disso os financiamentos geralmente são feitos em no máximo 60 meses, contra 100 meses do consórcio – isso resulta em uma parcela menor, impactando menos o fluxo de caixa do cliente. O cenário macroeconômico também influencia: com a retomada da economia pós-pandemia muitos empresários voltaram a investir na frota para atender à demanda que estava reprimida", avalia. Ele relata, ainda, que o Consórcio Scania, que existe há 40 anos, registra um crédito médio acima de R$700 mil e cerca de 400 contemplações mensais. "Quem compra como pessoa física é, em sua maioria, o transportador autônomo ou pequeno transportador. Como trabalhamos em um segmento muito específico, a maioria das vendas ocorrem para pessoas jurídicas", narra Rodrigo.

O segmento que movimenta o país

Com relação ao perfil de quem contrata consórcios para acessar veículos leves ou motocicletas, Marcos Zaven Fermanian, presidente da Honda Serviços Financeiros, diz que de forma geral, trata- se de consumidores que buscam uma compra programada, com parcelas acessíveis, que cabem no orçamento, e que preferem não disponibilizar capital para dar entrada em um financiamento. O Consórcio Honda já disponibilizou mais de 7,2 milhões de cartas de crédito e mantém uma carteira de 1,5 milhão de clientes ativos no Brasil. Um dos diferenciais que ele adota é a venda porta a porta, em que equipes das concessionárias tem a oportunidade de oferecer as soluções para aquisição de uma motocicleta em todo o território nacional, democratizando o acesso à mobilidade ao alcançar regiões remotas do país. Um dos destaques da empresa é justamente a sua participação no mercado de duas rodas. Segundo Marcos, o Consórcio Honda é lider do segmento de motocicletas no país, com cerca de 80% de market share.

Instrumento de trabalho para milhões de brasileiros, mas também paixão de outros tantos, as motos e as scooters conquistam adeptos em razão da agilidade que proporcionam para deslocamentos, bem como pela economia de combustível e baixos custos de manutenção. Já o apetite dos brasileiros por adquirirem veículos leves, novos ou usados, não é uma novidade e se mantém forte. Isso se traduz na ampliação do número de adeptos, mas também no incremento tíquete médio, que bateu recorde em 2021, superando os R$ 50 mil. No ano passado, mais de 585 mil pessoas puderam comprar seus veículos ao serem contempladas, sendo que a enorme maioria optou por adquirir usados (79,4%). A possibilidade de escolher entre um veículo novo ou não existe sempre que isso estiver previsto no contrato de adesão.