Pedagogia em primeiro, seguida por administração e contabilidade. Estes são os cursos de graduação que formam o pódio com os mais procurados pelos brasileiros dentro da modalidade educação a distância (EAD).
De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, entre os dez mais populares no paÃs, aparecem ainda sistemas de informação, gestão de pessoas, enfermagem, educação fÃsica, logÃstica, serviço social e marketing.
LEIA MAIS
- Novo marco regulatório pode impactar avanço da educação a distância
- Plataformas de ensino devem ser amigáveis para bom desempenho dos alunos
- Com mercado em mutação, escolha de curso é processo complexo
A lista entre os matriculados em graduações presenciais é diferente: direito, psicologia, enfermagem, medicina, administração, pedagogia, odontologia, fisioterapia, engenharia civil e medicina veterinária.
Por que isso ocorre? Por que alguns cursos de graduação são mais procurados dentro da modalidade EAD?
"O que acontece é que cursos mais teóricos, como pedagogia e aqueles relacionados à tecnologia, tendem a ter mais oferta na EAD. Eles exigem menos atividades práticas presenciais em espaços como os polos de educação", conta João Mattar, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Segundo Mattar, mesmo o curso de farmácia, no qual os estudantes têm aulas em laboratório, são bastante procurados. "Porque há uma demanda enorme do mercado, que está à procura de mais profissionais dessa área. No fim das contas, tirando os cursos que são proibidos em EAD pelo Ministério da Educação (MEC), como odontologia, medicina, direito e psicologia, a busca pelos outros cursos costuma ter muita procura, o que é uma demonstração da atratividade da EAD entre os brasileiros."
Todas as universidades possuem polos em diversas cidades espalhadas pelo paÃs, segundo Mattar, para que os estudantes realizem atividades presenciais.
Mas quanto mais atividades presenciais são exigidas em um curso, como aulas em laboratórios ou outras práticas, mais complexa fica a rotina do aluno, explica o presidente da ABED. "Ele terá de se organizar muito bem e precisará encontrar espaço na agenda para se dirigir ao polo."
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha