Plataformas de ensino devem ser amigáveis para bom desempenho dos alunos

Ambiente virtual deve ter boa acessibilidade, ser interativo e ter uma interface facilitadora

Em um curso de educação a distância (EAD), a plataforma digital utilizada pelas instituições de ensino é o ambiente que mais será frequentado por alunos e professores. Por isso, deve ser "amigável" para que todos consigam navegar sem percalços.

A ferramenta principal na modalidade EAD é o ambiente virtual de aprendizagem. "É ali que estão os conteúdos e onde é feito o acompanhamento dos alunos, os professores podem averiguar como eles estão progredindo dentro do componente curricular", explica Ozeas Vieira Santana Filho, diretor de Educação a Distância do Centro Universitário Senac.

Esse ambiente virtual deve ter boa acessibilidade, ser interativo e ter uma interface amigável. "É onde o aluno ficará durante a maior parte do tempo."

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Os recursos disponibilizados vão ajudar a enriquecer o aprendizado dos estudantes. "Deve ser uma plataforma em que seja possível fazer webconferência, porque algumas atividades são síncronas, com participação ao vivo de professor e alunos. Precisa ter um local de discussão, para que o aluno tire dúvidas com o professor. E, também, ter interface de vídeos e de simuladores, como simulador de laboratório, para que os alunos consigam fazer experimentos", explica Santana Filho.

Um dos desafios de qualquer curso em EAD é tornar o aprendizado estimulante e atrativo para os alunos. Mas como fazer isso?

Segundo Santana Filho, utilizando metodologias ativas de aprendizagem. Para que o curso seja produtivo, é necessário que os alunos estejam engajados. "Se a aula não for interessante, o aluno não mergulha nela. Os professores precisam ser criativos."

Os professores também podem levar desafios para os alunos, para que eles se engajem nas aulas. "No Senac, temos uma tutoria ativa. Com o acolhimento do aluno e acompanhamento. Não é feito por um professor, mas por um tutor. O aluno não pode sentir que está sozinho. O professor tem de estar ali, acompanhar o aluno, mostrar a importância do conteúdo que está sendo passado, por que ele é útil."

Nesse sentido, Santana Filho conta que, no Senac, a cada semestre há um projeto integrador pelo qual os alunos colocam em prática os conteúdos que são ensinados nas disciplinas. "Assim eles são estimulados a se engajarem com o que está sendo ensinado."

Interação é fundamental nas aulas em formato EAD. Segundo Santana Filho, isso deve ser pensado já no desenvolvimento do conteúdo que será ensinado aos alunos.

"Há designers educacionais e profissionais de audiovisual que trabalham nisso, para facilitar ao professor na hora em que ele estiver com os alunos. Nas aulas síncronas, em que os professores dão aulas ao vivo, os alunos têm a oportunidade de realizarem trocas entre eles."

É importante ainda, para ele, que o aluno preste atenção no número de estudantes em cada turma. Se for muito grande, a questão da interatividade é prejudicada. Se o aluno tiver alguma dúvida, ele terá mais dificuldades para acessar o professor. "No Senac, o número máximo de alunos é 110 por turma."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha