Segmento de médio e alto padrão estimula alta do mercado

Além de plantas espaçosas e bem distribuídas e estruturas de lazer suntuosas, design, arquitetura e sustentabilidade são diferenciais

O mercado de imóveis registrou uma alta de 39,8% no acumulado dos últimos 12 meses. O volume de vendas nos primeiros meses de 2024 foi também mais alto do que o registrado no mesmo período no ano passado.

Um movimento importante, que contou com o impulso dos apartamentos de médio e alto padrão, que tendem a crescer ainda mais neste ano.

O segmento apresentou um bom desempenho, com alta de 15% no número de unidades comercializadas (43.974) e de 22,1% no valor das vendas (volume de R$ 21,9 bilhões), segundo dados da Abrainc-Fipe.

Empreendimento Iman Vila Mariana, da Tarjab
Empreendimento Iman Vila Mariana, da Tarjab - Tarjab/Divulgação

Mesmo tendo mostrado uma redução de 0,4% no valor total lançado nesse período, o mercado dá sinais de readequação do estoque. Esse cenário deve ser impulsionado ainda mais com a perspectiva de redução da taxa básica de juros, a Selic.

"Com a continuidade da redução dos juros, esperamos crescimento nas vendas e também nos lançamentos de imóveis de médio e de alto padrão, mercado que está diretamente ligado à Selic. Já o mercado de baixa renda deve seguir em ótimo momento refletindo as melhorias do novo Minha Casa, Minha Vida", diz Luiz França, presidente da Abrainc.

"As recentes reduções na taxa Selic foram recebidas com otimismo pelo mercado, especialmente no segmento de médio e alto padrão", completa.

IMÓVEIS DIFERENCIADOS

Além das pessoas em busca do primeiro imóvel, o perfil do consumidor de médio e alto padrão contempla também aqueles que já têm a casa própria e estão na compra do segundo ou terceiro imóveis, para investimento ou lazer.

Por já terem comprado outros imóveis, essas pessoas têm bom conhecimento sobre o processo e exigem que o corretor tenha profundidade nas informações sobre o mercado imobiliário. São bem criteriosos quanto a acabamentos, marcenaria e estrutura do imóvel e buscam regiões com boa estrutura de serviço e entretenimento.

Luiz França, presidente da Abrainc
Luiz França, presidente da Abrainc - Abrainc/Divulgação

O conceito de bem-estar (wellness) está sendo cada vez mais integrado aos projetos imobiliários, visando promover o equilíbrio físico e mental dos moradores

Luiz França

presidente da Abrainc

Para contemplar esse público, as construtoras e incorporadoras estão investindo não só em plantas espaçosas e bem distribuídas e em estruturas de lazer suntuosas, mas também em design, arquitetura e sustentabilidade diferenciados.

"Além da qualidade de projeto e execução, o design e a sustentabilidade são diferenciais para os projetos do segmento de médio e alto padrão", afirma Helder Paranhos, diretor de Incorporação da Tegra.

O Gravura Perdizes, da Tegra, é um exemplo. Para ser mais racional e eficiente, ele tem fachada pré-moldada.

O Bem Moema, da mesma incorporadora, investe no paisagismo que será marcante para quem mora nele e também para a vizinhança. O prédio terá uma fachada ativa, com lojas acompanhadas de jardins e passeios com canteiros verdes.

"Após a pandemia, observa-se uma crescente demanda por imóveis mais espaçosos, bem como uma valorização das áreas verdes privativas. Além disso, há uma tendência em direção a construções sustentáveis que incorporam tecnologias como energia solar", diz Luiz França, da Abrainc.

"É notável a maior valorização do paisagismo nos condomínios, criando ambientes mais agradáveis e harmoniosos para os moradores", completa.

Outro diferencial do mercado que atrai o público exigente dos imóveis de médio e alto padrão são as certificações de sustentabilidade, como o selo AQUA-HQE, primeira norma brasileira para certificação de construções sustentáveis. Ela avalia elementos que proporcionam economia, conforto e qualidade de vida durante a operação dos edifícios, como no empreendimento Iman Vila Mariana, da Tarjab.

Os consumidores que buscam imóveis desse segmento para investir levam em conta também a localização, que precisa ser atrativa para quem quer alugar.

Os empreendimentos desse padrão com plantas mais compactas têm sido desenvolvidos próximo aos principais eixos de transporte e em bairros que contam com boa infraestrutura urbana.

Comodidades e tecnologia são diferenciais para compradores exigentes

O mercado de médio e alto padrão tem apresentado uma série de inovações para tornar o dia a dia mais agradável e prático.

Os empreendimentos têm buscado se diferenciar não pelas áreas de lazer impactantes, mas por comodidades e serviços.

Entre eles estão áreas para compras rápidas em minimercados, concierge para organização de pequenos eventos nas áreas comuns, serviços de entrega de compras de supermercado, reparos e manutenção no apartamento e serviços para pets, entre outros.

Ainda em busca de comodidade, novos empreendimentos incorporam a tecnologia ao dia a dia, sendo entregues com dispositivos que permitem o acionamento dos equipamentos de casa via smartphone, PC ou tablet. Fechaduras inteligentes, mais seguras, também têm aparecido com maior frequência nas entregas desse segmento.

"Desde a escolha de localizações privilegiadas até os acabamentos de alto padrão, nosso objetivo é superar as expectativas dos clientes. Por isso, investimos em inovação e tecnologia para garantir praticidade no dia a dia", diz Orlando Pereira, diretor comercial do grupo Cyrela.

Reflexo da pandemia, a presença de espaços coworking se tornou muito atraente para os consumidores, mesmo aqueles que não estão em home office a semana toda, mas precisam de uma área tranquila para trabalhar ou fazer reuniões eventualmente.

Os cuidados com o bem-estar são outra preocupação do público desse segmento e está sendo contemplado com áreas de spa, massagem e beleza, além de serviços.

Para os imóveis de menor metragem, além da localização privilegiada, que sempre será um diferencial, a tecnologia é um item que cada vez ganha mais espaço, entregando mais conforto e segurança para os moradores

Thiago Teixeira

Head Comercial do QuintoAndar

APROVEITAR OS ESPAÇOS

Plantas flexíveis que possam atender às necessidades de diferentes perfis de clientes têm sido uma forte tendência nos empreendimentos de alto e médio padrão, não importa a metragem. A possibilidade de personalizar o ambiente é um enorme atrativo para um público exigente.

"As plantas atuais evoluíram bastante e trazem espaços multiusos, integração de ambientes como cozinha e sala, espaços para home office e pets e ainda muita tecnologia para diminuir custos operacionais, aumentar a segurança e gerar mais conforto", afirma Carlos Borges, CEO da Tarjab.

"De uma forma geral, hoje até um apartamento com menos área, com o uso da decoração, do layout e da tecnologia atende o usuário da mesma forma que um apartamento que no passado precisaria de uma área maior. Os espaços são mais bem aproveitados", completa.

Mas áreas amplas continuam sendo um atrativo imbatível, principalmente no mercado de alto padrão.

Para as famílias, o espaço extra ainda continua sendo um diferencial, tanto para quem busca conforto quanto exclusividade. Neste sentido, os imóveis com plantas especiais têm se destacado, seja por conta de cômodos mais amplos, pelo pé direito duplo na sala ou ainda pelas áreas externas.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha