Descrição de chapéu universidade

Nota do Enem 2020 pode ser usada para concorrer a vagas

Realizado no início deste ano, exame começa a valer para seleção de candidatos pelas universidades

Aplicado apenas no início deste ano devido à pandemia de Covid-19, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 passa a ser usado agora pelas universidades nos processo seletivos.

Estudantes interessados em ingressar na UNG (Universidade de Guarulhos), por exemplo, podem concorrer a vagas com a nota do Enem 2020 e de anos anteriores. Gratuitas, as inscrições para o vestibular do primeiro semestre podem ser feitas até 30 de abril. O processo é feito de forma digital.

Alunos da UNG durante aula, antes da pandemia de Covid-19
Alunos da UNG durante aula, antes da pandemia de Covid-19 - Divulgação

A seleção de candidatos pelo exame na universidade exige média de 200 pontos (soma de todas as notas divididas por cinco, sem ter zerado em nenhuma delas). Quem não fez o Enem pode concorrer a vagas pelo vestibular programado. Atualmente, pelas restrições impostas pela pandemia, essa seleção é feita apenas por uma redação, que pode ser realizada no formato online. Quem for selecionado entra em uma vaga remanescente das turmas que já estão em andamento.

"Por intermédio do exame [Enem], os estudantes adquirem bolsas parciais e integrais do ProUni. Sem dúvida, trata-se de um instrumento de inclusão"

Eloi Lago, reitor da UNG

As vagas para o segundo semestre abrem em maio. É possível ainda concorrer a bolsas na universidade pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), do MEC (Ministério da Educação), também com as notas do Enem.

"O Enem surgiu em 1998 com o intuito de avaliar o ensino médio. Hoje tornou-se uma via de acesso ao ensino superior. Por intermédio do exame, os estudantes adquirem bolsas parciais e integrais do ProUni. Sem dúvida, trata-se de um instrumento de inclusão", diz o reitor da UNG, Eloi Lago.

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, 30% das cerca de 2.600 vagas do vestibular do meio do ano estão reservadas para seleção pela nota do Enem. Delas, 20% estão abertas para quem quiser utilizar a nota do Enem 2020 e 10% para uso da nota de 2019. O restante das vagas vai para o vestibular por prova online.

"Optamos por diminuir a quantidade de vagas com o uso da nota de 2019, porque já foi usado em outros processos seletivos", explica o professor Milton Pignatari Filho, coordenador do vestibular da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

As inscrições para participação pelo Enem, assim como no vestibular por prova, vão até 7 de junho. A classificação pelo exame leva em conta a nota dos candidatos, com diferentes pesos para cada área do conhecimento.

A redação tem peso quatro; linguagens, códigos e suas tecnologias tem peso três; matemática e suas tecnologias tem peso dois; e ciências da natureza e ciências humanas têm peso um, cada uma.

A classificação geral dos aprovados pelas duas modalidades no Mackenzie sai em 29 de junho a partir das 16h, segundo o edital. A segunda lista está programada para 8 de julho no mesmo horário.

Na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), o Enem será a única forma de seleção dos candidatos no vestibular do meio do ano. Os estudantes podem participar com notas do exame entre 2017 e 2020. As inscrições começam em 10 de maio e vão até 20 de junho. A divulgação dos resultados e convocação para matrícula em primeira chamada ocorre em 29 de junho.