XP reúne líderes globais para discutir investimento e mudanças na sociedade

Gratuito e online, Expert ESG promove debate sobre a influência das preocupações com o meio ambiente, o social e a governança no mundo dos negócios e seus efeitos no planeta

Um escritor israelense renomado. Um cientista brasileiro em evidência. Uma dirigente da Unicef. A CEO de uma transnacional de informática. Uma empresária brasileira exitosa. Um britânico, o “pai da sustentabilidade”. A presidente de uma das principais TVs americanas.

O que essas personalidades têm em comum? Para a XP Investimentos, muito. E, por isso, elas estarão no maior evento virtual do Brasil com mais outros 50 especialistas para discutir as transformações profundas do planeta e seu papel nos investimentos. Trata-se da Expert ESG, de 2 a 5 de março.

Para a XP Investimentos, plataforma líder em serviços financeiros no Brasil e integrante da XP Inc., é possível transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. E isso tem tudo a ver com essas três letras (ESG) que integram o título do evento, que será gratuito e online.

ESG vem da sigla em inglês para ambiental, social e governança. Na Europa e no Japão, por exemplo, o assunto é discutido há pelo menos duas décadas. E, a cada ano, vem ganhando mais importância no planeta, pois é fonte inesgotável de ideias e propostas para entender o impacto das questões ambientais, de governança e de sustentabilidade nos negócios e no mercado financeiro.

Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc., e uma das participantes do evento, conta que “a intenção é dar mais visibilidade à temática ESG e trazer as visões do mundo do investimento que estão transformando os produtos financeiros”.

Por isso reunir referências nacionais e internacionais para falar sobre como os investidores podem melhorar as condições do planeta, ampliando o desempenho financeiros das empresas e levando em consideração os critérios de governança ambiental, social e de governança corporativa.

"Decidimos trazer vozes relevantes de meio ambiente, responsabilidade social e governança como meio de ampliar as perspectivas sobre essa transformação e convencer mais pessoas e empresas a serem protagonistas dessa mudança"

Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc.

Cada dia do evento abordará um tema relacionado ao contexto ESG. O primeiro dia, 2 de março, será dedicado à letra “E”, ou seja, às questões ambientais.

Segundo Marta, “os cenários atual e futuro da Amazônia e a questão da mudança climática serão abordados porque é necessário evoluir nessas agendas, que terão cada vez mais impacto na lógica dos investimentos e dos financiamentos”. Nesse dia, Carlos Nobre, um dos cientistas brasileiros de renome mundial, falará sobre emergência climática.

Já o escritor israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, falará sobre os desafios da humanidade pós-pandemia da Covid-19.

Também participará o britânico John Elkington, o “pai da sustentabilidade”, que irá mostrar sua visão sobre o atual momento e sobre a possibilidade de se fazer uma transição para um capitalismo mais sustentável e inclusivo.

Na quarta-feira, 3 de março, o assunto central será o impacto social. A ideia é explorar os temas sociais a partir de uma visão construtiva, reconhecendo a importância dessa questão para que os negócios alcancem sucesso de forma responsável e perene.

Nesse dia, Tania Cosentino, CEO da Microsoft Brasil, Rachel Maia, fundadora da RM Consulting e presidente do Conselho Consultivo da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luiza, discutirão “A Força da Liderança Feminina”.

Já a americana Jean Case, presidente do Conselho da National Geographic, falará sobre “A Importância de Buscar Oportunidades Inovadoras para Alinhar Propósito e Lucro”.

Na quinta, dia 4, será a vez da governança: como a cultura das corporações e os líderes das empresas estão caminhando para um futuro mais consciente e sustentável.

Raj Sisodia, fundador e copresidente do Conscious Capitalism Inc. e professor da Babson College, irá falar do conceito de “Capitalismo Consciente”, que conquistou o apoio de diversos líderes empresariais.

No último dia do evento, 5 de março, será discutido como o ambiental, o social e a governança estão sendo incorporados no mundo dos investimentos.

Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc., avalia que, com a diversidade de ideias e propostas da Expert ESG, os participantes verão a importância de incorporar na lógica de avaliação de risco e da tomada de decisões das empresas os fatores ESG. “O setor financeiro tem potencial de provocar uma transformação no universo empresarial e dar sua contribuição para a melhoria das condições do planeta”, concluiu Marta Pinheiro.

Expert ESG está com inscrições abertas

As inscrições para a Expert ESG já estão abertas. Elas devem ser feitas por meio do site: https://eventoexpert.xpi.com.br/

O evento, organizado pela XP Investimentos, é gratuito, totalmente digital e terá transmissão com legendas e em libras.

O interesse pelo tema ESG vem crescendo no mundo todo. Participar da Expert ESG é uma forma de saber mais sobre ele e com quem entende do assunto.

Cada vez mais investidores estão alinhados com práticas ESG e exigindo que as empresas também estejam em linha com essas práticas. Cobram respeito ao meio ambiente, combate à exploração de trabalhadores e da comunidade no entorno da empresa.

A XP Investimentos, responsável pelo evento, é a plataforma líder em serviços financeiros no Brasil. Faz parte da XP Inc., que é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP Investimentos, Rico, Clear, Infomoney, XPeed e Spiti, entre outras. A XP Inc. tem mais de 2,8 milhões de clientes e R$ 660 bilhões de ativos sob custódia.​