XP lança instituto para levar educação financeira a 50 milhões de pessoas no Brasil

Meta é ampliar conhecimento dos cidadãos sobre finanças no país em 10 anos; orçamento da entidade para 2021 é de R$ 20 milhões

Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc., ao lançar o Instituto XP durante a Expert ESG

Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc., ao lançar o Instituto XP durante a Expert ESG

Colaborar na construção de um ambiente educativo de finanças mais tecnológico, inovador e inspirador para os brasileiros. É com esse objetivo que a XP Inc. lançou o Instituto XP, para levar, juntamente com a Xpeed, a escola de educação financeira do grupo, educação financeira a 50 milhões de pessoas.

Com um orçamento de R$ 20 milhões para o primeiro ano de vida da entidade, a proposta é transformar o perfil do brasileiro no mundo financeiro por meio da disseminação de conteúdos gratuitos do instituto.

Há público para isso. Hoje, 7 em cada 10 brasileiros desconhecem o mundo das finanças e não poupam. Dois terços desse total estão negativados, e 56% não fazem nem sequer orçamento familiar. Por isso, o público-alvo são pessoas com pouca instrução formal e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

O anúncio da chegada do Instituto XP foi feito por Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc., durante a Expert ESG, maior evento ESG do Brasil, que, por quatro dias, reuniu lideranças globais para discutir meio ambiente, questão social e governança corporativa, principalmente num mundo pós-pandemia.

“Assumimos hoje o protagonismo de inspirar, capacitar e engajar a sociedade para que todos juntos -colaboradores, educadores, pais, lideranças públicas, organizações da sociedade civil, pesquisadores, empresas, empreendedores, clientes e voluntários- possamos amplificar o acesso à educação financeira para milhões de pessoas”, disse o CEO. Para Benchimol, o foco a longo prazo com o Instituto XP é investir em educação. “Dá para transformar vidas se as pessoas aprenderem a administrar bem o seu dinheiro.”

"As novas gerações são mais exigentes e querem mais do que uma empresa que gere resultados; querem empresas comprometidas em definitivamente deixar um mundo melhor"

Guilherme Benchimol, ceo da XP inc.

De acordo com o CEO, nos 20 anos de mercado da XP Inc., a companhia vem conseguindo realizar o sonho de transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas. “Procuramos desafios além das nossas capacidades. Não nos conformamos com o status quo. O lançamento do Instituto XP é parte do nosso compromisso com o futuro do Brasil.”

O Instituto XP irá consolidar as ações que já vinham sendo feitas ou apoiadas pela empresa nos últimos anos, como o Programa Juntos Transformamos, que, durante a pandemia, impactou 1,3 milhão de pessoas com R$ 33,8 milhões arrecadados e doados para 16 ONGs nas cinco regiões do Brasil.

Ou a união, no início deste ano, da XP Inc. com o grupo Juntos pelo Amazonas para doar R$ 1,6 milhão à Fiocruz para a compra e gestão de uma usina de oxigênio que dará suporte aos hospitais públicos da região.

EDUCAÇÃO NO FOCO

Para a diretora ESG da XP Inc., Marta Pinheiro, os problemas estruturais na área de educação infelizmente não são novidade no Brasil. “Pensamos em maneiras de colocar as nossas especialidades e os diferenciais de empresa privada a serviço da sociedade”, disse.

A executiva declarou ainda que as ações com foco em educação fazem parte da história da XP Inc. desde a sua fundação, há 20 anos, quando Guilherme Benchimol dava aulas sobre investimentos aos primeiros clientes. “Queremos inspirar, capacitar e engajar a sociedade para garantir o acesso de milhões de pessoas à educação financeira”, ressaltou Marta.

As primeiras iniciativas do Instituto XP serão voltadas para a educação de base, com projetos focados na formação de professores das escolas públicas, que atendem quase 40 milhões de estudantes.

O trabalho de educação financeira com esse público terá como principal diferencial uma linguagem escrita e audiovisual acessível, democrática, inovadora, didática, leve e divertida. A meta é impactar 1 milhão de professores nos próximos dois anos.

Já a head de Impacto Social da XP Inc., Marcella Coelho, que irá liderar o instituto, afirmou que é comprovado que uma pessoa financeiramente alfabetizada tem maior capacidade de planejar o futuro e de se preparar para imprevistos. E que a educação financeira viabiliza independência, maior renda e menor desigualdade. “A razão de existir do Instituto XP é acreditar que começar bem pode mudar tudo. Por isso, vamos investir desde a infância para educarmos os brasileiros e brasileiras a conviverem bem com o dinheiro, a entenderem sua potência. Esse é um caminho para geração de renda e para que alcancem seus sonhos”, disse Marcella.

GOVERNANÇA

Todos os projetos do novo instituto passarão inicialmente pelo crivo de um comitê composto por colaboradores da XP Inc., com 50% de participação de mulheres e representantes de diversas áreas, além do próprio Guilherme Benchimol, e membros independentes externos.

O Instituto XP também prevê parcerias com outras instituições para fomentar o ecossistema de educação financeira, assim como o financiamento de projetos selecionados por meio de edital anual.

A XP Inc. é uma das maiores instituições financeiras do país, dona das marcas XP Investimentos, Rico, Clear, Infomoney, Leadr, XPeed e Spiti, entre outras. A XP Inc. tem 2,8 milhões de clientes e R$ 660 bilhões de ativos sob custódia.

Nos últimos 19 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras.

TODOS OS DEBATES DA EXPERT ESG ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK ABAIXO

https://eventoexpert.xpi.com.br/event/expert-esg-2021