CCR intensifica projetos de inclusão social, saúde e educação

Em ano de pandemia, projetos geridos pelo Instituto CCR beneficiam mais de 2,5 milhões de pessoas no Brasil

Em um ano difícil como foi 2020, o apoio de empresas a comunidades mostrou-se essencial. No Grupo CCR, as ações de impacto social tiveram como pilares saúde, educação e inclusão social, com destaque para o combate à Covid-19. O grupo investiu R$ 29,7 milhões em projetos que impactaram 2,5 milhões de brasileiros. As ações foram coordenadas pelo Instituto CCR, entidade que gerencia os projetos sociais do grupo.

“Diante da crise provocada pela Covid-19, o Grupo CCR instituiu um comitê para tornar os processos mais rápidos e aprovar ações emergenciais. O Instituto CCR deu apoio às unidades de negócios para colocar em prática os projetos sociais”, afirma Cristine Naum, gerente executiva de sustentabilidade e investimento social do Grupo CCR.

A pandemia impulsionou investimentos em saúde, educação e cidadania, com ações como atendimento médico por telemedicina e doações de itens essenciais. Foram 39 projetos sociais executados em 2020, que beneficiaram 2,5 milhões de pessoas em 115 municípios, como mostra o Relatório Anual do Grupo CCR.

Alinhado aos pilares do Instituto CCR, o Caminhos para a Cidadania é uma ação socioeducacional que tem o objetivo de capacitar professores para serem multiplicadores de conceitos relativos à convivência segura no trânsito e cidadania para alunos do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino dos municípios lindeiros às rodovias do Grupo CCR. Desde 2002, já atendeu mais de 3,4 milhões de alunos e mais de 131 mil educadores.

No ano passado, o programa se tornou 100% digital, o que em meio à pandemia foi um diferencial, pois, além das capacitações para os professores, foram disponibilizados 84 materiais gratuitos no site do programa, com sugestões de filmes, livros, séries, brincadeiras, jogos e atividades para serem desenvolvidas em casa. O programa envolveu, em 2020, 71 municípios e 87.150 alunos e capacitou mais de 2.900 professores. “Vamos prorrogar para este ano o ciclo de palestras, que, no ano passado, reuniu entre 400 e 500 professores por encontro”, afirma Cristine.

Atento às dificuldades do caminhoneiro para cuidar da saúde, o Grupo CCR ampliou o programa Estrada para a Saúde, criado em 2006. Ele oferece espaços voltados ao acompanhamento gratuito da saúde desses profissionais, com serviços médicos, odontológicos e de bem-estar. No ano passado, o programa, que também é gerenciado pelo Instituto CCR, ofereceu atendimento médico por telemedicina aos caminhoneiros, que, por exercerem atividade essencial, não puderam se isolar em casa. Foram entregues ainda 557 mil itens de alimentação e higiene.

O Grupo CCR também realizou atendimentos de telemedicina em comunidades de São Paulo, como as de Capão Redondo e Paraisópolis. Para os colaboradores e seus dependentes, os programas de saúde contaram com canal de atendimento médico online, além de palestras e esclarecimento de dúvidas.

Uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, com cerca de 13 mil colaboradores, o Grupo CCR está presente em oito estados brasileiros e em outros quatro países. Administra quase 4.000 km de rodovias além de operações de metrô em São Paulo e na Bahia, barcas e linhas de VLT no Rio de Janeiro e quatro aeroportos na América Latina e Caribe.

Com seis anos de existência, o Instituto CCR, instituição sem fins lucrativos, tem como objetivo qualificar o investimento social privado de todas as empresas controladas do Grupo CCR, promovendo a transformação das comunidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Por meio da união da sua estratégia com a visão de sustentabilidade do grupo, o Instituto fortalece a gestão dos recursos próprios e incentivados.