O caminho para a retomada do crescimento econômico passa por investimentos em infraestrutura, que geram emprego, renda e melhoria na qualidade de vida da população. Em mobilidade urbana, a retomada já começou, como mostram investimentos recentes do Grupo CCR.
Uma das maiores companhias de infraestrutura de mobilidade da América Latina, a CCR conquistou, neste ano, a concessão de 15 aeroportos no país e de duas linhas de trens metropolitanos em São Paulo, elevando para 2,85 milhões o número de pessoas que poderão utilizar diariamente seus serviços.
Além disso, o grupo fechou acordo com o Governo do Estado de São Paulo que prevê investimentos de R$ 2,3 bilhões em rodovias paulistas, com a expectativa de gerar 5.000 empregos.
Em abril, o Grupo CCR venceu o leilão de licitação dos Blocos Sul e Central da Agência Nacional de Aviação Civil e tornou-se responsável pela manutenção, exploração e ampliação, por 30 anos, de nove aeroportos localizados na região Sul. Venceu também o leilão para reforma e administração dos aeroportos de Goiânia (GO), Palmas (TO), Teresina (PI), Petrolina (PE), São Luís e Imperatriz (MA). Com isso, a CCR passa a administrar 19 aeroportos no Brasil e no exterior.
O Grupo CCR venceu ainda o leilão de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens metropolitanos de São Paulo, com a proposta de R$ 980 milhões. Com 72 quilômetros e 40 estações, as duas linhas transportam 1 milhão de passageiros/dia.
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 passa a ser responsável pela operação, manutenção, ampliação e modernização das linhas pelo prazo de 30 anos. O edital prevê a aquisição de 34 novos trens para o sistema, entre outros investimentos.
“Com essas conquistas, a CCR se consolida como uma plataforma de investimentos em infraestrutura”, diz Marco Cauduro, CEO do Grupo CCR. “Temos a segurança de ser uma empresa com balanço robusto e acesso a mecanismos de financiamento de longo prazo.”
A CCR já opera as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô em São Paulo, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o VLT Carioca e a CCR Barcas, no Rio. São, no total, 50 estações de metrô, 19 de barcas e 3 linhas de VLT. “
A conquista das novas linhas 8 e 9 é uma oportunidade de estender o padrão de excelência que já adotamos nos atuais ativos de mobilidade geridos pela CCR, contribuindo para oferecer mais segurança e eficiência às pessoas que utilizam o sistema de transporte sobre trilhos”, afirma Luís Valença, presidente da divisão CCR Mobilidade.
ACORDO EM SÃO PAULO
Um fator que facilita a retomada de investimentos é a segurança jurídica, que dá previsibilidade a contratos e garante sua repactuação quando necessário, como é o caso da atual pandemia de Covid-19. Um exemplo foi o acordo fechado entre o Grupo CCR e o governo paulista com relação à concessão de rodovias.
Fechado em junho, prevê indenização de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos e investimentos de R$ 2,3 bilhões em rodovias paulistas. Treze das principais rodovias administradas pelas concessionárias CCR AutoBAn, CCR ViaOeste e CCR SPVias devem receber R$ 1,3 bilhão em obras nos próximos meses, com a expectativa de gerar 5.000 empregos diretos. Entre as rodovias que receberão as melhorias estão Raposo Tavares, Rodovia dos Bandeirantes, Anhanguera e Castello Branco.
O acordo prevê o reequilíbrio econômico-financeiro em contratos de concessão que compreendem uma malha viária de 1.005 quilômetros administrados pelas concessionárias do Grupo CCR, mediante a revisão dos termos firmados em 2006 e ainda o saneamento dos contratos, objetos de diversas disputas judiciais.
“Esse é um movimento que valoriza o ambiente de negócios no estado, cria segurança jurídica para os investimentos, além de viabilizar obras que irão gerar emprego e renda”, afirma Marco Cauduro. A CCR opera 18 concessões de rodovias no Brasil e no exterior, com 3.955 quilômetros de estradas em 6 estados brasileiros.,