Estudo recente do IBM Institute for Business Value aponta que a sustentabilidade alcançou o primeiro lugar entre os desafios de 51% dos CEOs globais. Um salto em relação à pesquisa do ano passado, quando o tema apareceu em sexto lugar.
Entre os CEOs brasileiros, 48% classificam as ações de sustentabilidade como seu maior desafio nos próximos dois a três anos – um crescimento de 65% em relação ao último levantamento.
O avanço da importância das ações socioambientais foi tema do evento A Pauta do CEO: Sustentabilidade, promovido em parceria pela IBM e o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo (assista à Ãntegra abaixo).
Participaram da conversa Marco Kalil, lÃder de consultoria da IBM para o Brasil, e Mirella Gomiero, diretora executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA, grupo que reúne marcas do varejo como Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem.
"O estudo com CEOs mostrou que as empresas começam a passar da fase de entendimento e planejamento para uma fase de ação em relação à sustentabilidade. Isso significa implantar polÃticas, estratégias, métricas e tecnologias inteligentes que possibilitem planejar, agir e medir o retorno da sustentabilidade nos negócios. Aà as empresas terão de fato um diferencial e uma vantagem competitiva", diz Kalil.
Segundo , há duas décadas o tema sustentabilidade faz parte da estratégia de negócio e da cultura do GPA.
As ações do GPA são estruturadas de acordo com cinco eixos de atuação, com um processo de governança que permeia desde as áreas operacionais até a alta gestão executiva e o conselho de administração
Os cinco pilares do GPA englobam as cadeias de valor, responsáveis pela oferta e consumo cada vez mais conscientes, o combate às mudanças climáticas, o compromisso com a ética e a transparência, a promoção da diversidade e da inclusão e ainda o impacto social e a promoção de oportunidades.
Perfis diferentes
A pesquisa da IBM ouviu mais de 3.000 CEOs de 43 paÃses e mostrou que as empresas estão em quatro graus de maturidade em relação à sustentabilidade. Do total, 15% dos CEOs estão ainda acessando e entendendo o tema, sem realizar muitas ações.
Depois aparecem aqueles que estão implementando medidas para manter suas empresas em compliance com as regras regulatórias.
O terceiro grupo é formado pelos chamados CEOs operacionais, que já estão em um nÃvel mais avançado de operação, com alguma tecnologia já aplicada, e governança para sustentabilidade.
Os mais avançados são os CEOs transformacionais. Esses estão mais próximos do estado da arte da sustentabilidade e já implantaram várias transformações, como a formação de comitê de sustentabilidade e governança.
O CEO transformacional elegeu o tema sustentabilidade como objetivo pessoal, já colocou a transformação digital em curso e tem uma estratégia bem definida. Nesse grupo de empresas, o interessante é que todo o ecossistema, formado por fornecedores e outras empresas parceiras, já começa a falar a mesma lÃngua, completando a cadeia da sustentabilidade
É o que acontece no GPA. Por atuar no varejo alimentar, a empresa se relaciona com diversos públicos - de consumidores e funcionários a fornecedores e investidores. "Como somos um elo de ligação entre milhares de fornecedores e milhões de clientes, nossos esforços são para ter produtos nas gôndolas que contribuam para a oferta e o consumo mais conscientes. De forma contÃnua e estruturada, mapeamos as cadeias de transformação de produtos que vendemos em todas as nossas lojas", afirma Mirella.
Além das ações internas de sustentabilidade, a IBM vem ajudando os clientes a traçar estratégias nessa área. "Temos uma visão holÃstica de mercado e soluções como o IBM Intelligence Suite, criado para oferecer um portfólio de controle e métricas relacionados à sustentabilidade", diz Kalil. "Além disso, acredito que tecnologias como inteligência artificial, nuvem hÃbrida e blockchain serão crÃticas para que as empresas desenvolvam sua estratégia de sustentabilidade."