Descrição de chapéu tecnologia internet

Especialistas apontam as 5 tendências que vão transformar os negócios no Brasil e na América Latina

Conversa com executivos da IBM aborda o que as empresas devem olhar para se preparar para o futuro e obter resultados

Nos últimos anos, as empresas experimentaram uma verdadeira revolução tecnológica e isso mudou a forma como os líderes planejam o futuro dos negócios. Mas como se preparar hoje para o que ainda está por vir?

Com base em estudos recentes do IBM Institute for Business Value, a IBM listou cinco tendências que podem definir grande parte das oportunidades que as empresas terão no médio e longo prazos.

Essas ações foram detalhadas na live "5 Tendências que Vão Transformar os Negócios no Brasil e na América Latina", promovida pela IBM em parceria com o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo.

A conversa reuniu a economista Mirian Cruz, líder de estratégia digital da IBM Brasil, e Wagner Arnaut (Tuba), CTO de Technology, Cloud e Cognitive Software da IBM Brasil. Assista à íntegra abaixo.

Conheça as 5 tendências que podem gerar resultados e valor para as organizações.

1- Adoção de novas tecnologias

Qual a importância de investir em tecnologias de ponta? Segundo Wagner Arnaut, inovações que despontaram nos últimos anos, como computação em nuvem (cloud), inteligência artificial e internet das coisas, já provaram seu valor para os negócios. Estudo recente da IBM mostra que as empresas que adotaram essas três tecnologias logo no início obtiveram receita entre 7% e 10% maior que aquelas que o fizeram tardiamente.

"Para adotar novas tecnologias, é importante que as organizações tenham uma cultura de inovação. Mas, para isso, devem criar um modelo baseado em confiança, para experimentar as tecnologias em diversas áreas da empresa sem medo de falhar", afirma Arnaut.

Wagner Arnaut (Tuba), CTO de Technology, Cloud e Cognitive Software da IBM Brasil
Wagner Arnaut (Tuba), CTO de Technology, Cloud e Cognitive Software da IBM Brasil - Reprodução

2- Retenção de talentos

Vivemos hoje um movimento de desligamentos voluntários, por insatisfação dos funcionários, que desejam uma maior flexibilidade nas relações de trabalho. Segundo Mirian Cruz, havia uma resistência das empresas em aceitar o trabalho remoto ou híbrido, mas isso está mudando. "Hoje as empresas reconhecem que podem acompanhar a produtividade e fazer a gestão de grandes projetos de forma remota", diz Mirian. Além disso, garantir a permanência dos talentos virou a principal forma de atingir o sucesso em empresas que querem transformar seu negócio. "Não podemos esquecer que é preciso também investir na formação desses talentos", diz Mirian.

3- Sustentabilidade

Pesquisa realizada pela IBM mostra que sustentabilidade é uma das principais prioridades dos CEOs brasileiros nos próximos dois a três anos. Mas há ainda muito a ser feito, e a tecnologia pode ser uma aliada. Segundo Mirian, as empresas precisam entender que as iniciativas de sustentabilidade podem ser monetizáveis e trazer valor e receita.

Arnaut diz que muitas empresas já definiram seus objetivos, porém não medem os resultados. "A chave para o sucesso é medir continuamente como está o progresso em relação à sustentabilidade e incorporar o tema na cultura da empresa. Isso gera valor ao negócio."

Mirian Cruz, líder de estratégia digital da IBM Brasil
Mirian Cruz, líder de estratégia digital da IBM Brasil - Reprodução

4- Ecossistema de negócios

Para os especialistas da IBM, é hora de fazer alianças, olhar para a inovação aberta e impulsionar a colaboração e a cocriação. Isso envolve romper as fronteiras e valorizar o coletivo. "A palavra hoje é ecossistema, porque estamos em um mundo híbrido, no qual as empresas fazem parte de uma cadeia e é fundamental ter a visão dessa cadeia produtiva como um todo", afirma Arnaut. "Na IBM, temos feito um grande investimento para trabalhar nessa perspectiva de ecossistema, para cocriar e desenvolver soluções em conjunto com parceiros, inclusive concorrentes, para gerar valor de negócio para os clientes", diz Arnaut.

"Ser colaborativo é essencial, porque ninguém entrega uma jornada completa para seu usuário ou cliente final", afirma Mirian. "A empresa precisa ter claro no que é boa e compor com outros parceiros. É importante ser open, porque é o que dá velocidade para os modelos de negócios."

5. Cibersegurança

Estudos mostram que mais de 70% das organizações não estão preparadas para proteger seus dados. Aprimorar a segurança é fundamental para preservar a imagem e evitar perdas financeiras, especialmente ao usar tecnologias como cloud, colaboração e novas plataformas. "O uso de cloud muitas vezes amplia os locais de ataques, mas existem vários mecanismos de proteção", afirma Arnaut. "A IBM trabalha com uma metodologia chamada Zero Trust, que adiciona diversas camadas de proteção ao negócio, de ponta a ponta, desde o início da produção de uma aplicação até a disponibilização para o usuário final e a interação com os parceiros de negócios", diz Arnaut.

Assista também a conversa "A pauta do CEO: Sustentabilidade", que reuniu Marco Kalil, líder de consultoria da IBM para o Brasil, e Mirella Gomiero, diretora-executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA, grupo que reúne marcas do varejo como Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem.

Assista ainda a live "Como a tecnologia auxilia nos objetivos de ESG", com Fernanda Borges dos Santos, gerente de vendas do portfólio de sustainability software da IBM.