Live aponta 5 tendências que vão transformar os negócios no Brasil e na América Latina

Debate mostra como as empresas podem se preparar para um futuro de mudanças e disrupção, evento aconteceu no dia 5 de setembro

A efervescência tecnológica que as empresas experimentaram nos últimos anos mudou a forma como os líderes olham para o futuro dos negócios. Mas o que focar daqui para a frente? Quais são as principais tendências que vão transformar os negócios?

Com base em estudos recentes do IBM Institute for Business Value, a IBM listou cinco tendências em que as empresas devem investir hoje e que definirão grande parte das oportunidades que terão no médio e longo prazos.

Essas tendências passam por novas tecnologias, retenção de talentos, sustentabilidade e novas formas de colaboração, que você poderá conhecer em detalhes na live "5 Tendências que Vão Transformar os Negócios no Brasil e na América Latina", promovida pela IBM em parceria com o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo.

O debate tem como convidados Mirian Cruz, líder de Estratégia Digital da IBM Brasil, e Wagner Arnaut, CTO de Cloud & Cognitive Software da IBM Brasil.

Mirian Cruz, líder de Estratégia Digital da IBM Brasil
Mirian Cruz, líder de Estratégia Digital da IBM Brasil - IBM/DVG

Formada em economia pela PUC-SP, com MBA pela Fundação Dom Cabral e pela Northwestern University (Kellogg School), Mirian Cruz integra a IBM Industry Academy. Tem sólida experiência no mercado financeiro, em áreas estratégicas e táticas, nas quais ocupou por mais de 10 anos posições de liderança, como planejamento e business valuation. Possui também experiência em business as a platform, fusões e aquisições e reestruturação de negócios. Anterior à IBM, Mirian atuou na BV Financeira e no Banco Itaú.

Wagner Arnaut, CTO de Cloud & Cognitive Software da IBM Brasil
Wagner Arnaut, CTO de Cloud & Cognitive Software da IBM Brasil - IBM/DVG

Antes de assumir o cargo atual, Wagner Arnaut atuou como diretor técnico de IBM Cloud & Cognitive Technical Leader e Cloud Advisor Leader. Ingressou na IBM em 2003, após a aquisição da empresa Rational, e se tornou CTO de IBM Rational para a América Latina. Arnaut trabalha com vários clientes da IBM, como consultor para computação em nuvem e DevOps. Tem grande conhecimento em cloud, desenvolvimento de software e inteligência artificial. Foi professor de pós-graduação na Universidade Católica de Brasília, onde cursou mestrado em gestão do conhecimento e gestão de TI. Já palestrou em várias conferências e eventos nacionais e internacionais.

Assista também a conversa "A pauta do CEO: Sustentabilidade", que reuniu Marco Kalil, líder de consultoria da IBM para o Brasil, e Mirella Gomiero, diretora executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA, grupo que reúne marcas do varejo como Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem.

Assista ainda a live "Como a tecnologia auxilia nos objetivos de ESG", com Fernanda Borges dos Santos, gerente de vendas do portfólio de sustainability software da IBM.