Sustentabilidade é prioridade para CEOs globais e brasileiros

Bate-papo com especialistas mostra por que o tema sustentabilidade é hoje um dos principais desafios dos dirigentes de empresas e discute a importância das práticas socioambientais

Estudo recente do IBM Institute for Business Value aponta que a sustentabilidade alcançou o primeiro lugar entre os desafios de 51% dos CEOs globais. Um salto em relação à pesquisa do ano passado, quando o tema apareceu em sexto lugar.

Entre os CEOs brasileiros, 48% classificam as ações de sustentabilidade como seu maior desafio nos próximos dois a três anos – um crescimento de 65% em relação ao último levantamento.

O avanço da importância das ações socioambientais foi tema do evento A Pauta do CEO: Sustentabilidade, promovido em parceria pela IBM e o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo (assista à íntegra abaixo).

Participaram da conversa Marco Kalil, líder de consultoria da IBM para o Brasil, e Mirella Gomiero, diretora executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA, grupo que reúne marcas do varejo como Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem.

"O estudo com CEOs mostrou que as empresas começam a passar da fase de entendimento e planejamento para uma fase de ação em relação à sustentabilidade. Isso significa implantar políticas, estratégias, métricas e tecnologias inteligentes que possibilitem planejar, agir e medir o retorno da sustentabilidade nos negócios. Aí as empresas terão de fato um diferencial e uma vantagem competitiva", diz Kalil.

Segundo , há duas décadas o tema sustentabilidade faz parte da estratégia de negócio e da cultura do GPA.

Mirella Gomiero, diretora executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA
Mirella Gomiero, diretora executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA - Reprodução

As ações do GPA são estruturadas de acordo com cinco eixos de atuação, com um processo de governança que permeia desde as áreas operacionais até a alta gestão executiva e o conselho de administração

Mirella Gomiero

Diretora executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA

Os cinco pilares do GPA englobam as cadeias de valor, responsáveis pela oferta e consumo cada vez mais conscientes, o combate às mudanças climáticas, o compromisso com a ética e a transparência, a promoção da diversidade e da inclusão e ainda o impacto social e a promoção de oportunidades.

Perfis diferentes

A pesquisa da IBM ouviu mais de 3.000 CEOs de 43 países e mostrou que as empresas estão em quatro graus de maturidade em relação à sustentabilidade. Do total, 15% dos CEOs estão ainda acessando e entendendo o tema, sem realizar muitas ações.

Depois aparecem aqueles que estão implementando medidas para manter suas empresas em compliance com as regras regulatórias.

O terceiro grupo é formado pelos chamados CEOs operacionais, que já estão em um nível mais avançado de operação, com alguma tecnologia já aplicada, e governança para sustentabilidade.

Os mais avançados são os CEOs transformacionais. Esses estão mais próximos do estado da arte da sustentabilidade e já implantaram várias transformações, como a formação de comitê de sustentabilidade e governança.

Marco Kalil, líder de consultoria da IBM para o Brasil
Marco Kalil - Reprodução

O CEO transformacional elegeu o tema sustentabilidade como objetivo pessoal, já colocou a transformação digital em curso e tem uma estratégia bem definida. Nesse grupo de empresas, o interessante é que todo o ecossistema, formado por fornecedores e outras empresas parceiras, já começa a falar a mesma língua, completando a cadeia da sustentabilidade

Marco Kalil

Líder de consultoria da IBM para o Brasil

É o que acontece no GPA. Por atuar no varejo alimentar, a empresa se relaciona com diversos públicos - de consumidores e funcionários a fornecedores e investidores. "Como somos um elo de ligação entre milhares de fornecedores e milhões de clientes, nossos esforços são para ter produtos nas gôndolas que contribuam para a oferta e o consumo mais conscientes. De forma contínua e estruturada, mapeamos as cadeias de transformação de produtos que vendemos em todas as nossas lojas", afirma Mirella.

Além das ações internas de sustentabilidade, a IBM vem ajudando os clientes a traçar estratégias nessa área. "Temos uma visão holística de mercado e soluções como o IBM Intelligence Suite, criado para oferecer um portfólio de controle e métricas relacionados à sustentabilidade", diz Kalil. "Além disso, acredito que tecnologias como inteligência artificial, nuvem híbrida e blockchain serão críticas para que as empresas desenvolvam sua estratégia de sustentabilidade."