Reality show mostra trabalho de desenvolvedores de tecnologia

C0D3RS CHAMPIONSHIP, idealizado pela IBM, reúne participantes de diferentes países da América Latina que competem para criar soluções que facilitem a vida de pessoas e empresas; capítulos estão disponíveis no Amazon Prime

Desenvolvedores são os novos super-heróis do mundo. Então, por que não mostrar o trabalho desses criadores de inovação, conhecidos como coders, que resolvem problemas da vida real por meio da tecnologia e fazem o mundo funcionar melhor? Para responder a essa questão, a IBM, em conjunto com a agência de publicidade Ogilvy Argentina e STORYLAB Argentina, criou a minissérie C0D3RS Championship, cujos episódios já estão disponíveis no Prime Vídeo da Amazon, e que teve como base a "Maratona Behind the Code" da IBM.

C0D3RS CHAMPIONSHIP, idealizado pela IBM, reúne participantes de diferentes países
C0D3RS CHAMPIONSHIP, idealizado pela IBM, reúne participantes de diferentes países - Divulgação

Graciela Di Rado, CMO para a IBM América Latina e uma das idealizadoras do projeto, diz que a série foi desenvolvida para contar de maneira atrativa e simples como a tecnologia está transformando vidas, contribuindo para a inovação e democratizando o acesso ao conhecimento.

"C0D3RS é uma história que mostra quem está por trás do código e, dessa forma, incentivar mais pessoas a trabalhar no desenvolvimento de softwares. Todos podem ser super-heróis que transformam nossas vidas", afirma Graciela ao se referir aos desenvolvedores.

Segundo ela, qualquer pessoa criativa, não importa a área de educação em que se formou, pode avançar e adquirir experiência como desenvolvedor, pois o importante é "ter paixão por aprender e provar coisas novas".

"Hoje, há muitas ofertas e recursos de aprendizagem. Na IBM, por exemplo, oferecemos certificação na plataforma IBM Cloud de forma gratuita e, com isso, o interessado pode aprender a desenvolver nas nuvens, acessando os serviços de Inteligência Artificial de IBM Watson, além de outras plataformas e programas disponíveis na região", afirma.

Para Tonny Martins, gerente-geral da IBM para a América Latina, os desenvolvedores têm grande poder nas mãos e o potencial de transformar o mundo a partir de uma leitura das necessidades das pessoas, das empresas e um olhar curioso para o mundo.

"São capazes de aplicar o conhecimento em tecnologia para criar soluções em qualquer escala que podem gerar o impacto que queremos para a nossa sociedade", afirma Martins, que começou sua carreira, há 30 anos, na IBM.

A SÉRIE

C0D3RS tem a presença de desenvolvedores que estiveram na Maratona Behind the Code, da IBM, realizada em 2020, com cerca de 70 mil participantes de toda a América Latina. "Fomos seguindo as histórias daqueles coders que mais avançavam nos desafios da maratona e que tinham possibilidade de chegar à grande final", explica Graciela.

C0D3RS retrata o trabalho de 20 participantes latino-americanos que utilizam tecnologias como cloud, AI (Inteligência Artificial), analytics e automação para resolver problemas reais de negócios ao longo de oito episódios, em formato de reality show.

A cada episódio, os participantes são desafiados a criar uma aplicação ou um modelo de negócio que gere benefícios para a sociedade, seja o combate a pragas naturais na agricultura ferramentas para reduzir a evasão escolar.

Na disputa, o que mais impressionou Graciela foi conhecer a história de quem está gerando inovação em nossa sociedade. "Emocionei-me com o impacto que esse projeto gerou na vida de muitos deles", afirma.

Ainda de acordo com Graciela, quem assistir aos oito episódios descobrirá como a tecnologia hoje cria possibilidades de transformação na vida das pessoas, democratizando o acesso ao conhecimento. "E se divertir e se emocionar a cada capítulo", complementa.

A host do programa é Bianca Comparato, atriz e diretora brasileira. No último episódio, todos se enfrentam numa batalha final. O vencedor ganha, além do título, uma viagem a Tel Aviv, em Israel, para conhecer uma das maiores aceleradoras de startups do mundo.

Leia a seguir a entrevista com dois participantes da série:

Publicitária Priscilla Preks, 33, de Curitiba
Publicitária Priscilla Preks, 33, de Curitiba - Divulgação

"POR TRÁS DOS CÓDIGOS EXISTEM PESSOAS COM HISTÓRIAS INCRÍVEIS"

A publicitária Priscilla Preks, 33, de Curitiba (PR), diz que participar da C0D3RS trouxe "grandes aprendizados pessoais", inclusive para mudar de área. "É uma motivação para continuar aprendendo e coragem para encarar meu próximo desafio que é fazer uma transição de carreira."

Para você, o que significa uma iniciativa como C0D3RS, que mostra a realidade do trabalho dos desenvolvedores?

Falar de tecnologia é falar de pessoas, e C0D3RS faz isso muito bem. A série é uma inspiração para trazer mais diversidade para a tecnologia, revelando que por trás dos códigos existem pessoas com histórias incríveis e perfis tão diferentes juntas num mesmo desafio.

E como é participar de um reality assim?

Um dia eu resolvi que queria aprender mais sobre novas tecnologias e, quando vi, estava em um reality de desenvolvedores. A verdade é que ainda não caiu a ficha que sou eu ali (risos).

Qual foi o seu principal desafio?

Por ser de outra área, sou publicitária, tive dois grandes desafios: correr contra o tempo para aprender novas tecnologias e como usá-las em cada etapa da competição; e, ao mesmo tempo, lutar com a síndrome da impostora na minha cabeça falando: ‘olha quanto desenvolvedor fera e eu nem sou da área, sou só uma entusiasta. Será que eu mereço mesmo estar aqui?’.

O que achou do nível dos participantes de outros países?

A disputa estava bem acirrada entre os participantes dos outros países. Todos que estavam ali tinham chance de vencer, e isso dava ainda mais emoção.

Como você acha que essa experiência pode mudar a sua vida profissional e pessoal?

Aventurar-me nesta experiência trouxe grandes aprendizados pessoais e me levou de vez para o universo da tecnologia. É uma motivação para continuar aprendendo e coragem para encarar meu próximo desafio que é fazer uma transição de carreira.

Programador Carlos Sales, 47, de Salvador
Programador Carlos Sales, 47, de Salvador - Divulgação

"POSSO INFLUENCIAR OUTRAS PESSOAS IGUAIS A MIM A BUSCAREM VITÓRIA E RECONHECIMENTO"

O programador Carlos Sales, 47, de Salvador (BA), afirma que ser criativo tem um papel muito importante na função de desenvolvedor. "A criatividade pode levar a encontrar novos caminhos, principalmente se aliada à colaboração entre equipes."

Como é participar do COD3RS?

Uma iniciativa como a do C0D3RS significa para mim visibilidade. Deixa claro que, além do imaginário comum dos "nerds", existem pessoas de todos os gêneros e raças, que possuem falhas, virtudes e muitas vezes grandes propósitos de vida na utilização de seus conhecimentos.

O que o motivou a participar?

O que me motiva a participar dessa e de outras batalhas de tecnologia é olhar para minha própria história de vida. Sou preto e originário da periferia. E, contrariando todas as estatísticas, fiquei entre os vencedores. Por meio dessa exposição, acredito que posso influenciar outras pessoas iguais a mim a buscarem vitória e reconhecimento.

Quais os maiores desafios?

Conciliar as demandas pessoais e profissionais com a realização dos desafios. Pois todos demandaram tempo para pesquisa, testes, correções e envios dentro dos prazos.

Já quanto à gravação, foi realmente entender como cada detalhe era importante: iluminação, áudio, imagens etc. Tudo foi feito com muito detalhe e deu bastante trabalho.

Como você acha que essa experiência pode mudar a sua vida profissional e pessoal?

Quando eu me descobri como programador, a IBM já era uma gigante da tecnologia, uma empresa admirável. E hoje ter a minha imagem associada a ela é algo muito relevante não só para minha vida profissional como para minha vida pessoal. A viagem ao México gerou um grande impacto e reconhecimento na empresa que trabalho atualmente. E saber que fui premiado por uma gigante como a IBM, uma empresa que eu admirava desde a época da adolescência, me traz uma grata sensação de que tudo que aprendi até aqui valeu a pena.

Na sua opinião, qual o papel da criatividade no dia a dia do desenvolvedor?

A criatividade pode levar a encontrar novos caminhos, principalmente se aliada à colaboração entre equipes.

SERVIÇO

Nome: C0D3RS Championship

O que é: Série da IBM, de oito episódios, em que desenvolvedores da América Latina competem para resolver desafios tecnológicos

Como assistir: Disponível no Prime Vídeo da Amazon

Duração: Oito capítulos, cada um com cerca de 20 minutos

Participantes: 20 desenvolvedores da América Latina