Descrição de chapéu tecnologia

Tecnologia permite às empresas avançar na sustentabilidade

Conversa com executiva mostra como soluções tecnológicas podem ajudar as empresas a adotar boas práticas de ESG

Sustentabilidade é um tema prioritário para as empresas em todo o mundo, mostra pesquisa recente do IBM Institute for Business Value. Mas ainda existem barreiras a serem vencidas para a adoção de políticas socioambientais sólidas. Entre elas estão a dificuldade para medir o retorno sobre o investimento (ROI) e a necessidade de agregar e obter insights de dados que estão dispersos.

A boa notícia é que as empresas já podem contar com diferentes tecnologias para avançar no tema sustentabilidade. É o que mostra a live "Como a tecnologia auxilia nos objetivos de ESG", promovida pela IBM em parceria com o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo (assista à íntegra abaixo).

A live teve como convidada Fernanda Borges dos Santos, gerente de vendas do portfólio de sustainability software da IBM.

Há 15 anos na IBM, Fernanda é apaixonada por inovação e meio ambiente e uma entusiasta das tecnologias que geram crescimento, eficiência e sustentabilidade para os negócios. Por quatro anos, foi líder de desenvolvimento de negócios da The Weather Company para a América Latina. É formada em Comunicação Social, com MBA pela Fundação Getulio Vargas, tem pós-graduação em marketing e curso de especialização em Circular Economy and Sustainability Strategies pela Cambridge Judge Business School.

Um dos desafios que a tecnologia já pode ajudar a resolver é a questão dos dados.

Fernanda Borges dos Santos, gerente de vendas do portfólio de sustainability software da IBM
Fernanda Borges dos Santos, gerente de vendas do portfólio de sustainability software da IBM - Reprodução

“Entre 60% e 73% dos dados que as empresas têm não são utilizados. Com inteligência artificial é possível extrair insights desses dados e obter informação de qualidade para que as empresas possam traçar um plano de ação”

Fernanda Borges dos Santos

Gerente de vendas do portfólio de sustainability software da IBM

A IBM já atua na área de sustentabilidade e vem aprimorando suas soluções. No início deste ano, adquiriu a empresa Envisi, líder em software de dados e análise para ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança, na sigla em inglês). "A Envizi é uma plataforma flexível, que oferece uma variedade de módulos direcionados para cada meta de sustentabilidade da empresa. Isso facilita para os executivos, que podem identificar por quais objetivos ESG começar e expandir ao longo do tempo", diz Fernanda.

​Pesquisa feita pela IBM com 3.000 CEOs de 43 países mostrou que sustentabilidade subiu do sexto para o primeiro lugar entre as prioridades de 51% dos CEOs globais.

Mais de 80% dos dirigentes acreditam que desenvolver ações de sustentabilidade será fundamental para as empresas nos próximos 5 anos. "Quem investir agora em sustentabilidade terá um diferencial competitivo frente a outras empresas", afirma Fernanda.

Assista também a conversa "A Pauta do CEO: Sustentabilidade", que reuniu Marco Kalil, líder de consultoria da IBM para o Brasil, e Mirella Gomiero, diretora executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA, grupo que reúne marcas como Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem.