Sustentabilidade é um tema prioritário para as empresas em todo o mundo, mostra pesquisa recente do IBM Institute for Business Value. Mas ainda existem barreiras a serem vencidas para a adoção de políticas socioambientais sólidas. Entre elas estão a dificuldade para medir o retorno sobre o investimento (ROI) e a necessidade de agregar e obter insights de dados que estão dispersos.
A boa notícia é que as empresas já podem contar com diferentes tecnologias para avançar no tema sustentabilidade. É o que mostra a live "Como a tecnologia auxilia nos objetivos de ESG", promovida pela IBM em parceria com o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo (assista à íntegra abaixo).
A live teve como convidada Fernanda Borges dos Santos, gerente de vendas do portfólio de sustainability software da IBM.
Há 15 anos na IBM, Fernanda é apaixonada por inovação e meio ambiente e uma entusiasta das tecnologias que geram crescimento, eficiência e sustentabilidade para os negócios. Por quatro anos, foi líder de desenvolvimento de negócios da The Weather Company para a América Latina. É formada em Comunicação Social, com MBA pela Fundação Getulio Vargas, tem pós-graduação em marketing e curso de especialização em Circular Economy and Sustainability Strategies pela Cambridge Judge Business School.
Um dos desafios que a tecnologia já pode ajudar a resolver é a questão dos dados.
“Entre 60% e 73% dos dados que as empresas têm não são utilizados. Com inteligência artificial é possível extrair insights desses dados e obter informação de qualidade para que as empresas possam traçar um plano de ação”
A IBM já atua na área de sustentabilidade e vem aprimorando suas soluções. No início deste ano, adquiriu a empresa Envisi, líder em software de dados e análise para ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança, na sigla em inglês). "A Envizi é uma plataforma flexível, que oferece uma variedade de módulos direcionados para cada meta de sustentabilidade da empresa. Isso facilita para os executivos, que podem identificar por quais objetivos ESG começar e expandir ao longo do tempo", diz Fernanda.
Pesquisa feita pela IBM com 3.000 CEOs de 43 países mostrou que sustentabilidade subiu do sexto para o primeiro lugar entre as prioridades de 51% dos CEOs globais.
Mais de 80% dos dirigentes acreditam que desenvolver ações de sustentabilidade será fundamental para as empresas nos próximos 5 anos. "Quem investir agora em sustentabilidade terá um diferencial competitivo frente a outras empresas", afirma Fernanda.
Assista também a conversa "A Pauta do CEO: Sustentabilidade", que reuniu Marco Kalil, líder de consultoria da IBM para o Brasil, e Mirella Gomiero, diretora executiva de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA, grupo que reúne marcas como Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem.