Robôs aprendem, conversam e surpreendem visitantes em exposição em São Paulo

Com assistentes virtuais desenvolvidos pela IBM, mostra Ensinando Robôs, no Museu Catavento, explica de forma divertida e didática como funcionam os sistemas de Inteligência Artificial

Robôs aprendem, conversam e surpreendem visitantes em exposição em São Paulo

Robôs aprendem, conversam e surpreendem visitantes em exposição em São Paulo IBM / DVG

Como os robôs aprendem? De onde vem seu conhecimento? Como eles ficam inteligentes? Para responder a essas perguntas de uma forma que todos possam facilmente compreender, a IBM e o Museu Catavento, de São Paulo, criaram a exibição Ensinando Robôs, em que os visitantes podem interagir com simpáticos robozinhos para aprender de forma prática, inovadora e responsável que sistemas de inteligência artificial (IA) são construídos por pessoas e dependem do conhecimento e do treinamento humano para evoluir.

"Essa interação com robôs não é apenas uma atividade lúdica é também uma isca para despertar a curiosidade e o interesse sobre o funcionamento dos sistemas de IA e de aprendizado de máquina, que cada vez mais fazem parte do nosso dia a dia", afirma Claudio Pinhanez, cientista da IBM Research.

Para Pinhanez, é importante democratizar esse conhecimento porque as pessoas em geral precisam compreender os avanços tecnológicos para se preparar para resolver desafios atuais e futuros da sociedade. "As empresas têm responsabilidade nessa democratização e devem fazer isso reforçando colaborações com governo, instituições de ensino e até com outras empresas para expandir o acesso à informação e alavancar tecnologias inovadoras de aprendizado", afirma.

Flávia Freitas, líder de Responsabilidade Social Corporativa para IBM América Latina e Brasil, ressalta que a formação de competências relacionadas à tecnologia é fundamental para termos, no Brasil, profissionais preparados para os trabalhos do futuro. "Na IBM, temos um compromisso histórico com o desenvolvimento de talentos e o plano de capacitar globalmente 30 milhões de pessoas até 2030."

Na sua opinião, ações como essa, que ampliam o contato e o acesso à tecnologia, são fundamentais para permitir que jovens de todas as origens e ambientes possam desenvolver competências e realizar seu potencial profissional.

Uma jornada para conhecer a IA

A exibição Ensinando Robôs foi inaugurada no início de agosto e terá longa duração no Museu Catavento, em São Paulo. Ela é voltada tanto para famílias quanto para grupos de estudantes de 9 a 14 anos.

No ambiente, é possível interagir com três robôs que competem entre si em um jogo de perguntas e respostas. Nas atividades em grupos, que são guiadas por monitores, os participantes também ajudam a aprimorar as habilidades dos robôs.

Para entender a linguagem humana e interagir por voz, os robôs são equipados com assistentes virtuais que respondem verbalmente a perguntas sobre ciências naturais relacionadas às exposições do Catavento.

Esses assistentes virtuais foram desenvolvidos com IBM Watson Assistant, usando os recursos de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Text to Speech em IBM Cloud.

Mostra Ensinando Robôs no Museu Catavento
Mostra Ensinando Robôs no Museu Catavento explica como funcionam os sistemas de Inteligência Artificial - IBM/DVG

Essas pequenas interações demonstram como é realizado o aprendizado das redes neurais de um robô, por meio de exposição a dados e reorganização de conexões internas, até que ele aprenda a apresentar a resposta correta.

"A melhor forma de entender um sistema de IA é realizar um processo de treinamento do sistema com dados válidos, identificando erros, provendo exemplos corretos e verificando como o sistema melhora até se tornar um espelho do conhecimento humano", afirma Claudio Pinhanez. "É esse processo que simulamos na exibição, de forma simplificada e didática, mas completa", explica.

Além da exposição, a IBM e o Catavento criaram o kit educativo IA EDU, disponível de forma virtual e gratuita pelo programa IBM SkillsBuild, para facilitar o ensino desses e outros conceitos básicos de IA em escolas.

Comece hoje a otimizar o potencial dos dados com IA. Experimente sem custo ou Fale com um de nossos especialistas.

Programe-se!

Exposição Ensinando Robôs
Onde: Museu Catavento. Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro 2º, São Paulo
Quando: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia); crianças até 7 anos e 11 meses, grátis
Contato para agendamento de escolas: 11 3315 0051
Mais informações: www.museucatavento.org.br