Resumir 200 anos em 71 minutos. Essa foi a tarefa do diretor britânico Anthony Wonke no documentário comemorativo “The Man Who Walked Around the World” (“O Homem que Percorreu o Mundo”), que conta como Johnnie Walker, além de uma marca de uísque conceituada presente nas mãos de líderes mundiais, acabou por se converter em um marco na cultura pop, com citações em filmes, músicas e até no inusitado cinema Bollywood, da Índia.
Wonke, ganhador de prêmios Emmy e Bafta, e indicado ao Oscar de melhor documentário em 2016, mistura a cronologia de dois séculos de história de Johnnie Walker com os perfis de personagens de cidades impactadas pela marca, além de depoimentos que vão de artistas a bartenders, de executivos a membros da família Walker. Tudo para mostrar a capacidade da marca de sobreviver a grandes acontecimentos da humanidade como guerras, catástrofes e pandemias como a gripe espanhola e a atual do novo coronavírus.
São histórias que mostram como a projeção que a própria família Walker fez no ano de 1820 ainda segue viva nos dias de hoje: “fazer uísque para todo o mundo”.
O filme ilustra com imagens de época e peças publicitárias os relatos de quem contribuiu para a consagração e evolução da marca como a atriz Sophia Bush, ativista e embaixadora de Johnnie Walker, o rapper Cappadonna, do Wu-Tang Clan, o fellow senior indiano Afshin Molavi e o publicitário “Sir” John Hegarty, da agência Bartle Bogle Hegarty, que faz uma análise importante sobre o futuro da marca. Questões como diversidade e inclusão também são abordadas, reforçando a importância desses temas para o grupo ao longo dos anos.
O documentário também discorre sobre a presença e a relevância do uísque em zonas de conflito, onde o dia a dia é marcado pela tensão e pelo risco. O fotojornalista brasileiro Gabriel Chaim conta como, após quase ser atingido por tiros e bombas em mais um dia de trabalho, é importante poder celebrar a vida em segurança no bar do hotel Baghdad, no Iraque, com um copo de Johnnie Walker.
Em um programa de TV, o crítico britânico Christopher Hitchens fala sobre a presença da inconfundível garrafa quadrada em lugares tão díspares como nas reuniões do partido Baath, de Saddam Hussein, ou da Autoridade Palestina, ou ainda no círculo íntimo da família real da Arábia Saudita.
A relação com o cinema é outro ponto forte de fixação da marca. “The Man Who Walked Around the World” traz a participação de Johnnie Walker em filmes como “Superman 3” e nas duas versões de “Blade Runner” e ainda explica como a presença em cena do seu rótulo inclinado a 24 graus contribuiu efetivamente para isso. Veja o filme em https://themanwho.film/pt-br.