Descrição de chapéu tecnologia sustentabilidade

Tecnologia, respeito e cooperação tecem a moda do futuro

Além da busca pelo conforto e pela multifuncionalidade, relação com os fornecedores e o meio ambiente passa a ser vital para criadores e usuários

A qualidade se sobrepõe à quantidade e o viés colaborativo ganhará relevância na construção da espiral da moda para os próximos anos. “Esses três pilares — tecnologia, sustentabilidade e colaboração — estão ganhando espaço e se destacam como as grandes tendências para a moda do futuro”, afirma Ana Paula Gatti, consultora de branding e sustentabilidade na moda.

Os tecidos protetores são a aposta tecnológica recente da indústria da moda e têm protagonismo garantido no cenário futurista. São os antivirais, antibacterianos, com proteção UV (que bloqueiam a radiação solar) e stay fresh (que inibe o odor e mantém a peça limpa por mais tempo, reduzindo o número de lavagens).

Outra tendência são os hipoalergênicos e ecológicos. Já existem no mercado produtos de origem natural e sem química, como solventes retirados de casca de cítricos e amaciantes da flor do algodão.

A preocupação dos consumidores com o meio ambiente e a sustentabilidade refletem uma mudança de olhar da indústria em busca de soluções que gerem menos desperdício, maior economia de água e redução de poluentes.

“Já percebemos um aumento do uso de acabamentos especiais como o ‘status fresh’ para que a roupa não precise ser lavada com tanta frequência porque não absorve os odores do corpo e do ambiente”, conta Gatti.

O consumo consciente é uma tendência que cresce em todos os segmentos, não apenas na moda. A indústria deve se engajar para responder a essa demanda do consumidor, oferecendo produtos mais duradouros, atemporais, com mais qualidade e maior funcionalidade.

O design modular se encaixa nessa proposta, com peças de roupas que podem ser usadas de diversas formas e em diferentes ocasiões. “Cada pessoa pode vesti-la de uma maneira, reforçando a ideia de individualidade. A peça pode ser transformada de acordo com a criatividade de cada um.”

Gatti afirma ainda que o emprego de mão de obra local e a colaboração de pequenas empresas passaram a ser muito bem vistos pelo mercado consumidor, impulsionando pequenos negócios. “A questão colaborativa, valorizada pelas novas gerações, é uma tendência forte na moda do futuro. O mundo caminha para as parcerias, em que cada um faz o que sabe fazer melhor.”

Não compartilhe com menores de 18 anos