Mastercard faz parcerias para lançar solução de identidade digital

Empresa se uniu à plataforma Amigo Edu e à idwall para tornar mais simples e segura a comprovação da identidade de alunos que fazem exames online

Mastercard faz parcerias para lançar solução de identidade digital

Mastercard faz parcerias para lançar solução de identidade digital Unsplash

A educação está passando por uma transformação digital e uma tendência que veio para ficar é o ensino híbrido, aquele que combina o presencial com o virtual. Com isso, exames e vestibulares também passam a ser feitos online, o que impõe um desafio para estudantes e instituições de ensino: o de provar que o aluno é mesmo quem diz ser, evitando, assim, a possibilidade de fraude de identidade.

A Mastercard pode ajudar a vencer esse desafio. A empresa está lançando no Brasil sua solução de identidade digital, a ID Network, em uma parceria com a plataforma de educação Amigo Edu e a startup idwall, especializada em validação de identidade. A solução criada torna simples e segura a prova de identidade de quem vai prestar um exame.

O primeiro passo é a criação de uma identidade digital no aplicativo MeuID, da idwall, que reúne, verifica e valida os dados do estudante. Com dados verificados e ID criptografados e armazenados com segurança em seus telefones celulares, os alunos conseguem comprovar facilmente sua identidade antes de prestar exames online por meio da plataforma Amigo Edu, que, só em 2020, teve cerca de meio milhão de estudantes participando de vários processos seletivos digitais.

A Mastercard permite a integração das plataformas de uma maneira simples e flexível, baseada em API, conjunto de regras de programação que permite a comunicação entre sistemas. Assim, as duas empresas parceiras se conectam à rede de ID da Mastercard, que habilita o compartilhamento seguro das credenciais de identidade verificadas.

Acesso à educação

"Com essa iniciativa, utilizamos a tecnologia para dar um passo além na experiência do usuário, oferecendo a possibilidade de se identificar de forma segura, rápida e digital, com o controle de suas informações", diz Estanislau Bassols*, Presidente da Mastercard Brasil. "Em um mundo cada dia mais conectado e em constante evolução, é motivo de orgulho oferecer uma ferramenta que facilita a vida das pessoas."

Com o sistema de identidade digital, universidades e instituições de ensino podem oferecer exames online com segurança, minimizando os riscos de fraude de identidade. A solução alivia ainda a carga de atividades administrativas, pois elimina algumas etapas do processo de entrada dos alunos no ambiente virtual.

Por facilitar a adoção do ensino híbrido, a identidade digital pode ainda melhorar o acesso à educação para estudantes que estão geograficamente ou socialmente excluídos. Outra vantagem é a privacidade do usuário e a proteção adequada dos dados de identidade pessoal.

"Ao unir nossas tecnologias e capacidades, estamos fornecendo soluções fáceis e seguras para os alunos e para o setor de educação no Brasil", afirma José Roberto Dantas, CEO da edutech Amigo Edu. "A pandemia mudou a educação, ao criar mais oportunidades para a aprendizagem híbrida, mas trouxe também desafios, como o de provar a identidade. Ao acrescentar um componente de identidade digital, garantimos ainda mais segurança para todas as partes", diz Dantas.

A identidade digital não se limita à realização de exames. Após criar sua identidade, o estudante poderá usá-la ao longo da vida acadêmica e ainda mais. Conseguirá no futuro, por exemplo, abrir uma conta bancária ou comprovar sua idade para acessar serviços, como o aluguel de carro, sem a necessidade de apresentar a carteira de motorista.

"Com a parceria, aceleramos a nossa ambição de criar uma identidade digital global para a América Latina", diz Lincoln Ando, CEO da idwall. "Isso criará uma nova forma para as empresas implementarem a identidade digital em seus serviços e proporcionará mais privacidade e segurança para os dados de identidade pessoal dos usuários". A intenção da idwall é expandir o uso do aplicativo MeuID para outros serviços.

Conveniência e privacidade

Líder no mercado de meios de pagamentos no Brasil, a Mastercard tem planos de ampliar o uso de sua solução de identidade digital e trabalhar com parceiros de diversos segmentos, como financeiro, viagens, seguros e telefonia.

"A ID Network é uma rede colaborativa e extremamente flexível, que permite a utilização virtualmente em qualquer setor que demande identificação e autenticação seguras de um usuário", explica Estanislau Bassols.

Segundo Bassols, a identidade digital poderá ser usada em qualquer parceiro habilitado pela Mastercard, tornando a vida do usuário mais fácil e segura. "Acreditamos que o futuro das interações online passa por identidades digitais reutilizáveis, que trazem conveniência, segurança e privacidade para as pessoas", diz Bassols.

Lá fora, a Mastercard já utilizou a ID Network em projetos como o da Universidade Deakin, na Austrália. Com a identidade digital, os estudantes puderam fazer o login na rede segura da universidade para prestar seus exames online. "É tudo muito mais rápido e sem estresse", diz Ethan Jones, aluno que usou a identificação no celular para realizar suas provas de conclusão de curso.

Também em parceria com a Mastercard, a operadora Optus se tornou a primeira empresa de telecomunicações da Austrália a integrar o serviço oferecido pela Mastercard de identidade digital à experiência do cliente. A operadora ofereceu progressivamente o serviço a todos os seus usuários. Com a identidade digital, os clientes da Optus que a utilizaram puderam comprar um novo celular ou tablet, fazer alterações na conta e adquirir serviços adicionais, entre outras facilidades.

*Atualização: até 31 de agosto de 2022, quando foi sucedido por Marcelo Tangione, atual Presidente da Mastercard Brasil