Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online

Solução Passkey da Mastercard traz a garantia da autenticação de compras online com a digital ou o reconhecimento facial do consumidor

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Com uso da biometria, comprar online fica ainda mais fácil e seguro Getty Images

Sem senhas e apenas utilizando características únicas de cada consumidor, a autenticação biométrica destaca-se hoje como uma das tecnologias mais robustas de segurança para operações de pagamento com cartão. Ciente disso e sempre em busca de inovação, a Mastercard lançou em dezembro no Brasil o Mastercard Payment Passkey, ou "chave de acesso", uma facilidade e uma camada extra de segurança para compras online de forma mais rápida, segura e protegida contra fraudes.

A tecnologia Passkey autentica a identidade do portador do cartão Mastercard por meio de biometria, como a impressão digital e o reconhecimento facial. Isso elimina a necessidade de senhas ou OTPs (códigos de uso único). Esse mecanismo já é utilizado em dispositivos móveis e aplicativos bancários. Desktops e notebooks de gerações mais recentes já dispõem de sensor de impressão digital, expandindo ainda mais a possibilidade de adoção.

Ao utilizar o Passkey, o usuário tem a garantia de que ninguém mais poderá concluir uma compra online em seu nome, utilizando seu cartão de crédito, débito ou pré-pago, já que a autenticação depende de dados biométricos exclusivos de cada pessoa.

A biometria do Passkey oferecerá uma camada adicional de segurança, sem que o cliente tenha de digitar nenhum dado de seu cartão

Leonardo Linares

vice-presidente sênior de Soluções para Clientes da Mastercard Brasil

"O Passkey oferecerá uma camada adicional de segurança, sem que o cliente precise digitar qualquer dado de seu cartão", afirma Leonardo Linares, vice-presidente sênior de Soluções para Clientes da Mastercard Brasil. "Se a experiência do Click to Pay já melhora e simplifica o pagamento, o Passkey eleva a confiança entre os protagonistas da operação, estreitando a relação de segurança entre o consumidor, o banco emissor do cartão e o estabelecimento comercial", completa.

O Click to Pay é uma solução da Mastercard que permite pagamentos rápidos com apenas um clique, simplificando e garantindo a segurança das operações. Ao criar um perfil único, o consumidor cadastra os dados do cartão apenas uma vez, dispensando a necessidade de inserção manual de seus dados em futuras compras. Isso não é pouco, considerando que dois terços dos consumidores online alegam ter dificuldades para digitar todas as informações requeridas.

Além de trazer fluidez e agilidade para a jornada de compra – reduzindo o tempo de checkout em 50%, segundo estudos da Mastercard, - o Click to Pay traz confiabilidade ao basear sua tecnologia na tokenização, uma tecnologia que tem sido fundamental para reduzir fraudes e é reconhecida por seu alto padrão de segurança. Isso também contribui para reduzir o abandono de carrinhos, que acontece em 27% das operações devido à complexidade do checkout, segundo pesquisa da Mastercard.

Tanto o Click to Pay quanto o Passkey têm o objetivo de facilitar o checkout, sem a necessidade de inserir dados, enquanto se garante uma segurança cada vez maior nas transações, tornando-as menos suscetíveis a fraudes cibernéticas. Para reforçar a proteção, ambas as tecnologias utilizam a tokenização como base, que substituem o número primário da conta do portador do cartão por um código, o token.

Na prática, o Passkey potencializa a conveniência do Click to Pay, acrescentando uma camada de segurança ao permitir a validação da compra por meio da digital ou do reconhecimento facial do portador do cartão, além de tornar o processo de validação mais rápido e sem interrupções.

Isso atende à crescente preferência dos consumidores, com 90% considerando a biometria mais confiável e conveniente do que as senhas, conforme pesquisa global da Mastercard. Assim como na América Latina, onde as vendas online alcançaram mais de US$ 180 bilhões no ano passado, 85% dos consumidores preferem a autenticação biométrica ao modelo baseado em senhas, segundo outra pesquisa da Mastercard.

Vale destacar que as informações biométricas, que são exclusivas de cada pessoa, não saem do dispositivo utilizado - seja ele computador ou dispositivo móvel - e não são compartilhadas com o estabelecimento ou o aplicativo. O Passkey utiliza algoritmos para criptografar os dados. Ao realizar o primeiro registro em uma conta, o dispositivo gera um par de chaves: uma pública, que é enviada ao site para validar a chave de acesso, e uma privada, armazenada no próprio dispositivo, que é usada para desbloquear a chave de acesso e permitir o acesso à conta.

A tecnologia Passkey pode igualmente ser implementada por bancos e empresas para qualquer transação com o cartão Mastercard, não se limitando apenas às transações já abarcadas pelo Click to Pay. Para aproveitar as vantagens oferecidas pela solução, o consumidor da Mastercard precisará apenas registrar sua biometria.

Benefícios para consumidores e comerciantes

Além de proporcionar uma experiência mais segura e ágil para os consumidores, o Passkey também oferece vantagens significativas para os comerciantes. Ao substituir as senhas por biometria, ele reduz o risco de fraudes e chargeback (solicitação de estorno), melhorando a confiança do cliente na plataforma de pagamento. O resultado do uso dessas tecnologias pode se traduzir em taxas de conversão mais altas e menos abandono de carrinhos de compras. A redução de fricção no processo de pagamento também contribui para um aumento na satisfação do consumidor e para a fidelização.

Escalada em 2025

A Mastercard anunciou seu objetivo de transformar até 2030 a experiência dos consumidores que, cada vez mais, compram pela internet.

As compras online se consolidaram, para boa parte da população, como uma parte essencial do cotidiano, e, diante disso, antecipar inovações na segurança das transações e na proteção dos dados do consumidor tornou-se questão-chave na essência do negócio da Mastercard, empresa de tecnologia líder em meios de pagamento no Brasil.

"O ano de 2025 será o da escalada do uso do Click to Pay e do Passkey. Trabalhamos na fundação desse modelo ao longo de 2024 e, agora, teremos mais estabelecimentos alinhados à expectativa do consumidor de concluir uma operação de compra de forma cada vez mais simples e segura", afirma Linares.

A Mastercard inicia 2025 com a experiência do uso do Passkey sendo disponibilizada para clientes da Sympla, plataforma líder de eventos no Brasil, e da Yuno, orquestradora de pagamentos global. Segundo Linares, outras companhias e bancos estão em estágio avançado de negociação para firmar suas parcerias com a Mastercard nesta área.

Com uma base de mais de 24 milhões de clientes, a Sympla tem como objetivo oferecer uma experiência de compra cada vez mais simples, rápida e segura. "A implementação do Passkey fortalece ainda mais nosso compromisso com a segurança, ao adicionar uma camada extra de proteção biométrica nas transações. Isso não só reforça nossa posição como a plataforma mais confiável e inovadora no mercado brasileiro, mas também oferece aos nossos clientes uma experiência de compra mais fluida e protegida", afirma Marina Teixeira, Product Manager da Sympla.

Por sua vez, "a Yuno reafirma seu compromisso em liderar o mercado e segue sua estratégia de adotar e escalar inovações rapidamente. Ao reduzir a fricção no processo de checkout, o Passkey proporciona taxas de conversão mais altas, clientes mais satisfeitos e uma experiência de pagamento mais segura, familiar e confiável. Nosso compromisso é continuar simplificando os processos de pagamento, eliminar barreiras para o comércio global e garantir que nossos clientes possam focar na gestão de seus negócios, com soluções que unem inovação, segurança e conveniência", segundo Walter Campos, General Manager da Yuno no Brasil.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha