Fechar uma compra pela internet com apenas um clique deixou de ser uma facilidade reservada para o futuro e para os filmes de ficção científica. Faz parte do dia-a-dia de consumidores mundo afora e, no Brasil, essa possibilidade já completa um ano.
Empresa líder em tecnologia para meios de pagamento, a Mastercard responde com essa nova ferramenta ao anseio dos consumidores por uma forma mais segura, ágil e rápida para concluir suas operações online. Para lojistas, significa maior conversão e segurança. Para os emissores, é uma oportunidade de melhorar a experiência do cliente. Ao unir praticidade com segurança, o Click to Pay promove um ecossistema de pagamentos mais eficiente e moderno
"No comércio físico, cerca de 60% dos consumidores já estão habituados há anos a pagar por uma compra apenas aproximando o cartão da maquininha de pagamento", explica Leonardo Linares, vice-presidente sênior de Soluções para Clientes da Mastercard Brasil.
"O Click to Pay oferece ao e-commerce a mesma similaridade na experiência fluida de transações por aproximação e simplifica a jornada de compra, reduzindo o tempo médio de checkout em até 50%. Basta um clique para concluí-las ", completa.
Menos desistência, menos fraude
Pesquisas da Mastercard identificaram que o principal obstáculo para atender ambos os lados das operações comerciais estava em requisitos de segurança burocráticos e mais vulneráveis.
Dados coletados mostraram que cerca de dois terços dos consumidores alegaram dificuldades para digitar todas as informações requeridas para a validação da compra online: número do cartão, senha, código de segurança, documento fiscal e/ou outros.
O resultado não poderia ser outro: desistência da compra em 25% dos casos depois da escolha do produto, da digitação do endereço –do meio de entrega e da confirmação– e bem na hora de concluir o pagamento.
Como solução tecnológica, o Click to Pay elimina tal problema pela raiz. Uma vez cadastrado para usar essa ferramenta no portal da Mastercard ou no momento da compra, o cliente terá a facilidade de apenas clicar no ícone da ferramenta para concluir de forma segura sua operação nos sites e aplicativos de empresas parceiras.
O Click to Pay torna as compras online extremamente seguras e simples. Basta um clique para concluí-las
A segurança é garantida pelo token, um código eletrônico que dará a chancela para a operação. Na prática, o token substitui a digitação do número do cartão e de outras informações pelo consumidor, o que torna o processo de compra menos vulnerável a fraudes.
Segundo Linares, com o token, mesmo em caso de ataque cibernético contra a plataforma de venda na internet, os dados do cartão do consumidor continuarão protegidos no momento da compra guardados pelas soluções de segurança da Mastercard.
Além disso, eliminar a necessidade de inserir todos os dados do cartão a cada compra traz uma camada a mais de segurança para as transações. Isso porque, em geral, 80% das pessoas usam a mesma senha do cartão em pelo menos um outro dispositivo, que pode ser menos imune a fraudes.
Além da segurança, com o Click to Pay não há a necessidade de abrir apps, realizar leituras de QR code ou copiar números de códigos para realizar um pagamento nas próximas compras, reunindo um "perfil único" em vários dispositivos, navegadores e comerciantes diferentes. Ao mesmo tempo, são mantidos todos os benefícios únicos dos cartões, como a possibilidade de contestação e estorno (chargeback), acúmulo de pontos em programas de fidelidade e o parcelamento.
Mais transações seguras
Desde o final de 2023, quando foi lançado no Brasil em projeto da Mastercard com a Sympla, empresa de venda de ingressos de eventos, pelo menos outras sete companhias dos setores de ingressos, fast-food, vestuário, drogaria e tecnologia de pagamento aderiram ao Click to Pay.
A adesão das empresas tende a ser crescente, comenta Linares, dada a facilidade e a segurança oferecidas para o consumidor completar sua compra e para a empresa faturá-la e entregá-la. "O resultado proporcionado por essa tecnologia é ter mais transações com mais segurança", assinala o vice-presidente.
Recente pesquisa global da Mastercard mostra que o uso do token, em vez da digitação dos dados do cartão, aumentou de três a seis pontos percentuais as conclusões de operações de compra pela internet nos países onde o sistema está disponível. Esse avanço corresponde à adição de US$ 2 bilhões nas vendas mundiais a cada mês.
O foco na implantação do Click to Pay em escala faz parte do objetivo mais amplo da Mastercard de transformar a experiência das compras online em todo o mundo até 2030, a partir do tripé segurança, agilidade e rapidez.
Atualmente, mais de 30% das transações globais da Mastercard estão facilitadas e garantidas pelos tokens.
Na Índia, essa proporção alcança quase 100%. A tecnologia Mastercard já está implementada em mais de 35 países, incluindo Brasil, México, Estados Unidos, Colômbia, Canadá, Reino Unido, Austrália e Emirados Árabes Unidos. São mais de 20 parceiros na América Latina e Caribe, região que apresentou um crescimento de 400% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. A evolução tecnológica, nesse campo, tem como provocação inicial a demanda dos consumidores.
Para quem se lembra do uso restrito dos cartões de crédito, que começaram a circular pelo mundo há mais de 60 anos, certamente parecerá inusitado fechar hoje uma compra pela internet com apenas um toque. Ainda mais quando requisitos de segurança complexos dão lugar a um mecanismo compatível com as garantias exigidas no século 21. Mas isso já é realidade.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha