Ampliar segurança e conveniência nas compras online é prioridade para 2025

Mastercard quer tokenizar 100% das transações no mundo; no Brasil, Click to Pay e Passkey já são realidade

Uma mulher com cabelo longo e ondulado, vestindo uma camisa clara e um casaco amarelo, está sorrindo enquanto olha para o celular que segura com uma mão. Na outra mão, ela segura um copo de café. Ao fundo, há edifícios modernos refletidos em uma superfície de vidro.

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Dos pequenos comércios às grandes negociações corporativas, a digitalização dos pagamentos transformou a forma como consumidores e empresas realizam suas transações. Dados do Banco Central mostram que, hoje, 85% das transações comerciais no país são feitas por meios eletrônicos, e esse movimento só cresce. A Mastercard, líder em meios de pagamentos, é responsável por 52,4% do volume total transacionado em cartões (crédito, débito, pré-pago) no quarto trimestre de 2024, segundo o Banco Central, e aposta na inovação para tornar essas transações ainda mais ágeis e seguras.

A modernização dos pagamentos foi um dos temas centrais do CMEP 2025, evento promovido pela Abecs, com debates sobre regulamentação e o papel das empresas privadas na construção de um ambiente equilibrado e interoperável. Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, reforça o compromisso da Mastercard com a evolução do setor, destacando o papel da tokenização e das novas tecnologias de autenticação na construção de um ecossistema mais seguro e eficiente para consumidores e empresas, além do objetivo da companhia de eliminar as senhas até 2030.

"A senha foi criada para dar segurança, mas traz muitos problemas. As pessoas anotam para não esquecer, perdem o papel. Quando esquecem, há todo um trabalho para fazer uma nova. Então queremos facilitar e realmente tornar as transações online com cartões mais simples e seguras", afirma Tangioni.

Seguindo essa visão, a Mastercard definiu como prioridades para 2025 fortalecer a segurança contra fraudes e otimizar a jornada de pagamento para empresas e consumidores. A meta está alinhada ao plano global da empresa de tokenizar 100% das transações online, eliminando a necessidade de senhas e entrada manual de dados por parte do consumidor, garantindo mais proteção e praticidade para negócios de todos os portes.

"Tokenizar" significa substituir os dados do cartão por tokens, ou seja, números gerados aleatoriamente, reduzindo riscos de fraude e de desistência da compra. Com o token, os dados do usuário são substituídos por um código definido exclusivamente para a transação em curso.

Empresa líder em tecnologia para meio de pagamentos, a Mastercard já oferece duas soluções que facilitam e ampliam a segurança das transações: o Click to Pay, que permite ao consumidor criar um perfil único, com o cadastro dos dados do cartão uma só vez, e o Passkey, que utiliza a identificação por autenticação biométrica para oferecer uma camada a mais de segurança.

"A adoção dos tokens, a autenticação biométrica facial e digital e a simplificação na conclusão das compras de consumidores e empresas trará mais segurança e garantirá a conveniência das transações com os cartões", afirma Marcelo Tangioni, ao expor as prioridades da empresa para 2025. "Trata-se do tripé inovador para chegarmos a 100% de tokenização no Brasil em 2030. Ou, quem sabe, antes."

A Tokenização, o Click to Pay e o Passkey combatem uma realidade adversa, que exige inovações constantes da Mastercard. Atualmente, as fraudes em compras online são 7 vezes mais altas do que em compras presenciais.

Além disso, 25% das compras são abandonadas na etapa de pagamento devido a obstáculos como processos burocráticos, exigência de dados adicionais e fricção na experiência do usuário. Tangioni admite que é ‘desafiador’ alcançar a meta de 100% de tokenização até 2030, mas afirma que o Brasil está no caminho certo e com parceiros importantes.

MUITO ALÉM DOS CARTÕES

Há 57 anos no Brasil, onde lidera há quase uma década o mercado de cartões, a Mastercard Brasil tem participado ativamente da democratização dos meios eletrônicos de pagamento no país. No entanto, sua atuação vai além da facilidade de uso e da tecnologia oferecidas pelos cartões.

A empresa também investe fortemente na oferta de serviços de alta tecnologia, com o uso da Inteligência Artificial, para garantir segurança e otimização da relação entre as empresas, fornecedores e clientes. Nessa frente de atuação, com foco no segmento B2B, estão duas outras prioridades da Mastercard.

"No nosso mercado, a maior oportunidade está no segmento das relações de pagamentos entre as empresas, na qual a penetração dos cartões ainda é muito baixa", explica Tangioni.

Um primeiro alvo será o setor de pequenas e médias empresas, que já dispõem da possibilidade de incluir cartões virtuais como ferramenta de pagamento. Outro será o atendimento de companhias de grande porte, que realizam transações mais complexas.

Com soluções específicas para ambos os universos, a Mastercard embutirá nos cartões ferramentas que vão além de segurança e da facilidade de pagamento. A proposta é oferecer cartões customizados, ou seja, que atendam especificamente às necessidades de controle da empresa – do pagamento de funcionários às aquisições de seus diferentes departamentos.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Neste contexto, a Mastercard irá reforçar o uso da Inteligência Artificial para garantir às empresas uma melhor relação com seus clientes e fornecedores. As soluções a serem alavancadas em 2025 já passaram por testes-piloto no ano passado.

Com a utilização dos bancos de dados das empresas, será possível aprimorar processos de compra de insumos e oferecer bens e serviços de forma mais estratégica, tanto para consumidores finais quanto outras companhias.

Há tempos, a empresa expandiu sua atuação no mercado de cartões e passou a desenvolver soluções e serviços inovadores para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha.