Mastercard simplifica a compra de NFTs

Parceria com a Coinbase vai permitir que consumidores comprem ativos digitais, como obras de arte e itens colecionáveis, usando cartões Mastercard, e não apenas criptomoedas

Novidade da MasterCard permite compra de ativos digitais, como obras de arte e itens colecionáveis

Novidade da MasterCard permite compra de ativos digitais, como obras de arte e itens colecionáveis Unsplash

A sigla NFT (Non-Fungible Token) vem ganhando cada vez mais destaque no mundo digital. NFT é uma espécie de certificado de propriedade que atesta a autenticidade de um bem, como uma obra de arte ou itens colecionáveis. Artistas, músicos e designers podem transformar qualquer peça digital em um ativo NFT e colocá-lo à venda. O registro é feito em uma plataforma de blockchain, a mesma tecnologia usada nas criptomoedas.

Mas, apesar da recente popularidade, não é simples comprar um NFT. Para adquirir uma peça de arte digital, primeiro é preciso abrir uma carteira de criptomoedas, adquirir as moedas digitais e depois usá-las na compra do NFT, em um marketplace online específico.

Para simplificar esse processo e garantir acesso aos NFTs para todos, a Mastercard anunciou uma parceria com a exchange de criptomoedas Coinbase que vai permitir o uso de cartões Mastercard para a compra de NFTs no próximo marketplace da Coinbase.

"Estamos trabalhando para tornar os NFTs mais acessíveis, porque a tecnologia deve ser inclusiva", afirma Raj Dhamodharan, vice-presidente executivo de blockchain, produtos e parcerias de ativos digitais da Mastercard. "A inclusão de mais pessoas nas novas tecnologias estimula a inovação, ajuda as economias a crescer e expande as opções para os consumidores", diz Dhamodharan.

Além de facilitar a compra, outra vantagem da parceria é a segurança. A Mastercard vai oferecer todos os seus recursos de segurança cibernética para garantir que os dados dos clientes sejam protegidos e os NFTs comprados estejam seguros.

O mercado de NFTs movimentou mais de US$ 25 bilhões no ano passado, com a compra e venda de ativos, segundo o site DappRadar, e tem atraído o interesse de varejistas e instituições de fora do mundo das criptomoedas.

Na visão da Mastercard, envolver mais pessoas nesse tipo de transação, com segurança, é uma maneira de impulsionar o marketplace NFT. "O aumento do público dos NFTs vai permitir que esse mercado em expansão dê suporte a mais criadores e possa desencadear a próxima evolução do comércio digital", afirma Dhamodharan.

O sucesso do NFT está no fato de poder ser usado para vender qualquer coisa, de peças de arte a itens colecionáveis, passando por áudios, partes de games, textos, GIFs e até memes. Segundo a Mastercard, a tecnologia dos NFTs pode ir além da arte, para entrar em muitas outras áreas.

Apoio ao ecossistema

A parceria com a Coinbase é mais uma ação da Mastercard para apoiar o ecossistema global de criptomoedas. Em outubro passado, a gigante de tecnologia e meios de pagamento fechou um acordo com a corretora de criptomoedas Bakkt, para facilitar a oferta de soluções com moedas digitais.

A soma do poder da rede da Mastercard com a plataforma de ativos digitais da Bakkt permitirá que parceiros da Mastercard, como bancos, fintechs e comerciantes, ofereçam serviços com criptomoedas. Isso inclui a possibilidade de o consumidor comprar, vender e manter ativos digitais em carteiras de custódia da Bakkt. Será ainda possível emitir, de forma simplificada, cartões de débito e crédito com criptomoedas.

Consultoria especializada

Para ajudar bancos e comerciantes a adotar ativos digitais, como criptomoedas e NFTs, a área de consultoria da Mastercard está se expandindo para oferecer uma variedade de serviços, como avaliação de risco e desenvolvimento de estratégias para criptoativos e NFT, além de programas de fidelidade com o uso de moedas digitais.

Outro foco da Mastercard Data & Services é auxiliar os bancos centrais na implantação de uma moeda digital, usando sua plataforma de testes para que desenhem vários cenários e aproveitem sua ampla experiência em sistemas de pagamentos, política de regulamentação, governança e segurança.

As ações fazem parte da estratégia da Mastercard de oferecer soluções de pagamento que possibilitem mais liberdade de escolha e experiências diferentes, especialmente para os jovens. Pesquisa realizada pela companhia mostrou que 77% dos millenials estão interessados em aprender mais sobre moedas digitais e 75% as usariam, se entendessem melhor seu funcionamento.