Tecnologia da Mastercard possibilita transferências com uso de cartão de débito

Plataforma Mastercard Send permite a bancos, fintechs, empresas e pessoas transferir valores de forma simples e rápida

Tecnologia da Mastercard possibilita transferências com uso de cartão de débito

Tecnologia da Mastercard possibilita transferências com uso de cartão de débito Unsplash

Imagine a seguinte situação. Um segurado precisa receber o valor de um sinistro o mais rápido possível. A seguradora opta então por enviar o dinheiro para o cartão de débito de seu cliente. Isso já é possível com a plataforma Mastercard Send, uma tecnologia que permite a empresas e pessoas transferir e realizar pagamentos em tempo real, usando para isso um cartão de débito ou pré-pago.

Assim, companhias de seguros, bancos, fintechs e empresas de diferentes áreas podem realizar transferências instantâneas de recursos de forma simples e rápida, gerando conveniência, segurança e uma boa experiência para os clientes.

Pagamentos que antes demoravam dias para cair na conta podem ser feitos na mesma hora com a plataforma Mastercard Send. Transferências entre pessoas também são possíveis, como os pagamentos em tempo real feitos por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, serviço disponível no Brasil desde maio de 2019. A plataforma Mastercard Send está por trás dessas operações, que usam cartões de débito vinculados a uma conta.

"O cartão pode estar nos dois lados da transação, ou seja, o dinheiro pode passar de um cartão de débito para outro, como acontece no WhatsApp, ou estar só em uma das pontas, para receber ou enviar valores", afirma Leandro Mattos, diretor de gestão de produtos da Mastercard, empresa líder em meios de pagamentos no Brasil.

São muitas as possibilidades de uso da plataforma Mastercard Send, tanto para operações B2B (Business to Business) quanto para B2C (Business to Consumer).

Microcrédito mais rápido

Quem já precisou de um empréstimo de baixo valor sabe que recorrer a um grande banco nem sempre é fácil. A dificuldade abriu espaço para o surgimento no país de fintechs especializadas em serviços de crédito. Estudo da plataforma de inovação Distrito mostra que das 1.289 fintechs que operam no Brasil, 225 oferecem crédito. Esse segmento é o que mais cresce e já responde por 17,5% do total das fintechs.

Com a plataforma Mastercard Send, as fintechs realizam transações de microcrédito de forma rápida e segura. A empresa pode transferir o valor do empréstimo para o cartão de débito do cliente e, com esse mesmo número de cartão, programar a retirada da parcela ou o valor total do microcrédito, acrescido de juros, como foi combinado. A integração com o sistema da Mastercard é feita de modo simples, por meio de APIs (interfaces de programação de aplicação).

"O crescimento das fintechs de crédito está ligado também ao Open Banking, que permitiu a essas empresas ter o consentimento dos usuários para acessar seus dados financeiros que estão nos bancos", afirma Mattos. "Com a Mastercard Send, elas vão poder aprimorar a experiência de seus clientes."

Pagamentos na gig economy

Empresas que fazem pagamentos a funcionários temporários e freelancers também se beneficiam com o uso da plataforma Mastercard Send, já que conseguem transferir valores de forma simples e segura diretamente para o cartão do prestador de serviço, movimentando a chamada gig economy. Esse novo conceito de trabalho baseia-se na valorização de profissionais autônomos, que buscam flexibilidade e autonomia.

Os motoristas e entregadores de aplicativos são exemplos de trabalhadores autônomos que podem ter benefícios com a tecnologia. É comum hoje os motoristas esperarem dias para receber o valor das corridas. Com Mastercard Send, as empresas conseguem transferir o dinheiro de forma instantânea para o cartão de débito desses trabalhadores.

Compra e venda de criptomoedas

Outro mercado que ganhará agilidade com a plataforma Mastercard Send é o das criptomoedas. "Quando uma pessoa compra bitcoin ou outra moeda digital, é feita uma transferência do valor em reais para uma carteira digital, para depois acontecer a conversão. Essa transferência pode ser realizada por meio de um cartão vinculado a uma conta corrente", afirma Mattos. "O inverso é a mesma coisa. Ao vender um bitcoin, por exemplo, a carteira faz o crédito em reais no cartão de débito da pessoa."

Repasses de governos e ONGs

Também governos e ONGs podem usar a plataforma Mastercard Send para causar impacto positivo às comunidades que atendem, por meio de desembolsos seguros, transparentes e rápidos para as pessoas que necessitam de algum tipo de auxílio.

"Por ser versátil e flexível, a plataforma Mastercard Send permite inúmeros tipos de uso, seja para ter um processo de pagamento mais seguro, uma usabilidade mais simples e rápida ou para reduzir custo", afirma Leandro Mattos.

Pagamento por WhatsApp

No Brasil, a plataforma Mastercard Send já permite que milhões de pessoas utilizem o WhatsApp para fazer pagamentos em tempo real.

Os portadores de cartões de débito Mastercard emitidos pelos bancos Itaú, Inter, Nubank, Santander, Original, Sicoob e BTG Pactual conseguem realizar transferências pelo aplicativo de mensagens da mesma forma que enviam uma foto ou um vídeo.

Os pagamentos são seguros e livres de taxas. Para enviar ou receber valores, basta iniciar uma conversa pelo app e tocar no ícone de pagamento para anexar o dinheiro. Os dados são criptografados e o valor é transferido de forma imediata, por meio da plataforma Mastercard Send.

Hoje a Mastercard está autorizada a usar a plataforma Send para transações com cartões de débito e pré-pago em reais, com participantes brasileiros. O próximo passo será a sua utilização para transações internacionais, que ainda dependem de autorização do Banco Central.

Quando essas transferências forem liberadas, empresas que não têm operação no Brasil poderão fazer pagamentos diretamente para um usuário de cartão no país. Assim, uma transação pode começar em outra moeda e terminar em real.