Quais são as tendências para empresas e consumidores em 2023?

Metaverso, transações seguras e tecnologias de inteligência artificial para predição e cibersegurança são inovações que vão impactar as pessoas e os negócios neste ano

Quais são as tendências para empresas e consumidores em 2023?
Quais são as tendências para empresas e consumidores em 2023? - Getty Images/iStockphoto

O mundo está em constante transformação e as novas tecnologias estão no centro dessas mudanças, impactando pessoas, processos e empresas de diferentes setores. Já vivemos na era de hiperconvergência, em que a fronteira entre os mundos físico e virtual está cada vez mais tênue. Mas o que ainda vem por aí? Quais são as principais tendências em tecnologias emergentes, comportamento do consumidor, inovação e segurança para 2023?

Estudos recentes apontam que, em breve, vamos transitar sem barreiras entre o mundo real e as comunidades virtuais do metaverso, para trabalhar, jogar, se divertir ou fazer compras imersivas.

Outra tendência mostra que as transações com criptomoedas serão bem mais simples, com os criptoativos como parte das redes de pagamento, com confiança e segurança.

Os pagamentos em tempo real continuarão evoluindo e a segurança cibernética vai se sofisticar ainda mais, assim como as experiências digitais, proporcionadas por tecnologias como inteligência artificial.

Conheça mais sobre cada uma dessas tendências para 2023.

Metaverso em alta

O metaverso é uma das inovações mais promissoras para os próximos anos. Previsão da consultoria Gartner, especializada em tecnologia, aponta que até 2026 quase 2 bilhões de pessoas farão parte desse universo virtual.

A Gartner define o metaverso como o próximo nível de interação entre os mundos virtual e físico. Apesar de ainda não existir uma adoção em larga escala pelos consumidores, muitas empresas já começam a criar estratégias para ingressar no metaverso.

A Mastercard prevê uma série de oportunidades e possibilidades no metaverso, que passam por transações, uso de criptomoedas, compra e venda de produtos, NFTs e outros ativos. Como uma empresa de tecnologia para meios de pagamento, a Mastercard já planeja formas de levar experiências, eficiência em transações e seus altos níveis de segurança também para este ambiente conectado.

Em 2022, a Mastercard estreou globalmente na plataforma de metaverso Decentraland, como patrocinadora da Parada do Orgulho LGBTQIA+. O Mastercard Pride Plaza é um espaço de celebração da inclusão e da diversidade no metaverso.

Criptomoedas com confiança e segurança

O mercado de criptoativos atrai cada vez mais os brasileiros, mas ainda são poucos os players que oferecem a seus clientes meios de realizar transações com moedas digitais. Mas a Mastercard pode ajudar a mudar esse cenário em 2023.

Com consultoria e diferentes tecnologias, a Mastercard começa a auxiliar bancos, corretoras, fintechs e demais empresas financeiras a entrar no ecossistema de criptoativos, para oferecer a experiência a seus clientes de forma simples, segura e confiável.

Comportamento do consumidor e vendas em 2023

Como será o comportamento do consumidor e o que esperar das vendas no varejo global em 2023?

O estudo Economic Outlookela 2023, do Mastercard Economics Institute, oferece algumas respostas. Os especialistas da Mastercard analisam uma série de dados públicos e proprietários para apontar tendências na atividade econômica mundial. Para 2023, a imagem mostra uma economia global movendo-se em várias velocidades, com alguns países, empresas e consumidores mais expostos à alta da inflação e às taxas de juros que outros.

Olhando para trás para estimar o comportamento futuro, o cenário mostra, por exemplo, que em 2022 a alta dos preços dos alimentos fez com que os consumidores aumentassem em 31% as idas ao supermercado, mas com gastos 9% menores em cada visita.

Os brasileiros foram ao supermercado 22% mais vezes, porém gastaram 3,3% menos do que em 2019. Essa tendência é mundial e se acelerou ao longo de 2022, por conta do aumento do custo de vida. O estudo estima que a tendência se mantenha em 2023.

No chamado varejo discricionário, que inclui categorias como móveis, eletrônicos e vestuário, as pessoas estão gastando menos ainda. No Brasil, o tíquete médio desse tipo de compra foi 25% menor, em setembro de 2022, comparado ao mesmo período de 2019.

Presença multicanal

O estudo de tendências da Mastercard aponta que as lições aprendidas nos últimos 3 anos mostram que a presença em diversos canais reduz riscos e perdas.

A combinação da atuação física com a online ajudou as empresas a se conectarem com os clientes, ampliando o conhecimento da marca e expandindo a oferta de produtos. A análise de 12 mercados mundiais mostra que ter uma presença multicanal proporcionou um aumento de 6 pontos percentuais nas vendas mundiais do varejo em 2022.

Embora a dependência dos canais de venda online tenha diminuído, a tendência aponta que os consumidores manterão o hábito de comprar uma grande variedade de produtos pela internet.

No Brasil, por exemplo, as pessoas voltaram a frequentar restaurantes no pós-pandemia, com um crescimento de 51,3% nas idas presenciais, mas as vendas online de comida cresceram 37,6% em restaurantes grandes, entre agosto e outubro de 2022.

Novas formas de pagamento

O Brasil tem assistido a uma verdadeira revolução nos meios de pagamento e a Mastercard tem participação ativa nessa transformação, com uma estratégia de pagamentos multirrail que continua a evoluir, e com cada vez mais inovação.

Em 2022, a Mastercard lançou no Brasil o checkout biométrico, em parceria com a empresa Payface, que permite o uso de reconhecimento facial em compras presenciais. O projeto piloto foi realizado com a rede de supermercados St Marché, em São Paulo, e possibilita que o consumidor pague sua compra com o rosto, sem o uso de cartão ou celular.

Segurança intensificada

Em um mundo hiperconectado, com ameaças virtuais cada vez mais sofisticadas, a segurança continuará sendo prioridade para empresas de todos os tamanhos e setores. Segundo a consultoria Ban, tecnologias de inteligência artificial terão um papel importante no reconhecimento de padrões anormais de comportamento.

Para enfrentar os riscos do mundo digital, a Mastercard investiu em suas equipes especializadas, na aquisição de uma série de empresas de tecnologia, com variadas soluções, e em startups com ferramentas inovadoras de cibersegurança.

Com soluções de inteligência artificial, autenticação, biometria comportamental e análise de dados, além de consultoria especializada, a Mastercard ajuda empresas de todos os tamanhos e segmentos a prevenir fraudes, manter os dados seguros e tomar decisões estratégicas de negócios.

Com os desafios econômicos esperados para 2023, os serviços da Mastercard permitem entender as escolhas do consumidor, prever padrões e hábitos de consumo, oferecer experiências nos mundos real e virtual, além da atuação em diferentes formas de pagamento com altos padrões de segurança