Minas Gerais, 301 anos no coração do Brasil

Fundado em 1720, estado é considerado o décimo destino mais acolhedor do mundo e institui 2022 como o Ano da Mineiridade

Parque das Águas, em Caxambu

Parque das Águas, em Caxambu Patrick Grosner/Governo de Minas Gerais

INFORME PUBLICITÁRIO. Há exatos 301 anos, nascia no Brasil um estado que é hoje considerado um dos dez destinos mais acolhedores do mundo. A então Capitania das Minas do Ouro, criada por Portugal para conter uma rebelião de mineradores, cresceu, foi protagonista em dezenas de eventos da história do país e firmou seu papel no coração dos brasileiros, com sua culinária, cultura, belezas naturais e, principalmente, seu povo.

Com um território do tamanho da França, com vasta diversidade geográfica e cultural, Minas tem como vocação natural o turismo. Tanto que a Secretaria de Cultura e Turismo estadual instituiu 2022 como o Ano da Mineiridade.

O órgão pretende fortalecer a cultura, conectar ações em torno do ser mineiro e realizar políticas públicas para apoiar municípios e atrair mais turistas para o estado.

Mas o que vem a ser essa mineiridade? Guimarães Rosa fala do jeito mineiro de ser no artigo "Aí está Minas: a mineiridade", publicado em 1957. Nele, o autor de "Grande Sertão: Veredas" diz que o mineiro "não tolera tiranias, sabe deslizar para fora delas". E faz uma declaração de amor a Minas, relacionando mais de uma centena de adjetivos para descrever o estado: "Suíça brasileira", "coração do Brasil", "heroica província... feita de celebridade e lucidez".

Parque Nacional do Caparaó
Parque Nacional do Caparaó - Ricardo Canibal/Governo de Minas Gerais

Minas tem se tornado uma grande tendência para o turismo no país para quem quer viver novas experiências, se conectar com a natureza, com a cultura e com a rica cozinha mineira. Junte-se a isso a boa hospitalidade, traço marcante do mineiro, que recebe com carinho e afeto.

Minas Gerais, na verdade, é como um caleidoscópio. Ainda em seu artigo, Guimarães Rosa diz: "pois Minas Gerais é muitas. São, pelo menos, várias Minas". Pode ser vista, visitada e apreciada em vários aspectos. Pela arte, pela cultura, pela gastronomia, por suas belezas naturais, parques e por sua gente.

Minas possui cerca de 62% do Patrimônio Histórico do Brasil, em cidades como Ouro Preto, Congonhas do Campo, Diamantina. São verdadeiros museus a céu aberto, onde se pode apreciar boa parte das obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A Unesco as considera patrimônio histórico mundial. O órgão também relaciona como patrimônios o Complexo Arquitetônico da Pampulha e a capital, Belo Horizonte, - a primeira cidade planejada da América Latina e ainda nominada pela própria Unesco como cidade criativa da gastronomia.

Buenópolis
Buenópolis - Lucas Ramos Mendes/Governo de Minas Gerais

Tudo isso resultou em reconhecimento nacional e internacional. Neste ano, Minas foi considerado o décimo destino mais acolhedor do mundo pelo Traveller Review Awards, promovido pela Booking.com. Detalhe: é o único representante brasileiro na lista.

Além disso, Minas registrou crescimento no setor. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em razão da melhora nos indicadores que monitoram a pandemia de Covid-19, o turismo cresceu quase 20%, enquanto outros entes da federação cresceram 11%.

Foi classificado também o destino mais seguro do Brasil em 2021, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Certamente esses reconhecimentos podem ser explicados pelo jeito do mineiro receber que, conforme Guimarães Rosa, é "afável", "bondoso", "amante da liberdade", "simples", "sensato" e "acolhedor".