Está na boca do povo: o Carnaval 2025 de Minas Gerais foi um sucesso apoteótico. Segundo pesquisa Datafolha realizada entre 28 de fevereiro e 4 de março, em 17 cidades mineiras, o evento foi aprovado por 88% das pessoas que escolheram o estado para curtir a folia ou fugir dela.
Resultado de um trabalho de longo prazo focado na valorização da cultura, do turismo e da segurança, esse êxito demonstra ainda que tratar o Carnaval como política pública é um ótimo negócio. O governo mineiro investiu pouco mais de R$ 50 milhões na organização da festa, resultando em 13 milhões de visitantes que injetaram R$ 5,3 bilhões na economia do estado. Somente Belo Horizonte recebeu 6 milhões de pessoas, um recorde de público.
Assim, a festa se torna um catalisador de geração de renda, de empregos e uma plataforma para impulsionar outras atrações turísticas do estado.
O sucesso do Carnaval mineiro se deve, em grande parte, à sua capacidade de oferecer experiências para todos os gostos. O estado promove dois pilares complementares: o Carnaval da Liberdade, voltado para a folia urbana, criativa e contemporânea, com destaque para Belo Horizonte e outras grandes cidades, e o Carnaval da Tranquilidade, centrado em experiências culturais, familiares e religiosas em cidades históricas, montanhas e estâncias de bem-estar. A descentralização e a diversidade de formatos refletem a riqueza cultural de Minas Gerais e atraem públicos distintos.
A pesquisa do Datafolha ilustra bem a satisfação geral. O Carnaval de Minas Gerais foi avaliado como ótimo ou bom por 88% das pessoas, sendo que 60% atribuíram notas 9 e 10. Em Belo Horizonte, essa aprovação atingiu 97%.
A pesquisa, que incluiu turistas de outros estados (39% do total), mostrou que a probabilidade de recomendarem essa viagem para amigos e familiares é alta, com nota média de 9 em uma escala de 0 a 10. Entre quem esteve no Carnaval da Tranquilidade, a nota média é de 9,4, ante 8,9 entre participantes do Carnaval da Liberdade. Assim como é elevada a possibilidade de repetirem a experiência: mais da metade (52%) dos turistas pretende passar o Carnaval na mesma cidade novamente no ano que vem. Além disso, 81% gostariam de voltar para o Carnaval 2026, mas em outras cidades mineiras.
Um aspecto fundamental destacado pela pesquisa é o acolhimento e a segurança percebidos pelos foliões. De maneira geral, mais de 85% dos entrevistados consideraram a segurança como ótima ou boa. Em Belo Horizonte, a avaliação positiva foi de 86%. Para a comunidade LGBTQIAPN+, que representou 17% dos turistas no Carnaval de Minas, a avaliação da segurança e do acolhimento foi notavelmente positiva: 95% dos turistas LGBTQIAPN+ afirmaram não ter sentido nenhum tipo de discriminação durante o Carnaval. Esses dados reforçam o ambiente seguro e inclusivo promovido na festa.
Além dos tradicionais blocos carnavalescos, que foram frequentados por 60% dos participantes do Carnaval da Liberdade e por 93% em Belo Horizonte, a programação artística e cultural diversificada foi outro ponto alto. Em Belo Horizonte, a Via das Artes se destacou como um eixo curatorial que articula segurança, arte e pertencimento no espaço urbano. Cerca de 55% dos foliões na capital frequentaram shows e apresentações na Via das Artes, e suas atrações culturais foram avaliadas como ótimas ou boas por 92% dos que as visitaram. Essa oferta cultural complementar contribui para a experiência única do Carnaval mineiro.
Agora, se há algo que só o Carnaval mineiro pode proporcionar é a "mineiridade", palavra que não está no dicionário mas que todo visitante reconhece na forma afetuosa e acolhedora com que é recepcionado no estado. Junte isso à rica oferta cultural e gastronômica, às belezas naturais únicas e à riqueza de um estado que possui 60% do Patrimônio Histórico nacional para garantir que o Carnaval mineiro seja um imbatível pacote completo de experiências. A cozinha mineira, por exemplo, foi avaliada como ótima ou boa por 94% dos turistas, sendo um dos destaques da estadia. Além da folia, os turistas frequentaram restaurantes e bares (77%), parques e áreas de natureza (66%), lojas e feiras locais (58%), museus, igrejas e atrações históricas (25%) e outros atrativos turísticos (32%).
Em mais de 440 municípios, a festa impulsionou diversos setores da economia, que registraram aumento de movimentação e ocupação. A articulação entre poder público e iniciativa privada, com programas de apoio e patrocínios, demonstra o comprometimento com o crescimento sustentável do evento, geração de empregos e renda para todos. Mais do que um feriado isolado, o Carnaval funciona como uma plataforma para promover o turismo em todo o estado. A pesquisa Datafolha comprova a motivação para os visitantes explorarem outras regiões: 83% dos turistas que participaram do evento visitaram ou planejavam visitar outro destino mineiro durante a viagem. Ou seja, o Carnaval é uma importante porta de entrada para a rica e diversa oferta turística que Minas Gerais oferece ao longo de todo o ano.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha