Minas Gerais colheu no Carnaval de 2025 os frutos de um projeto de longo prazo que visa consolidar o estado como destino turÃstico para quem gosta de folia ou quer fugir dela. Mais de 13 milhões de pessoas visitaram as cidades mineiras neste ano, e o resultado, segundo pesquisa Datafolha, aponta que 88% dos entrevistados consideraram o evento como ótimo ou bom e que, justamente por isso, a maioria quer voltar e indicar a festa aos amigos (leia texto abaixo).
Além da aprovação recorde, o resultado mostra a importância do turismo para as finanças do estado: cerca de R$ 5,3 bilhões foram injetados na economia mineira
O Carnaval e o crescimento geral do turismo em Minas Gerais foram os temas do seminário "Carnaval e Turismo: Aprofundamento sobre a experiência e o sucesso de Minas Gerais", iniciativa do Estúdio Folha em parceria com o governo mineiro, realizado no último dia 29 de abril, em São Paulo.
O processo de diálogo mais direto entre o poder público, a sociedade civil, os artistas, os blocos carnavalescos, as instituições e as entidades setoriais teve inÃcio em 2021, ainda durante a pandemia. O setor de serviços, como bares, restaurantes e hotelaria, um dos pontos fortes da economia do estado, sofria os impactos da Covid-19.
Segundo o governo estadual, esse trabalho é feito junto com prefeitos, instituições e associações comerciais, para que todos sejam ouvidos e tenham condição de opinar, em um processo eficiente e produtivo.
O feriado em Minas Gerais foi dividido em Carnaval da Liberdade, com ações e atrações voltadas para a folia, e Carnaval da Tranquilidade, para aqueles que buscaram a região para descansar ou fugir do agito.
O governo enxergou na festa a possibilidade de atrair turistas de dentro e de fora de Minas e até de outros paÃses não apenas para pular o Carnaval, mas também para usufruir da hospitalidade mineira e das atrações naturais, culturais e gastronômicas do estado.
Durante o seminário, foram levantadas algumas das particularidades do estado que explicam esse sucesso: Minas Gerais tem a mineiridade, que acolhe bem, que respeita; tem a cozinha mineira e outras peculiaridades que enchem os mineiros de orgulho.
Representantes do governo do estado lembraram que Minas Gerais tem aproximadamente o mesmo tamanho da França, cerca de 60% do patrimônio histórico do Brasil, além de montanhas, lagos, uma cordilheira, estâncias hidrominerais e cachoeiras, entre outras atrações.
Dentro desse contexto, o Carnaval e as outras muitas atrações que Minas oferece acabam se ajudando mutuamente. Quem vai em busca do Carnaval acaba conhecendo a cultura, a história, a cozinha e a natureza do estado. Quem busca a tranquilidade também pode aproveitar, a curtas distâncias, um gostinho do Carnaval da mineiridade. Isso cria um cÃrculo virtuoso, atraindo cada vez mais turistas.
INFRAESTRUTURA
Algumas obras já iniciadas irão impactar de forma positiva a experiência dos mineiros e dos turistas, como a duplicação das rodovias que ligam Belo Horizonte a Ouro Preto e Betim a Brumadinho, onde fica um dos destaques do estado, o Instituto Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo.
Público aprova segurança, acolhimento e diversidade de atrações
O Carnaval em Minas Gerais foi aprovado por 88% das pessoas que escolheram o estado para passar o feriado curtindo a folia ou fugindo dela.
É o que mostra pesquisa Datafolha que ouviu 2.077 pessoas, entre 28 de fevereiro e 4 de março, em 17 cidades que receberam o Carnaval da Liberdade ou da Tranquilidade.
Itens como segurança, diversidade, atrações e gastronomia foram fundamentais para esse resultado, segundo Luciana Chong, diretora do Datafolha.
Mais de 85% dos entrevistados consideraram a segurança como ótima ou boa. Ações para evitar violência contra a mulher ou qualquer tipo de discriminação foram aprovadas pelos foliões. A comunidade LGBTQIAPN+, por exemplo, achou o acolhimento ótimo ou bom (85%); 95% afirmaram não ter sentido nenhum tipo de discriminação.
Não à toa, quando questionados se indicariam a folia mineira, numa escala de 0 a 10, os entrevistados deram nota 8,8, com 60% das avaliações sendo 9 ou 10. E a maioria, 52%, já avisa que irá voltar.
"Os resultados mostram que o Carnaval foi positivo. As pessoas se sentiram acolhidas e pretendem voltar", disse Chong.
O Carnaval mineiro ficou marcado pela diversidade, com atrações como batalha de MCs, música erudita e sarau de poesia, entre outros. E isso também agradou ao público: a programação artÃstica e cultural foi aprovada por 84% dos foliões. Outro destaque foi a cozinha mineira, aprovada por 94%.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha