Minas Gerais é ideal para turismo de natureza

Estado oferece infinitas opções para quem pretende viajar, conhecer serras, picos, cachoeiras, grutas e cavernas e conectar-se com o meio ambiente

Pico da Bandeira, localizado dentro do Parque Nacional do Caparaó; para chegar ao topo pode-se optar por caminhada ou fazer parte do trajeto com um veículo

Pico da Bandeira, localizado dentro do Parque Nacional do Caparaó; para chegar ao topo pode-se optar por caminhada ou fazer parte do trajeto com um veículo Jean Rodrigues / Divulgação

INFORME PUBLICITÁRIO. Minas Gerais é, por excelência, um estado que, a cada trecho de seus mais de 586 mil km² oferece ao turista uma infinidade de opções. Contemplar fauna e flora? Minas é o lugar ideal. Relaxar durante um passeio ao ar livre, conhecendo patrimônios naturais e ainda aprender um pouco mais da história de nosso país? Minas, com certeza, é o destino, pois o estado é referência na prática do turismo de natureza.

Esse tipo de turismo permite um maior contato com o meio ambiente, com a biodiversidade, por meio de caminhadas, de trem ou praticando o cicloturismo. Quer seja na superfície, com suas cachoeiras, montanhas, picos e cidades históricas, ou no subterrâneo, com suas grutas e cavernas, o estado tem à disposição do turista atrações para todos os gostos.

E Minas Gerais, pioneiro no turismo de natureza, é um verdadeiro patrimônio natural, disponível aos visitantes de forma sustentável, pois seus passeios, além do bem-estar, geram consciência ambiental. Isso, sem contar os roteiros gastronômicos. Por meio de sua culinária e de seus sabores, também é possível conhecer a história.

Os números confirmam que Minas Gerais é sinônimo de turismo de natureza. De 436 roteiros cadastrados por 85 empresas habilitadas no programa "Minas Recebe 2021", do governo estadual, 105 têm como segmento predominante a natureza.

Um deles é a Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa considerada a única cordilheira do Brasil e declarada reserva da biosfera pela Unesco, que é uma medida que visa a conservação da área.

Nela, há duas obras da natureza imperdíveis: a Cachoeira Grande, que fica no Parque Nacional da Serra do Cipó, e a Cachoeira Tabuleiro, no Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Essa última é considerada a mais alta do estado, com 273 metros de queda.

A Cachoeira do Tabuleiro fica em Conceição do Mato Dentro, na região central de Minas. A 167 km de Belo Horizonte, a cidade é considerada a "capital mineira do ecoturismo" por abrigar inúmeras belezas naturais, um dos motivos pelos quais a Unesco, em 2005, também a declarou como reserva da biosfera.

Outra dica para os turistas que gostam de fazer caminhada é o Pico do Itacolomi, com 1.772 metros de altura, situado no parque do mesmo nome, e que está localizado na divisa de Mariana e Ouro Preto. Por meio de agências especializadas, é possível fazer a trilha até o pico e, de lá, ter uma visão panorâmica das duas cidades históricas.

Já o Parque Estadual do Pico do Itambé oferece aos amantes de caminhada ecológica e trekking o espaço ideal para a prática. O pico eleva-se a 2.002 metros de altura, na Serra do Espinhaço, entre os municípios de Serro e Santo Antônio do Itambé.

Quem prefere mesclar caminhada com viagem por ferrovia, pode visitar o Parque Estadual do Rio Doce, chegando de trem à região do Vale do Aço, em vagões confortáveis e climatizados. Lá, é possível alcançar o Pico do Jacroá, obtendo vista panorâmica do parque, conhecer exemplares da Mata Atlântica e fazer um passeio de barco na Lagoa Dom Helvécio, natural, com cerca de 32,5 metros de profundidade.

Imagine agora dois vales cercados por montanhas, corredeiras, cachoeiras e rios. São os Vales dos Garcia e do Matutu, localizados em Aiuruoca, município do sul mineiro. No Vale dos Garcia é possível desfrutar de uma bela cachoeira e de uma prainha, com infraestrutura de apoio como pousada, restaurante e estacionamento. Já o Vale do Matutu fica nas encostas do Pico do Papagaio, considerado pela Unesco como Zona Núcleo de Biosfera da Mata Atlântica.

Por falar em cachoeira, é importante citar a Janela do Céu, no Parque Estadual de Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte (292 km ao sul de Belo Horizonte). Mais adiante, há também a Cachoeirinha, formada por uma queda d’água de mais de 50 metros e considerada uma das mais bonitas do Brasil.

CICLOTURISMO

Minas Gerais é sinônimo de cicloturismo. O estado é considerado grande potência nacional da modalidade pelo Observatório do Cicloturismo Brasileiro. Nem poderia ser diferente, pois um terço das rotas de cicloturismo consolidadas no Brasil é ou passa por terras mineiras.

Diversos pontos do estado, de norte a sul, oferecem alguma atividade que envolva conhecer cidades históricas, culturas regionais e gastronomia por meio de pedaladas. Os turistas viram nessa modalidade, além dos benefícios para a saúde e bem-estar, uma forma de se conectar com os lugares visitados.

De fato, usar uma bicicleta para viagens e passeios tornou-se uma tendência do turismo mundial e uma onda em Minas, um estado que tem a maior diversidade de paisagens do país. As possibilidades são quase infinitas, distribuídas em 93 unidades de conservação e 21 parques estaduais.

No estado, há empresas que oferecem roteiros de cicloturismo, que fazem parte do Programa "Minas Recebe". Para escolher um, basta acessar minasgerais.com.br/pt/roteiros/.

Um desses roteiros é o Volta das Transições, nas Serras de Ibitipoca. Todo o trajeto possui placas de sinalização nos principais entroncamentos e bifurcações. As placas informam localização geográfica e direção. O ciclista pode optar por fazer o download dos arquivos em formato GPX, para utilização de GPS compatíveis.

Outro roteiro é o Circuito Serras Verdes de Cicloturismo, que conecta 20 municípios da região turística Serras Verdes do Sul de Minas, percorrendo as belíssimas serras, campos, vales e matas da Mantiqueira Sul Mineira, garantindo a você uma experiência única e inesquecível.

Esse circuito tem três rotas, que abrangem os 20 municípios. Cada rota compreende, em média, cinco dias de pedal. Após a inscrição na rota desejada, você recebe o passaporte por e-mail, o qual deverá ser carimbado em cada município visitado, comprovando assim a conclusão de cada etapa. Ao finalizar a rota, um certificado de conclusão é enviado para seu e-mail. Link para acesso: https://cicloturismoserrasverdes.com.br/home/.

Uma boa dica também é o roteiro da Estrada Parque Passos dos Fundadores. Trata-se de uma rota histórica, com mais de 300 anos de uso. Tem 10 km de extensão. Liga Tiradentes (190 km de Belo Horizonte) a Prados. Além de passear pelo trajeto de bike, a estrada é ideal também para caminhada, quadriciclo, moto e cavalgada.

Outra boa pedida é fazer a Rota do Vulcão. Nela, o ciclista percorre 350 km, passando por 13 municípios. O mapa do trajeto é ao redor de uma caldeira vulcânica que rodeia a cidade de Poços de Caldas e outras 12 cidades circunvizinhas. Trata-se de uma experiência válida para todos os níveis de ciclistas, em que cada um determina sua quilometragem por dia.

GRUTAS E CAVERNAS

Não é apenas a superfície de Minas Gerais que ostenta todas as razões para fazer turismo. O estado, considerado o berço da paleontologia brasileira, abriga grutas e cavernas que preservam evidências de nossos ancestrais.

A mais famosa do estado é a Gruta de Maquiné. Fica em Cordisburgo, cidade do escritor e poeta Guimarães Rosa. Na gruta, foram achados fósseis de animais pré-históricos e pinturas rupestres. Outra gruta é a Rei do Mato, em Sete Lagoas, onde, além de pinturas rupestres, foram encontradas ferramentas indígenas petrificadas.

Já no norte do estado, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu abriga mais de 180 cavernas e grutas que guardam em seus interiores pinturas rupestres pré-históricas. O parque tem mais de 56 mil hectares, ocupando terras das cidades de Januária, São João das Missões e Itacarambi.

Uma de suas atrações é a Gruta do Janelão, onde há pinturas rupestres de 9.000 anos atrás. A formação abriga também a "Perna da Bailarina", considerada a maior estalactite do mundo, com 28 metros.

Saiba mais em minasgerais.com.br/pt/roteiros