Minas Gerais oferece Turismo de Experiência

Estado possui roteiros e circuitos para quem quer vivenciar novas culturas, sentir sabores e se emocionar com novos conhecimentos

Serras Verdes

Serras Verdes Clodoaldo Costa/Divulgação

INFORME PUBLICITÁRIO. Degustar e vivenciar uma experiência. Provar o delicioso queijo mineiro. Sentir o sabor único da cachaça ou de uma cerveja artesanal. Tomar um café especial, conhecer o processo de preparação de azeites e de vinhos. São inúmeras as possibilidades que Minas Gerais oferece a quem busca o "turismo de experiência".

Essa modalidade de turismo ganhou força com uma mudança no comportamento de viajantes ao redor do mundo em razão da globalização e dos avanços tecnológicos. A Organização Mundial do Turismo, ligada à ONU, já apontou que o turista não quer apenas uma atividade contemplativa. Quer viajar para destinos onde possa sentir, viver e passar por experiências que gerem emoção e envolvimento.

E Minas Gerais se destaca, e não é de agora, em oferecer roteiros e vivências para brasileiros e estrangeiros que querem desfrutar e se engajar nos espaços que visitam.

A começar pelo turismo gastronômico e rural, marcas registradas do estado. Um dos destaques é o queijo mineiro, que, em 2002, tornou-se o primeiro patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Seis anos depois, outro queijo do estado, o do Serro, tornou-se o primeiro patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).

Município de Augusto de Lima
Município de Augusto de Lima - Lucas Ramos Mendes / Divulgação

Internacionalmente, Minas Gerais se consolidou como a Terra dos Melhores Queijos do Mundo. Em 2021, os produtores do estado levaram 40 das 57 medalhas conquistadas pelo Brasil na quinta edição do "Mondial du Fromage", na França. É possível vivenciar atividades nas propriedades rurais, degustações e jantares ou fabricar seu próprio queijo, o que acontece nas regiões da Serra da Canastra, de Alagoa, Serro e Tiradentes.

Pelo estado, as experiências dos turistas passam também por visitas a cervejarias, cachaçarias artesanais e vinícolas, onde podem participar do processo de produção e de degustações harmonizadas. Minas é o terceiro maior produtor de cerveja artesanal do país. São mais de 150 tipos.

Uma das referências da produção de bebida no estado é a imigração. Em Juiz de Fora, por exemplo, começou com a chegada de alemães, em 1861, para construir uma estrada. Após sua conclusão, os imigrantes se estabeleceram na cidade e passaram a produzir cerveja, se tornando um polo cervejeiro no Estado.

Já o norte de Minas se destaca pela cachaça. O sul, pelo vinho. Cidades como Caldas, no sul do estado, e Salinas, no norte, oferecem vivências interessantes, Há ainda regiões com possibilidades de aliar natureza, como Grão Mogol e Peruaçu, no norte, bem-estar e cicloturismo, como Poços de Caldas e o Circuito das Águas, no sul do estado.

Feijão tropeiro
Feijão tropeiro - Umami Comunicações/Divulgação

Outra cidade mineira, Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, já é considerada o terceiro município brasileiro em número de cervejarias artesanais, oferecendo também rotas e eventos cervejeiros, além da Rota Capitão Senra, para os amantes do motociclismo.

CAFÉ E BIKE

O café também é sinônimo de Minas. O estado é considerado o maior produtor do país e quem o visita, além de saborear o café, também pode conhecer sua história, aprendendo sobre plantio, colheita e produção. Uma das dicas é o Roteiro do Café Especial, em Carmo de Minas e Dom Viçoso, no tradicional Circuito das Águas. Na fazenda visitada, participa-se até da experiência de torra do café.

O turismo gastronômico, no entanto, não foca apenas algum produto típico. A cozinha clássica mineira é ampla. Oferece uma infinidade de opções para quem quer conhecer e saborear pratos típicos. Não por acaso, Belo Horizonte foi reconhecida como a Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia.

Agências de turismo têm à disposição uma série de programas para o turismo de experiência, com rotas e circuitos da cachaça, das cervejas artesanais, dos premiados queijos e das comidas típicas.

Minas, na verdade, está repleta de opções turísticas para quem curte a natureza e as atividades ao ar livre. O cicloturismo é uma delas, um terço das rotas de cicloturismo no Brasil estão em Minas Gerais. Há roteiros para várias regiões do estado, como a Serra da Mantiqueira, com opções para quem pretende pedalar até 10 km e para os mais arrojados, que preferem trilhas de mais de 300 km. Uma das atrações é a Volta das Transições e a Rota do Vulcão, ideal para quem quer conhecer, de bike, serras, campos e o meio rural.

Saiba mais minasgerais.com.br