Turismo em Minas Gerais: experiências inesquecíveis

Quem conhece não esquece jamais!

Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes

Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, na cidade histórica de Ouro Preto; espaço possui mais de 4.000 objetos Pedro Vilela / Agencia i7

INFORME PUBLICITÁRIO. Minas é um dos destinos mais buscados por turistas; entre os dez mais acolhedores do mundo, oferece roteiros para quem curte belas paisagens, natureza, banhos de cachoeira, percorrer trilhas e montanhas, pedalar e, claro, experimentar a especial cozinha mineira. Quem visita o estado volta encantado.

Para que isso aconteça, basta escolher um dos inúmeros roteiros disponíveis. Para mirar belas paisagens, Minas é uma boa pedida, sobretudo para os amantes da natureza, com cachoeiras, parques, picos, praias de água doce, rios, lagos, grutas e cavernas. Ótimos espaços para quem busca recarregar as energias e para a prática de atividades ao ar livre.

Para chegar a essas belezas naturais, o turista pode optar também por um meio de transporte que se encaixe no seu perfil. De bicicleta, por exemplo. Minas é considerada a grande potência nacional do cicloturismo, pois um terço das rotas nacionais são ou passam pelo estado. Também existem trilhas off-road ou passeios em veículos 4x4 para se aventurar pelo interior.

O estado é o berço das cidades históricas coloniais barrocas como Ouro Preto, Tiradentes, Paracatu, Itapecerica, Mariana e Congonhas. Já no estilo modernista, a cidade de Cataguases é uma joia com obras do arquiteto Oscar Niemeyer, além de possuir estâncias hidrominerais e museus que contam o protagonismo de Minas. A cozinha mineira, por sua vez, é um caso à parte. Tornou-se referência nacional e internacional de bom gosto, paladar e por acompanhar a evolução da cozinha contemporânea.

Minas é conhecida como a terra do queijo, muitos deles, os melhores do mundo. Em recente concurso na França, mais de 40 tipos foram vencedores e premiados em suas categorias. O estado, que é ainda considerado paraíso para os amantes do café, vem se destacando pela produção do azeite de oliva, na Serra da Mantiqueira, já conhecida como a "Terra dos Azeites".

A cachaça é mais uma marca registrada, dentro e fora do país. Há pelo menos cinco roteiros relacionados no programa "Minas Recebe", que disponibiliza rotas da cachaça para os interessados em saber mais sobre esse produto genuinamente mineiro.

Para os amantes dos sabores, vale a visita aos alambiques que produzem cachaça artesanal e apresentam drinques inéditos e ainda promovem a harmonização da bebida com a comida mineira. Outros produtos também se destacam, como a cerveja, o vinho e o gim, que já se tornaram referência nacional.

BELO HORIZONTE

Fazer turismo em Minas Gerais pode ter Belo Horizonte como ponto de partida. A capital mineira é uma síntese do que o turista irá encontrar em solo mineiro, pois sabe receber e conquistar seus visitantes.

A começar por suas belezas arquitetônicas, como o Palácio da Liberdade ou o Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade, composto pela Igreja de São Francisco de Assis, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha e Iate Tênis Clube. Minas é, naturalmente, cultura. Belo Horizonte se destaca também pela gastronomia. A Unesco concedeu à capital o título de Cidade Criativa da Gastronomia.

Roteiros não faltam, como o Circuito Gastronômico Mercado Central, considerado um dos três melhores do mundo, e o Gastrô Belô, para conhecer a história da cidade por meio da gastronomia, representada por restaurantes de comida típica de Minas, que é, na verdade, uma união da culinária portuguesa, africana e indígena. Vale ainda conhecer a comida de boteco, se deliciando com pratos criados por chefs talentosos e inovadores.

Para os moderninhos, visitar o Mercado Novo é garantia de encontrar o melhor do novo design, artes plásticas, moda e cozinha contemporânea mineira.