Turismo e liberdade caminham juntos em Minas

Campanha quer valorizar diversidade territorial e proporcionar experiências na arte, cultura, comida mineira e natureza a quem visitar o estado

Liberdade é uma marca indelével de Minas Gerais. A palavra está grafada em sua bandeira, carrega o iluminismo da Inconfidência Mineira e mantém aceso o ideal de ser livre em um estado que preza a diversidade e a pluralidade.

E esse ideal passa pelo turismo, pois o turista, ao visitar o estado, é livre para ser, ter e fazer o que desejar, com acolhimento e hospitalidade. Por isso, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais lançou a campanha "A liberdade mora em Minas, vem pra Minas!", que destaca as experiências que visitantes internacionais e de outros estados podem vivenciar nas artes, natureza, cozinha mineira e cultura, sempre com liberdade.

"Minas é turismo cultural e de experiência", diz Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas. "É um estado em que convivem as dicotomias, onde o barroco e o modernismo estão lado a lado. Minas respeita a tradição sem ser tradicionalista e acolhe as diferenças. Seu povo e seu território refletem a diversidade do Brasil."

Essa característica, segundo Oliveira, está "no cotidiano das gentes", em festivais de rua, em festas tradicionais. Está em um dos mais procurados carnavais do país, que invade as ruas de cidades como Ouro Preto, pintando de novas cores o estilo barroco do município. Na capital, Belo Horizonte, milhões tomam as ruas em blocos onde música, dança e arte reinventam um carnaval urbano e contemporâneo.

"A liberdade mora em Minas" pretende aumentar o fluxo turístico no estado, que já alcançou o 2º lugar entre os destinos mais procurados por turistas no Brasil, segundo o Módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua – do IBGE.

Além disso, Minas Gerais é o estado que mais cresce no turismo brasileiro, com um incremento de 38,7% no volume de atividades turísticas no comparativo com 2021.

O turismo de experiência pode começar pela cozinha mineira. E uma das estrelas é o queijo. Neste ano, seis produtores mineiros conquistaram medalhas no concurso europeu World Cheese Awards, realizado no País de Gales. Em 2021, foram obtidas 40 medalhas no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, que aconteceu na França.

O reconhecimento internacional do queijo mineiro não parou por aí. Há uma campanha para tornar os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Estima-se que em Minas haja 30 mil produtores de queijo, que respondem por 40% do consumo nacional. O estado também é o maior produtor brasileiro de cachaça e café.

Recentemente, foi lançada a pedra fundamental do Museu da Cozinha Mineira, cuja previsão é ser inaugurado em 2024, em Santa Luzia, região metropolitana de BH.

Por falar em bens patrimoniais, Minas responde por mais de 60% do patrimônio histórico brasileiro, reflexo das políticas públicas voltadas para a preservação de sua história, costumes, paisagens e tradições. No dia 29/11, inclusive, o município de Santana dos Montes (centro do estado) recebeu tombamento estadual.

A ação ocorre pela 1ª vez de forma híbrida, quando são protegidos o patrimônio material e o imaterial, incluindo atividades artísticas, como a Escola de Violeiros, e manifestações populares (congado e folia de reis), assim como o centro histórico, com a Igreja Santana e o Largo da Igreja, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Cruzeiro do Alto.

A Via Liberdade (BR-040), maior rota turística do Brasil, que integra Minas a Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro, também celebra esse legado. Um dos eixos de maior concentração de patrimônios culturais da humanidade está em solo mineiro.

A começar por sua capital, BH, eleita Cidade Criativa pela Gastronomia da Unesco e que tem a Pampulha como patrimônio mundial. São sete patrimônios culturais da humanidade ao longo da rota, que passa por mais de 300 municípios. Mais de 100 deles patrimônios históricos do país. É uma rota percorrida pela BR-040, via pavimentada da estrada real que conta períodos importantes da história do Brasil.

Arte também é liberdade em Minas, terra dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa, do músico Ary Barroso, autor de "Aquarela do Brasil", e de Aleijadinho. Em Minas, é comum a arte ocupar museus, igrejas e as ruas, além do Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo.

A natureza é outro atrativo. O estado conta com três biomas, oito parques nacionais, mais de 22 unidades de conservação abertas à visitação e milhares de cachoeiras.

O turismo religioso, por sua vez, ganhou mais um impulso, com a inauguração, em maio, do maior santuário dedicado a Santa Rita de Cássia, localizado na cidade de Cássia.