Via Liberdade e seus múltiplos destinos

Rota é a maior do país, corta todo o estado de Minas Gerais e é roteiro para belas paisagens, parques, festas tradicionais e patrimônios históricos

São muitos os caminhos que a liberdade oferece em Minas Gerais. As artes, o patrimônio histórico e as belezas naturais, além das festas tradicionais e os festivais de rua, são alguns deles. Saber como e onde chegar também está cada vez mais acessível para os turistas por meio de uma variedade de rotas turísticas.

A mais recente é a Via Liberdade, já considerada a maior e mais diversa do Brasil, oficializada neste ano por meio de acordo entre Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. Ela abriga em seu percurso atrações ligadas à gastronomia, música, dança e a acervos artísticos de igrejas e museus.

Trata-se da BR-040, conhecida também como Rodovia Juscelino Kubitschek. Ao todo, são 1.179 km de percurso, que envolve cerca de 300 cidades, mais de 180 delas em solo mineiro, e quatro diferentes biomas: mata atlântica, serra do mar, cerrado e Serra do Espinhaço.

Em todo seu trajeto, o turista que viajar de carro poderá usufruir mais de 2.000 atrativos e conhecer mais de 20 parques nacionais, estaduais e municipais, bem como áreas de conservação ambiental.

TRECHO DE MG

Os visitantes poderão desfrutar de belas paisagens, trilhas para quem gosta de contato com a natureza e até mesmo da prática de pesca artesanal. Nesse caso, a dica é o bairro Beira Rio, margeado pelo rio São Francisco, o Velho Chico, em São Gonçalo do Abaeté. Ou, então, mergulhar nas águas cristalinas da Cachoeira do Garimpo, que fica em João Pinheiro, noroeste de Minas.

Ainda no trecho mineiro da Via Liberdade, os turistas poderão conhecer o maior número de patrimônios culturais da humanidade, dos quais mais de 100 são patrimônio histórico do país, a começar por Belo Horizonte, eleita pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia e que abriga a Pampulha, patrimônio mundial.

Ou, se preferir, visitar a Basílica de São Geraldo, em Curvelo, no centro do estado, considerado o "portão" do sertão mineiro.

"Acontecimentos importantes relacionados à Independência do Brasil aconteceram ao longo dessa via", diz Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas. Entre eles, o da Inconfidência Mineira, cujos ideais revolucionários estão na bandeira do estado, que exibe os dizeres em latim "Libertas quae sera tamen" ("Liberdade ainda que tardia", em português).

Oliveira ressalta que "Minas sempre cultivou a liberdade como um bem". E ela se reflete, segundo o secretário, no próprio "caráter da mineiridade" que é construído cotidianamente na região. "Carlos Drummond de Andrade falava do espírito abissal e profundo do mineiro, e profundidade de existência gera liberdade", explica Oliveira. O desejo por ela é referido pela poeta Cecília Meireles em seu "Romanceiro da Inconfidência", livro que remete à Inconfidência Mineira e seus ideais libertários.

Diversidade e tolerância fazem parte do perfil inclusivo e acolhedor do estado. "Minas é um retrato do Brasil, um território que adquiriu traços de todo o país", declara Oliveira.

FESTEJOS

As festas populares e tradicionais, como a Folia de Reis e o Congado, são outro destaque de Minas Gerais. A primeira, em 2017, foi declarada patrimônio cultural imaterial pelo Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais. Devido a sua importância, o Congado também está sendo contemplado em trabalhos de pesquisa para o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do estado.

As manifestações carnavalescas e os festivais de música são mais uma opção para quem quer se divertir. A previsão é que, em 2023, a capital mineira receba 5 milhões de pessoas somente no Carnaval, que deverá ter mais de 500 atrações entre blocos de rua e apresentações. Os grandes festivais de música também atraem grande fluxo de turistas, com público de cerca de 50 mil pessoas por evento.

A LIBERDADE MORA EM MINAS

Ressaltar essa ampla oferta de atrativos que permite ao turista conhecer e vivenciar a mineiridade é uma das propostas da campanha "A Liberdade mora em Minas, vem pra Minas!", promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo do estado. O novo slogan busca fomentar o turismo regional, nacional e internacional para Minas Gerais, celebrando a hospitalidade e o respeito às diferenças, o que vem consagrando Minas Gerais como um dos destinos mais seguros e procurados pelos brasileiros.

De acordo com a recente pesquisa de demanda turística, disponível no site do Observatório do Turismo de Minas Gerais, 84% das viagens para o estado atenderam plenamente ou superaram as expectativas do público. Quando questionados sobre a nota para a imagem do lugar visitado após o passeio, aquela aumenta de 8,3 para 9,1.

Minas Gerais encanta e surpreende com seu imenso potencial turístico. Ele se manifesta também na cozinha, na religião, na arquitetura, na moda e no design, demonstrando como no estado a tradição, o moderno e o contemporâneo convivem com o popular e o erudito.