O governo de São Paulo tem apostado em obras de expansão do transporte público com foco na melhora da capacidade de deslocamento e no ganho de qualidade de vida de quem vive no estado.
É o que afirmou o governador Rodrigo Garcia (PSDB) no seminário Desafios da Mobilidade no Estado de São Paulo, parceria entre o Estúdio Folha e o Governo do Estado de São Paulo, que foi realizado na segunda (12).
"Temos quase 40 km de novas obras de metrô, como da linha 6, que é a maior delas. São mais de 9.000 empregos gerados por essa obra", afirmou Garcia, que falou durante a abertura do evento.
"Uma megalópole como a nossa depende muito da qualidade do transporte público para que as pessoas tenham qualidade de vida."
De acordo com ele, as obras de expansão estavam paradas em 2019 em razão de questões orçamentárias. À época, diz o governador, o estado tinha um déficit de mais de R$ 10 bilhões.
"Quatro anos depois, todas as obras foram retomadas, com a equação econômica já restabelecida para a continuidade delas."
Segundo Garcia, sua gestão deixa um orçamento de R$ 33 bilhões para ser aplicado em novos investimentos pela equipe do governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Atualmente, são realizadas obras nas linhas 2, 6, 9, 15 e 17 do metrô e do trem metropolitano. A expectativa é que sejam construídas 35 novas estações ao longo de 40 km de trilhos.
"Nós entregamos o primeiro trecho da expansão da linha 9 e a gente via a alegria das pessoas em ter o trem mais próximo de casa", diz o governador. Segundo ele, novas obras serão concluídas nos próximos meses.
Garcia afirma que a oferta de linhas ainda está aquém da demanda, mas que, ainda assim, a situação de São Paulo é melhor do que a de outras cidades.
"Enquanto a gente assistiu ao transporte sobre trilhos de outras capitais caminhar muito pouco, São Paulo mais do que dobrou a sua área de metrô nesses mais de 20 anos. A cidade ainda demanda mais opções de linhas, mas é importante contextualizar o que fizemos comparado com os outros estados", afirmou.
A expansão do transporte público não acontece apenas na capital paulista. Segundo Garcia, obras de ampliação são feitas também na Baixada Santista, região que receberá o segundo trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no ano que vem.
"E o terceiro trecho já está no contrato, ligando São Vicente à área de Santos. Ter um transporte de qualidade na Baixada é fundamental para a melhoria da qualidade de vida daquela região", afirma Garcia.