Resolver o labirinto que leva muitos pacientes a ficarem na fila e não terem acesso à detecção precoce e ao cuidado com a doença é a questão essencial para quem trabalha com o diagnóstico e o tratamento contra o câncer.
O Oncoguia entrou com um projeto de lei que prevê a publicidade dos dados da fila do sistema de saúde. A iniciativa é inspirada em uma lei semelhante aprovada em Santa Catarina.
"Nenhuma polÃtica pública nasce perfeita. A transparência permite que se encontrem as falhas e que a sociedade possa cobrar adequadamente o gestor", diz Tiago Farina Matos, conselheiro de advocacy do Oncoguia.
Além da transparência, é preciso evitar o desperdÃcio de recursos, afirma João Marcelo Barreto Silva, coordenador-geral de regulação e avaliação do Ministério da Saúde.
Mas não só, completa. Também é essencial fortalecer ações de regulação da atenção básica, apoiar as equipes de saúde, melhorar a gestão dos leitos hospitalares e ampliar o uso de tecnologia.
Rede privada
A dificuldade de navegação do paciente também acontece no sistema privado, que atua de forma fragmentada.
"É preciso criar confiança entre a equipe e o paciente, além de uma comunicação com uma linguagem acessÃvel e orientação adequada sobre quais profissionais e serviços procurar", avalia Ana Paula Cavalcante, gerente de EstÃmulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS.