Famílias acolhidas celebram primeiro aniversário da Vila Reencontro Cruzeiro do Sul

Desde a inauguração do espaço pela Prefeitura, no Natal do ano passado, iniciativa se mostrou mais que um projeto de acolhimento e moradia, funcionando como incentivo para que as pessoas retomem autonomia e vida digna

Neste dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a Vila Reencontro Cruzeiro do Sul completa um ano de funcionamento. Nesse período, a iniciativa da Prefeitura de São Paulo, de oferecer moradia e outros serviços a famílias em situação de vulnerabilidade, mostrou-se mais que uma política de acolhimento. Funcionou também como um incentivo para que as pessoas alcançassem autonomia para gerir a própria vida sem a necessidade de programas sociais.

A Vila Reencontro, iniciativa da atual administração, é inspirada no modelo Housing First (Moradia Primeiro), adotado em países como Canadá, Finlândia e Estados Unidos.

A Vila Reencontro Cruzeiro do Sul tem capacidade para 110 pessoas e, neste primeiro ano do projeto, 43 pessoas já conquistaram a saída qualificada do serviço. Uma delas é Aline Miranda, 33. "Apenas precisava de um empurrão, e foi aqui na vila que dei o primeiro passo nessa direção", afirma, que esteve no projeto por oito meses.

Vila Reencontro Cruzeiro do Sul
Vila Reencontro Cruzeiro do Sul, que completa um ano neste dia 24 de dezembro, onde 43 pessoas já conquistaram a saída qualificada do serviço oferecido pela Prefeitura - Kim Schiavo/SECOM

Hoje, Aline mora em uma casa alugada na zona sul da cidade com seu marido e filho. Ela enfatiza o impacto transformador do serviço. "A vila foi a melhor coisa que me aconteceu. Foi o caminho para deixar a rua e ir para minha própria casa."

Com capacidade para abrigar até 160 pessoas em 40 módulos de 18 m², a Cruzeiro do Sul tem se destacado como um espaço de moradia digna.

"Aqui, tenho um respaldo tão sólido que minha filha não tem ideia do que é estar em situação de rua". É dessa forma que Rafael Cortez, 32, define a sensação de dignidade que a vila, localizada na zona norte da cidade, proporciona à sua família.

Ao recordar o início da jornada na Vila Reencontro há um ano, Cortez compartilha suas primeiras impressões à época. "Quando cheguei aqui, há um ano, pensei que seria totalmente diferente. Foi uma surpresa maravilhosa, me surpreendi; aqui eu me sinto abraçado", comenta.

Os módulos das vilas são equipados com fogão, geladeira, banheiro privativo, pias e ventilador de teto, além da mobília montada de acordo com a configuração da família.

Ao redor das casas, há playground, horta comunitária, cozinha toda equipada e lavanderia. As instalações proporcionam um ambiente completo e estruturado, que vai além do básico, buscando promover o bem-estar e o desenvolvimento integral de cada indivíduo.

A iniciativa conta ainda com outras três vilas já inauguradas e funcionando pela cidade. Ao todo, são quase mil vagas para o acolhimento às famílias em situação de rua por meio desses equipamentos, que, juntos, já promoveram a saída qualificada de mais de 78 pessoas.

Na Cruzeiro do Sul, o serviço vai além da oferta de abrigo, promovendo diversas atividades para assegurar que o lazer se torne uma parte integrante do processo de acolhimento.

Oficinas de artesanato, cuidados com a horta, capoeira e yoga, além de atividades externas como idas ao circo, ao teatro e ao aquário, são alguns dos exemplos das experiências vivenciadas pelos acolhidos.

OUTRAS VILAS

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) já realizou a entrega de quatro unidades das Vilas Reencontro. Além da Vila Reencontro - Cruzeiro do Sul, que foi a primeira entregue, inaugurou:

A Vila Reencontro Anhangabaú, localizada no centro histórico da cidade, inaugurada em fevereiro de 2023 e com 40 unidades que podem acolher até 160 pessoas a depender da composição familiar;

A Vila Reencontro Pari, localizada na zona leste da capital, em outubro de 2023, com capacidade para receber até 400 pessoas em 100 unidades;

A Vila Reencontro Santo Amaro, na zona sul, com 68 unidades para acolher até 272 pessoas, inaugurada em dezembro de 2023.

Na unidade Cruzeiro do Sul, onde funcionava o antigo clube da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), serão instaladas até 270 unidades modulares que acolherão, ao todo, até 1.080 pessoas.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha