A Prefeitura de São Paulo iniciou na última segunda-feira (15/4) a implantação da Faixa Azul em mais quatro vias da cidade: as avenidas Santos Dumont e Washington LuÃs, a rua Santa Eulália e o túnel Ayrton Senna 1. Essas vias estarão com o sistema implantado, com sinalizações de solo e vertical, até o fim de abril.
A Faixa Azul foi criada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Foi inspirada em experiências da Malásia, de Copenhagen e de cidades australianas. O objetivo é reorganizar o espaço viário, proporcionando mais segurança aos motociclistas, uma vez que circulam atualmente na cidade 1,3 milhão de motos.
A autorização para essa nova implantação foi da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que, em março, aprovou a ampliação de mais 120 km do sistema em mais 28 vias, totalizando 200 km até dezembro de 2024. Atualmente, a cidade oferece 90,1 km. Com mais essas quatro vias, o sistema atinge a marca total de 98 km neste mês.
O corredor Washington LuÃs terá a Faixa Azul implantada em três trechos no sentido centro: entre a avenida Interlagos e a rua Lacedemônia; entre a avenida Dória e a rua Viaza; e entre a rua Vieira de Morais e a avenida dos Bandeirantes.
O túnel Ayrton Senna 1 terá a nova sinalização entre a avenida 23 de Maio e a rua Colentino Marques. Já na avenida Santos Dumont será desde a avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras, em ambos os sentidos. Um trecho da rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, terá a Faixa Azul no sentido centro.
O corredor das avenidas Tiradentes e Prestes Maia recebeu a Faixa Azul em outubro do ano passado.
Depois, em novembro, foi a vez das avenidas Sumaré e Paulo 6º, na zona oeste. Em dezembro de 2023, a Faixa Azul chegou às avenidas Faria Lima, Luiz Dumont Villares e Zaki Narchi.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha